[Resenha] A Bruxa de Near – Victoria Schwab

0
[Resenha] A Bruxa de Near – Victoria Schwab
Capa do livro. Imagem de uma moça com capa vermelha cobrindo todo o corpo, segurando uma lamparina, olhando para trás e caminhando por uma floresta escura e enevoada. Em primeiro plano, no topo, o nome da autora, e na base o título do livro.

A história da Bruxa de Near se passa em uma pequena vila isolada onde vive Lexi Harris. A jovem mora com sua mãe, que passa os dias trabalhando duro na tentativa de esquecer o sofrimento causado pela perda recente do marido, e sua irmã bem mais nova, uma linda garotinha que adora brincadeiras e segredos.

A vila é tão isolada que um estranho nas redondezas causa comoção. Ainda mais que sua chegada coincide com o desaparecimento de uma criança. A janela do quarto dela estava aberta pela manhã, mas nenhuma marca ou pegadas foram encontradas. A criança simplesmente sumiu.

Lexi e o Estranho

O pai de Lexi era conhecido como protetor da vila e um homem com forte ligação com a natureza. Ele passou seus conhecimentos de caça para Lexi, além das histórias sobre o páramo, o vento e sobre a Bruxa de Near.

Lexi deveria desempenhar o papel de moça caseira que está apenas esperado o momento de se casar, mas ela quer usar seus conhecimentos para ajudar na busca das crianças. Mesmo contra as ordens de seu tio e dos homens da cidade, Lexi começa a investigar os desaparecimentos. Além disso, ela é a primeira pessoa a encontrar o estranho e, ao conhecê-lo melhor, passa a defendê-lo das pessoas que o acusam dos sequestros.

Lexi é uma personagem cativante. Ela luta pelo que acredita e não mede esforços para resolver os problemas que surgem mesmo que isso a machuque muitas vezes.

Às vezes, o vento sussurra nomes, perfeitamente claros, de modo que você poderia, à beira do sono, imaginar que ouviu o seu. E você nunca sabe se esse som debaixo da sua porta é somente o vento soprando ou a Bruxa de Near, em sua pequena casa de pedra ou em seu jardim, cantando para as colinas dormirem.

A vila

Victoria Schwab criou um ótimo clima para sua história. As descrições da vila, das brincadeiras das crianças, da simplicidade do local e do modo de vida de seus moradores, transportam o leitor para um ambiente antigo e um pouco mágico, como um conto de fadas. As descrições de como o vento sopra e influencia o ambiente trazem um belo toque poético para a narrativa.

Medo do que é diferente

O medo causado pelo desaparecimento inexplicável das crianças da vila traz à tona o lado ruim dos moradores, fazendo com que eles tomem atitudes de caráter duvidoso. Eles buscam a todo custo culpar alguém e essa culpa recai sobre aquele que é diferente deles. Além de culpar o Estranho, os moradores também se voltam contra duas irmãs idosas que vivem nos limites da vila, que não se integram muito com os outros moradores e que são muitas vezes chamadas de bruxas.

A Bruxa de Near

Este livro traz uma história cativante e que nos deixa curiosos para conhecer seus mistérios. A narrativa proporciona uma leitura fluida e os personagens nos fazem torcer por eles. Enfim, mais um belo livro da autora que conquistou o coração desta leitora.

Nota

Quatro selos cabulosos. A nota mais alta são 5 selos cabulosos.
Quatro selos cabulosos. A nota mais alta são 5 selos cabulosos.

 

 

Garanta a sua cópia de A bruxa de Near!

Ficha Técnica

Nome: A bruxa de Near
Autora: Victoria Schwab
Tradução: Marcelo Barbão
Editora: Planeta
Ano: 2013
Páginas: 240
ISBN: 9788542201673
Sinopse: Na cidade de Near não existem estranhos e a velha história da Bruxa é contada apenas para assustar as crianças. Estas são as verdades que Lexi Harris ouviu durante toda a vida. Mas quando um estranho, um garoto que parece desaparecer como fumaça, surge em uma noite do lado de fora de sua casa, ela sabe que algo não está correto.

Na noite seguinte, crianças começam a desaparecer de suas camas sem deixar qualquer vestígio e o estranho é o principal suspeito. Mas quando o garoto se oferece para ajudar na busca, algo no coração de Lexi diz que ele esconde outros segredos e não é o culpado. Ela estaria imaginando ou o vento parecia sussurrar através das paredes? Quando a busca pelas crianças se intensifica, o mesmo acontece com a necessidade de Lexi de saber sobre a Bruxa que talvez não seja só uma história para dormir.