[Resenha] A Guardiã dos Vazios – Victoria Schwab

0
[Resenha] A Guardiã dos Vazios – Victoria Schwab
Capa do livro. O livro todo é composto em tons de verde. O fundo possui alguns ornamentos como marca d'água. Em primeiro plano, no centro, ilustração de um anel. Abaixo o nome da autora e o título do livro, e o texto: "Livro 2 de A Guardiã de Histórias"

A Guardiã dos Vazios, escrito pela estadunidense Victoria E. Schwab, é a continuação direta de A guardiã de histórias cuja resenha está disponível aqui no Leitor Cabuloso. Neste texto farei referência a acontecimentos importantes do primeiro livro, então só recomendo a leitura para quem já leu o primeiro volume.

Mackenzie Bishop é uma Guardiã do Arquivo, o local onde as Histórias das pessoas que já morreram são guardadas. O trabalho dela consiste em resgatar as Histórias que despertam e mandá-las de volta para suas prateleiras.

Traumas

O livro começa quase um mês após os acontecimentos dramáticos no telhado do Coronado. Mackenzie conseguiu mandar Owen, uma História desgarrada, para um vazio, mas quase perdeu seu amigo guardião Wesley e a própria vida. Como a garota preferiu não ter suas memórias apagadas pelo Arquivo, agora ela está sofrendo com o trauma.

Mackenzie praticamente não dorme, pois sempre que cai no sono tem pesadelos violentos com Owen. Situações de estresse, comuns no seu trabalho de guardiã, fazem com que ela tenha apagões de memória. Além de tudo isso, pessoas que tiveram contato com ela estão desaparecendo. Diante de tantos problemas e dos segredos que ela descobriu no mês anterior, em quem a garota pode confiar?  Se o Arquivo perceber que ela não tem condições psicológicas para fazer seu trabalho, a solução será seu afastamento e o consequente apagamento de suas memórias ligadas ao Arquivo.

Algumas pessoas desmoronam devido ao trauma. Outras se cobrem com uma armadura. E acho que você construiu uma armadura e tanto, Mackenzie. Mas, como eu disse na noite passada, ela nem sempre pode proteger você de si mesma.

Armadura Rachada

Durante todo o livro, acompanhamos Mackenzie lidando com seus traumas ao mesmo tempo que tenta resolver o mistérios dos desaparecimentos. Esta junção tornou a trama bastante envolvente.

Mackenzie passa por um processo de amadurecimento neste livro, o que foi muito satisfatório de acompanhar. A personagem aprendeu que precisa enfrentar a percepção que as pessoas tem dela. Ao perceber que a opinião de seu pai sobre o avô é totalmente diferente da sua, ela vê que como suas ações são interpretadas pelas pessoas ao seu redor. E ela começa a se questionar se isso não poderia ser diferente.

Eu gostei muito da inclusão de uma terapeuta na trama, onde foi chamada a atenção para a necessidade de cuidados dos problemas psicológicos que muitas vezes são relegados a segundo plano. Mackenzie aprendeu que está tudo bem não estar bem e a procurar ajuda quando se precisa.

Mackenzie e Wesley

Schwab inseriu com maestria um toque de romance na trama sem ofuscar a narrativa principal. Gostaria de ter conhecido mais sobre o passado de Wesley, mas o pouco que transpareceu e seu cuidado com Mackenzie, já me fizeram torcer pelo casal. A autora também soube criar conflitos para os dois que não soaram falsos ou frágeis, mas que faziam todo sentido para a trama.

O fim?

Esta foi uma ótima continuação para o primeiro livro. Os personagens evoluíram, mais segredos do Arquivo foram revelados e a trama me prendeu totalmente.

O livro termina com um gancho para uma continuação que, infelizmente, não será publicada como explicado aqui pela autora. Apesar disso, o final deste volume encerra muito bem um capítulo importante da vida de Mackenzie Bishop, só é uma pena que não teremos mais histórias sobre esta cativante protagonista.

Nota

Quatro selos cabulosos e meio. A nota mais alta são 5 selos cabulosos.
Quatro selos cabulosos e meio. A nota mais alta são 5 selos cabulosos.

 

 

Garanta a sua cópia de A Guardiã dos Vazios!

Ficha Técnica

Título: A Guardiã dos Vazios
Autora: Victoria Schwab
Tradução: Daniel Estill
Editora: Bertrand Brasil
Ano: 2018
Páginas: 322
ISBN:  9788528623260
Sinopse: Mackenzie Bishop é uma das Guardiãs do Arquivo, um domínio secreto onde descansam as Histórias dos mortos ― registros de sua vida armazenados em corpos. Se uma História desperta, ela pode enlouquecer e tentar fugir ― e cabe a Mac garantir que cada uma seja devolvida à sua prateleira. No entanto, Mackenzie não se sente mais tão apta para o trabalho.

Os acontecimentos do verão passado a assombram, e, quando os pesadelos que a perseguem começam a se insinuar mesmo durante o dia, ela sabe que algo está errado. Estaria lentamente perdendo a sanidade ou será que algo ainda mais sinistro a está perseguindo? Enquanto isso, pessoas começam a desaparecer sem deixar vestígios, e, quando Mackenzie acaba tornando-se a principal suspeita, ela se vê na obrigação de descobrir o verdadeiro culpado. Caso contrário, ela corre o risco de perder tudo ― seu papel de Guardiã, suas memórias… e até sua vida.