A depressão pode ser traiçoeira, até para os adolescentes. A taxa de morte por depressão em crianças e adolescentes subiu muito entre os anos 2000 e 2015, 65% entre 10 e 14 anos, e 45% dos 15 aos 19 anos, um número mais alto do que a média da população geral.
Pensando nisso, essa resenha é mais do que um simples texto, e sim um aviso: você não está sozinhe.
“À medida que a dor diminuía, começou até mesmo a perceber que ter amigos que ficavam ao seu lado era uma das melhores coisas que poderiam acontecer”
Amigos para a Vida
Francis se sente vazio e sozinho. Seus dias na escola são turbulentos e dolorosos, uma ferida que nunca sara. Diariamente ele sofre com chacotas e provocações simplesmente por ter uma paixão: costurar. Ele é um menino que costura, e isso não é muito bem aceito em sua escola, o que faz com que ele seja socialmente excluído. Entretanto, uma amizade bizarramente fantástica muda tudo: Jéssica, um espírito de uma menina, senta ao seu lado, e ele inocentemente fala com ela achando se tratar de uma humana, o que a surpreende muito, pois ele é a primeira pessoa em 1 ano que consegue vê-la.
Logo os dois se tornam companheiros inseparáveis, mas Jessica não entende o motivo dele ser o único que consegue vê-la. Porém, nada é por acaso.
Tudo na vida dos dois muda rapidamente, e no decorrer da história, mais figuras importantíssimas aparecem para provar que Jéssica está ali por um propósito, e não seguirá para o outro lado enquanto não cumpri-lo.
Costurando um livro
A história parece ser um simples drama adolescente, mas, na verdade, trata de assuntos muito profundos e inerentes ao ser humano, como a depressão e o suicídio, mas tudo isso é feito com muito cuidado, sem forçar um tema de maneira surreal, muito pelo contrário, os sentimentos dos personagens chega a ser tão palpável que você consegue sentir empatia por eles e até mesmo se identifica com suas histórias e sentimentos.
Não julgue este mero livro pela sua capa, pois por mais fofinha que ela pareça, o conteúdo dele é extremamente sério e necessário, ao mesmo tempo que tem um tom leve e juvenil.
“Mas, àquela altura, é claro, ela já estava no Fundo do Poço, e quando a gente está no Fundo do Poço, a gentileza das pessoas não significa coisa alguma. Nada mais significava.”
Biografia
Andrew Norriss lecionou Língua Inglesa por dez anos até se tornar redator de programas para televisão. Criou e foi corredator de várias séries de sucesso, inclusive adaptando livros de sua própria autoria. Hoje é escritor em tempo integral. Venceu o prestigioso Prêmio Whitbread (renomeado em 2006 para Costa Book Award) com Aquila, e agora, com Amigos para a vida, foi finalista. O Costa Book é um dos mais renomados prêmios literários do Reino Unido, famoso e relevante por premiar não só o talento literário, mas também uma leitura prazerosa. Vive em Hampshire, na Inglaterra. Saiba mais sobre esse extraordinário autor e sua obra em AndrewNorriss.co.uk.
Nota

Garanta a sua cópia de “Amigos para a Vida“!
Ficha Técnica
Não esqueça de adicionar ao seu Skoob!
Nome: Amigos para a Vida
Autor: Andrew Norriss
Edição: 1ª
Editora: Valentina
Ano: 2018
Páginas: 208
ISBN-13: 9788558890809
ISBN-10: 8558890803
Sinopse: Francis não tem amigos. Ele sofre bullying porque é diferente. Em casa, vive trancado no sótão, onde tem uma fabulosa coleção de bonecas vestidas com roupas que ele mesmo cria. Adora moda e pediu de aniversário uma máquina de costura.
Um certo dia na escola, na hora do intervalo, Francis vai se sentar num banco, no lado mais afastado do pátio, porque prefere a solidão a ser zoado.
Mas nesse dia, sentindo-se triste, ele vê alguém atravessar o gramado na sua direção. É uma menina de mais ou menos a sua idade, embora não a reconheça como aluna da escola. Ela se senta na outra ponta do banco, em silêncio.
Francis fica curioso. E então lhe estende a sua caneca de chá. A menina olha para ele, surpresa e chocada. Afinal, ela é um fantasma, chama-se Jessica, e Francis é a primeira pessoa que consegue vê-la desde que ela morreu.
Entre os dois surgirá uma amizade extraordinária e transformadora.
Amigos Para a Vida é uma delicada história de amizade – e seu poder transformador – entre quatro adolescentes fora dos padrões dominantes, celebra o direito de ser diferente e é leitura obrigatória para todos que combatem o bullying. Um livro divertido, corajoso e genuinamente emocionante.
![[Resenha] Amigos para a vida – Andrew Norriss Capa do livro. Um funto rosa, com ilustração mostrando um garoto esticando o braço para cima encostando na mão de uma menina flutuando no topo do livro. No centro, o título do livro, em azul, verde e vermelho, escrito com aspecto de linha de costura. Logo abaixo, quatro botões de roupa.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2021/01/AmigosParaAVida-Site-696-390.jpg)

![[Resenha] Lebre da Madrugada – Arthur Malvavisco Capa do livro. Ilustração com um fundo roxo. Em primeiro plano, uma lebre branca, ao redor dele, ocupando o restante da capa, diversos objetos, uma garrafa, duas flores distintas, uma pena escura, uma pinça, uma tesoura e uma faca com cabo estilizado. No topo, o título do livro em branco com fonte estilizada.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/LebreDaMadrugada-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] A cidade de bronze – S. A. Chakraborty Capa do livro. No fundo, um céu escuro, com alguns pontos luminosos no topo. Na base, uma perspectiva de horizonte com a silhueta de algumas construções em arquitetura árabe em dourado, e uma pessoa caminhando vista bem de longe. Do local dessa pessoa emana uma luz com labaredas amarelas que vão até o topo da capa avermelhando-se. No centro da capa uma mandala, e em primeiro plano o título do livro.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/ACidadeDeBronze-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] Olhos d’água – Conceição Evaristo Capa do livro. Ilustração do rosto de uma pessoa, mostrando apenas o olho, ocupando toda a capa, o olho é castanho, e a pele em tom marrom, tons azuis abaixo do olho mostram que a pessoa está chorando. O fundo é branco. No topo o nome da autora, e logo abaixo o título do livro em azul.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/OlhosDagua-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] Homens de armas – Terry Pratchett Capa do livro. Ilustração cartunesca em tom amarelado mostra um grupo de aventureiros medievais. No grupo faz parte uma guerreira que está a frente, seguida de um guerreiro, do outro lado um homem baixo carregando um machado, mais atras uma criatura semelhante a um ogro, do outro lado mais um guerreiro com machado e um pequeno dragão no ombro. Eles percorrem uma caverna. No topo, o nome do autor e título do livro. Na ponta superior direita, uma faixa com o texto "Discworld"](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/HomensDeArmas-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] De Lukov, com amor – Mariana Zapata Capa do livro. Fundo com manchas brancas e azuis claras formando uma textura parecida com gelo. Ocupando toda a capa, um buque de rosas. Em primeiro plano, o titulo do livro ocupando toda a capa, e no centro o texto "Autora bestseller do New York Times e USA Today, Mariana Zapata"](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/DeLukov-Site-696-390.jpg)


