Se você nunca imaginou que seria possível criar uma história cativante, surpreendente e profunda envolvendo uma personagem com Síndrome de Asperger, a morte e crianças, talvez você devesse dar uma chance para Passarinha.
“Embora eu não achasse que iria gostar da empatia ela é uma coisa assim que chega sem avisar e faz você sentir um calorzinho gostoso no Coração. Acho que não quero voltar para a vida sem empatia.”
Passarinha
“Passarinha’ começa te dando uma notícia de cortar o coração: Devon morreu e Caitlin não entende que nunca mais poderá vê-lo. Entretanto, a estranheza em não ter mais a figura do irmão a deixa confusa e a faz buscar um Desfecho (sim, com letra maiúscula). Inicia-se então a longa jornada de Caitlin em busca do seu Desfecho: as etapas desse processo são lentas, a passos de tartaruga, mas é exatamente dessa lentidão que Cait precisa.
A Síndrome de Asperger, síndrome da qual Caitlin (a personagem principal) possui acometida é um dos estados do espectro autista, sendo este o que é considerado com mais chances de uma adaptabilidade funcional bem sucedida.
Aqueles que possuem Asperger têm uma grande capacidade de observação e percebem cores, sons, cheiros e sentimentos de maneira mais intensa, forte e brilhante, além de serem muito apegados a rotina. São introspectivos e possuem muita facilidade (muita mesmo) em fixar o seu interesse em uma coisa só.
Todos os sintomas acima citados também são os sintomas da personagem. Isso a torna muito mais palpável, o que faz com que rapidamente nos apeguemos a ela e desenvolvamos uma empatia quase que instantânea pela garotinha.
O Efeito Caitlin
Entretanto, não se engane pela simplicidade e a tamanho do livro, pois ele é tão profundo quanto qualquer livro da Clarice Lispector. Ao longo da história, você vai ter que se adaptar ao fluxo de pensamento de Cait para entender o que está escrito, pois o seu fluxo não tem vírgulas nem segue regras gramaticais, ele é livre, é a escrita do pensamento de Cait, e o pensamento dela tem uma característica própria.
Talvez, ao terminar o livro, você perceberá que quebrou alguns paradigmas, e que essa talvez tenha sido a experiência de leitura mais surpreendente da sua vida.
Esse é o efeito que a Caitlin causa na gente.
Biografia
Nota

Garanta a sua cópia de “Passarinha“!
Ficha Técnica

ISBN-10: 8565859134
![[Resenha] Passarinha – Kathryn Erskine Capa do livro. Uma menina encolhida dentro de um cesto, vista por cima. A foto está em tons marrons, enquanto a menina está em tons cinzas. No topo, em branco, o título](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2020/12/Passarinha-Site-696-390.jpg)

![[Resenha] Lebre da Madrugada – Arthur Malvavisco Capa do livro. Ilustração com um fundo roxo. Em primeiro plano, uma lebre branca, ao redor dele, ocupando o restante da capa, diversos objetos, uma garrafa, duas flores distintas, uma pena escura, uma pinça, uma tesoura e uma faca com cabo estilizado. No topo, o título do livro em branco com fonte estilizada.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/LebreDaMadrugada-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] A cidade de bronze – S. A. Chakraborty Capa do livro. No fundo, um céu escuro, com alguns pontos luminosos no topo. Na base, uma perspectiva de horizonte com a silhueta de algumas construções em arquitetura árabe em dourado, e uma pessoa caminhando vista bem de longe. Do local dessa pessoa emana uma luz com labaredas amarelas que vão até o topo da capa avermelhando-se. No centro da capa uma mandala, e em primeiro plano o título do livro.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/ACidadeDeBronze-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] Olhos d’água – Conceição Evaristo Capa do livro. Ilustração do rosto de uma pessoa, mostrando apenas o olho, ocupando toda a capa, o olho é castanho, e a pele em tom marrom, tons azuis abaixo do olho mostram que a pessoa está chorando. O fundo é branco. No topo o nome da autora, e logo abaixo o título do livro em azul.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/OlhosDagua-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] Homens de armas – Terry Pratchett Capa do livro. Ilustração cartunesca em tom amarelado mostra um grupo de aventureiros medievais. No grupo faz parte uma guerreira que está a frente, seguida de um guerreiro, do outro lado um homem baixo carregando um machado, mais atras uma criatura semelhante a um ogro, do outro lado mais um guerreiro com machado e um pequeno dragão no ombro. Eles percorrem uma caverna. No topo, o nome do autor e título do livro. Na ponta superior direita, uma faixa com o texto "Discworld"](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/HomensDeArmas-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] De Lukov, com amor – Mariana Zapata Capa do livro. Fundo com manchas brancas e azuis claras formando uma textura parecida com gelo. Ocupando toda a capa, um buque de rosas. Em primeiro plano, o titulo do livro ocupando toda a capa, e no centro o texto "Autora bestseller do New York Times e USA Today, Mariana Zapata"](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/DeLukov-Site-696-390.jpg)


