[Resenha] Amigos para a vida – Andrew Norriss

[Resenha] Amigos para a vida – Andrew Norriss
Capa do livro. Um funto rosa, com ilustração mostrando um garoto esticando o braço para cima encostando na mão de uma menina flutuando no topo do livro. No centro, o título do livro, em azul, verde e vermelho, escrito com aspecto de linha de costura. Logo abaixo, quatro botões de roupa.

A depressão pode ser traiçoeira, até para os adolescentes. A taxa de morte por depressão em crianças e adolescentes subiu muito entre os anos 2000 e 2015, 65% entre 10 e 14 anos, e 45% dos 15 aos 19 anos, um número mais alto do que a média da população geral.

Pensando nisso, essa resenha é mais do que um simples texto, e sim um aviso: você não está sozinhe.

“À medida que a dor diminuía, começou até mesmo a perceber que ter amigos que ficavam ao seu lado era uma das melhores coisas que poderiam acontecer”

Amigos para a Vida

Francis se sente vazio e sozinho. Seus dias na escola são turbulentos e dolorosos, uma ferida que nunca sara. Diariamente ele sofre com chacotas e provocações simplesmente por ter uma paixão: costurar. Ele é um menino que costura, e isso não é muito bem aceito em sua escola, o que faz com que ele seja socialmente excluído. Entretanto, uma amizade bizarramente fantástica muda tudo: Jéssica, um espírito de uma menina, senta ao seu lado, e ele inocentemente fala com ela achando se tratar de uma humana, o que a surpreende muito, pois ele é a primeira pessoa em 1 ano que consegue vê-la.

Logo os dois se tornam companheiros inseparáveis, mas Jessica não entende o motivo dele ser o único que consegue vê-la. Porém, nada é por acaso.

Tudo na vida dos dois muda rapidamente, e no decorrer da história, mais figuras importantíssimas aparecem para provar que Jéssica está ali por um propósito, e não seguirá para o outro lado enquanto não cumpri-lo.

Costurando um livro

A história parece ser um simples drama adolescente, mas, na verdade, trata de assuntos muito profundos e inerentes ao ser humano, como a depressão e o suicídio, mas tudo isso é feito com muito cuidado, sem forçar um tema de maneira surreal, muito pelo contrário, os sentimentos dos personagens chega a ser tão palpável que você consegue sentir empatia por eles e até mesmo se identifica com suas histórias e sentimentos.

Não julgue este mero livro pela sua capa, pois por mais fofinha que ela pareça, o conteúdo dele é extremamente sério e necessário, ao mesmo tempo que tem um tom leve e juvenil.

“Mas, àquela altura, é claro, ela já estava no Fundo do Poço, e quando a gente está no Fundo do Poço, a gentileza das pessoas não significa coisa alguma. Nada mais significava.”

Biografia

Andrew Norriss lecionou Língua Inglesa por dez anos até se tornar redator de programas para televisão. Criou e foi corredator de várias séries de sucesso, inclusive adaptando livros de sua própria autoria. Hoje é escritor em tempo integral. Venceu o prestigioso Prêmio Whitbread (renomeado em 2006 para Costa Book Award) com Aquila, e agora, com Amigos para a vida, foi finalista. O Costa Book é um dos mais renomados prêmios literários do Reino Unido, famoso e relevante por premiar não só o talento literário, mas também uma leitura prazerosa. Vive em Hampshire, na Inglaterra. Saiba mais sobre esse extraordinário autor e sua obra em AndrewNorriss.co.uk.

Nota

Cinco selos cabulosos. A maior nota do site.
Cinco selos cabulosos. A maior nota do site.

 

 

Garanta a sua cópia de Amigos para a Vida!

Ficha Técnica

Não esqueça de adicionar ao seu Skoob!

Nome: Amigos para a Vida
Autor: Andrew Norriss
Edição: 
Editora: Valentina
Ano: 2018
Páginas: 208
ISBN-13: 9788558890809
ISBN-10: 8558890803
Sinopse: Francis não tem amigos. Ele sofre bullying porque é diferente. Em casa, vive trancado no sótão, onde tem uma fabulosa coleção de bonecas vestidas com roupas que ele mesmo cria. Adora moda e pediu de aniversário uma máquina de costura.

Um certo dia na escola, na hora do intervalo, Francis vai se sentar num banco, no lado mais afastado do pátio, porque prefere a solidão a ser zoado.

Mas nesse dia, sentindo-se triste, ele vê alguém atravessar o gramado na sua direção. É uma menina de mais ou menos a sua idade, embora não a reconheça como aluna da escola. Ela se senta na outra ponta do banco, em silêncio.
Francis fica curioso. E então lhe estende a sua caneca de chá. A menina olha para ele, surpresa e chocada. Afinal, ela é um fantasma, chama-se Jessica, e Francis é a primeira pessoa que consegue vê-la desde que ela morreu.
Entre os dois surgirá uma amizade extraordinária e transformadora.

Amigos Para a Vida é uma delicada história de amizade – e seu poder transformador – entre quatro adolescentes fora dos padrões dominantes, celebra o direito de ser diferente e é leitura obrigatória para todos que combatem o bullying. Um livro divertido, corajoso e genuinamente emocionante.