Pindorama especial: Um conto de Natal

0
Imagem de capa. Um conto de Natal. China Miéville. Pindorama. Podcast.
Fundo branco, com imagem em preto e vermelho de China Miéville com um gorro de natal. Ele olha para baixo, segura uma jarra com a mão direita e serve água em um copo segurado pela mão esquerda. À direta, em amarelo, lê-se Um conto de Natal e, em vermelho, China Miéville. Logo abaixo, da direita para a esquerda, lê-se Especial, seguido dos logos do Pindorama e do Leitor Cabuloso, ambos em vermelho.

O Pindorama é um podcast quinzenal sobre contos de ficção científica nacional. Neste episódio, nós comentamos “Um conto de natal, de China Miéville, publicado pela editora Boitempo.

Participam: Rodrigo Hipólito, Ana Rüsche e Samuel Muca, Dennis Almeida e Senhor Basso.

Sinopse: O pai está emocionado e com muita expectativa para passar o Natal® com sua filha, Annie. Ele não teria dinheiro para uma festa com todos os itens licenciados, mas foi premiado com um convite para a festa de Natal® licenciada da NatividadeCo. Comprou um presente® caro para colocar sob a árvore®, deixou uma meia® aos pés da cama da filha e a acordou com um Feliz Natal® totalmente legal. No caminho para a festa, eles são envolvidos por um grande protesto organizado por diversos movimentos em defesa do Natal socialista. Aquele seria o melhor presente que ele poderia receber.

O episódio comenta as principais características desse conto, como a síntese da narrativa, as relações entre elementos do conto e outras obras do autor, os limites do absurdo ficional em uma realidade absurda, as lutas anticapitalistas, o humor e os jogos com símbolos de rebeldia.

Obras e links mencionados

Apoie o Leitor Cabuloso!

Contribua com Catarse do Leitor Cabuloso para que mais iniciativas fabulosas possam existir!

Participantes do episódio

Rodrigo Hipólito | Twitter: @lhamanalama | Podcast: MIDcast Política | Podcast: Não Podtocar, Instagram: naopodtocar, Twitter: @naopodtocar

Ana Rüsche  | www.anarusche.com, Twitter: @anarusche | último livro “A telepatia são os outros”, Monomito, plaquete de poemas “Monstruosidades”, nosotros (2019.

Dennis Almeida: Twitter: @DennisAlmeida82 | #AulaFio

Samuel Muca: Twitter: @samuelmuca_ | Boteco dos Versados: @botecoversados | Central PCD 

Senhor Basso: Twitter: @senhorbasso | Podcast: Covil de livros.