Pindorama T01E07 – (Não tão) Perto do Fim

0
Fundo verde claro. Logo do podcast acima e à esquerda. Abaixo da logo, lê-se Temporada 1, Episódio 7, com logo do Leitor Cabuloso abaixo. À direta, lilás, lê-se (Não tão) Perto do fim e, em branco, Lauro Kociuba.
Fundo verde claro. Logo do podcast acima e à esquerda. Abaixo da logo, lê-se Temporada 1, Episódio 7, com logo do Leitor Cabuloso abaixo. À direta, lilás, lê-se (Não tão) Perto do fim e, em branco, Lauro Kociuba.

O Pindorama é um podcast quinzenal sobre narrativas curtas de ficção científica nacional. Neste episódio, comentamos o conto (Não tão) Perto do fim, de Lauro Kociuba, publicado na segunda edição da Revista Mafagado 2. O conto pode ser lido gratuitamente em: https://mafagaforevista.com.br/edicao-2/

Logo no início de “(Não tão) Perto do fim”, nós conhecemos Carlos e Ezequias, dois senhores que comandam o Centro de Aviso e Controle de Apocalipses e Cataclismos, conhecido pela sigla CACAC. Já de cara percebemos que esses velhos ranzinzas, solitários e cheios de vícios de comportamento que somente eles entendem, precisam encontrar estagiários para quem passar a responsabilidade pelo destino do planeta.

Como nos anteriores, esse episódio comenta as principais características do texto, como o uso do humor, as situações estapafúrdias vivenciadas pelos integrantes do CACAC e o curioso ambiente de trabalho de Carlos e Ezequias que, embora tenham que salvar o mundo, passam boa parte do tempo tomando café. O episódio termina com o comentário sobre muitas referências à cultura pop do texto.

Obras e links mencionados

  • MIB: Homens de Preto (1997), filme que contou com sequência em 2002 e 2012.
  • Armageddon (1998), filme que conta com trilha sonora do Aerosmith. A atriz Liv Tyler é filha do vocalista Steven Tyler, mencionado no conto de Lauro Kociuba.
  • Eye of the Tiger, um single da Survivor (1982), música tema do filme Rocky III (1982).
  • Dragon Ball, série televisiva (1986–1989), criada originalmente por criada por Akira Toriyama, com continuações atuais.
  • Uma versão ampliada do texto foi publicada pela Plutão Livros (2020), plutaolivros.com.br.

Apoie o Leitor Cabuloso!

Contribua com Catarse do Leitor Cabuloso para que mais iniciativas fabulosas possam existir!

Participantes do episódio

Próximo episódio

Conto Nabu, de Isa Prospero. Publicado na Trasgo 18.