Bia tem 13 anos e muitos problemas. As provas estão acontecendo, mas a garota não consegue se concentrar pois não dorme direito e, além disso, seus pais estão brigando com frequência. Quando faz amizade com Caiena, a garota nova na escola, Bia descobre que está sofrendo com A Maldição do Carneiro de Ouro.
A Catadora de Lendas
Caiena faz parte de uma família de Catadores de Lendas, pessoas que conhecem e sabem lidar com todo tipo de assombração. Com seu conhecimento, ela logo percebe que Bia está sofrendo com um problema sobrenatural e resolve ajudá-la.
Bia e seu melhor amigo Douglas tem dificuldade de aceitar que lendas urbanas são na verdade bem reais, mas depois de enfrentar um desses seres, eles unem forças para acabar com a maldição que atormenta Bia.
É muito mais fácil enfrentar os próprios medos quando não se está sozinha. Era bom estar entre amigos.
Experiências
Além da trama envolvendo a maldição em si, o livro nos proporciona uma visão da vida desses amigos, onde todos estão enfrentando problemas mais terrenos. Bia e seus pais não conseguem se comunicar direito, o que torna ainda mais difícil lidar com as brigas constantes dentro de casa.
Caiena sente o peso da responsabilidade de ser uma catadora de lendas, enquanto Douglas enfrenta a doença de um ente querido. Sendo assim, é bom acompanhar o aprendizado deles ao longo do livro e ver como o apoio mútuo os ajuda a lidar com essas experiências.
Cuidado com o papa-figo!
Além da história cativante, outra fator que me agradou muito neste livro foi me ver representada nele. Nasci e cresci no interior de Alagoas e alguns anos atrás me mudei para Aracaju. Foi uma experiência maravilhosa ler uma história se passando no bairro aqui do lado, com personagens falando como eu falo e apreciando um belo cuscuz. Várias vezes me peguei rindo com as conversas entre os personagens pois é daquele jeito mesmo que converso com os meus amigos.
Adorei a forma como o Thiago juntou diversas lendas da nossa cultura numa trama coerente, onde tudo se amarra bem no final. Quando eu era criança, morria de medo do papa-figo e da pisadeira (que eu conhecia como Pesador).
A maldição do Carneiro de Ouro
Embora seja um livro curto, temos tempo de conhecer bem os personagens principais e se apegar a eles. Além disso, os personagens secundários sempre acrescentam algo relevante para a trama. Também gostei muito como a representatividade foi usada na história de forma bastante natural.
Enfim, A Maldição do Carneiro de Ouro proporciona uma leitura leve e agradável, cheia de referências à nossa rica cultura popular. Com certeza o leitor vai se divertir com esse grupo de amigos enfrentando monstros, assombrações e os percalços da vida.
Nota
Garanta a sua cópia de “A maldição do Carneiro de Ouro”!
Ficha Técnica
Não se esqueça de adicionar no seu Skoob!
Título: A maldição do carneiro de ouro
Autor: Thiago Lee
Editora: Agência Página 7
Ano: 2020
Páginas: 127
ISBN: B08H1QSXVK
Sinopse: Preocupada com as brigas dos pais em casa e com a dificuldade em passar de ano, a última coisa de que Bia precisa é ser atormentada por criaturas sobrenaturais. A garota sequer faz ideia de com o que está envolvida quando conhece Caiena, uma aprendiz de catalendas que se compromete a ajudar a amiga a enfrentar uma maldição e seres assustadores.
Visitando lendas urbanas, as duas irão atravessar o estado de Sergipe e se unir a Douglas, amigo de infância de Bia, para descobrir a origem do agouro que atormenta a vida da garota antes que seja tarde demais. Será que vale a pena arriscar tudo pela realização do maior desejo de Bia?