O Cão dos Baskerville é mais um romance de Sherlock Holmes e não é apenas o melhor dos livros do detetive, mas também um de seus melhores casos. A história começa de forma típica: Holmes e seu melhor amigo, dr. Watson, estão em sua casa quando recebem a visita de um novo cliente: o médico de um vilarejo do interior que deseja a opinião do detetive sobre a estranha morte de seu vizinho, Sir Charles Baskerville.
Acontece que a família Baskerville tem uma maldição: um cão demoníaco persegue e mata alguns de seus membros e Sir Charles acabou de morrer de uma forma muito estranha. Agora, todos se preocupam com o destino do novo herdeiro, um parente distante e que vem dos Estados Unidos sem ter ideia da maldição da família.
Sherlock se recusa a acreditar em algo sobrenatural, entretanto não parece tão preocupado, assim, ele prefere enviar Watson para a residência dos Baskerville e receber as informações na sua própria casa, tendo em vista estar ocupado com outros casos. Temos então uma narrativa diferente de outras histórias do detetive, que como sempre é contada pela perspectiva do Watson, mas dessa vez, tanto o médico quanto o leitor estão ainda mais abandonados ao tentar decifrar esse mistério.
Um romance gótico Sherlockiano
Já disse e repito que essa é uma das melhores histórias de Sherlock Holmes e muito se deve ao clima gótico. Watson vai para essa mansão ancestral no interior, dotada de uma maldição de família, empregados misteriosos, vizinhos estranhos e ameaça de morte.
Estamos envoltos em vários outros mistérios, além do cão demoníaco e ficamos tentando entender como tudo se encaixa. Pobre Watson é mais perdido do que o leitor, porém, ele é ativo e segue correndo atrás de juntar todas as peças. Para quem ficou triste por saber que o Sherlock não viaja junto, não se preocupe, continuamos a ter a presença do detetive ainda que demore um pouco.
Mas é bom?
É excelente! Como já ficou claro com minhas outras afirmações ao longo da resenha. Essa foi, até o momento, minha história favorita de Sherlock Holmes. Não apenas pela resolução do mistério, mas pela inserção de outras tramas ao longo do livro todo e pelo clima sobrenatural que foi criado.
Nota

Garanta a sua cópia de O Cão dos Baskerville e boa leitura!
Ficha Técnica

Não esqueça de adicionar ao seu Skoob
Título: O Cão dos Baskerville
Autora: Arthur Conan Doyle
Editora: Clássicos Zahar
Tradução: Maria Luíza Borges
Ano: 2013
Páginas: 264
ISBN: 9788537809556
Sinopse: Conhecido como um dos primeiros best-sellers do século XX e considerado o melhor romance policial já escrito, “O Cão dos Baskerville”. Ele arrebata o leitor com seu enredo de horror gótico, um clima de ameaça constante, estranhas pistas e inúmeros suspeitos. Baseado em lendas locais sobre cães negros e fantasmas vingativos, esse é mais um caso brilhante do imbatível detetive de Baker Street.
Essa edição bolso de luxo traz mais de 40 ilustrações originais,texto integral e tradução de Maria Luiza Borges – vencedora do Prêmio Jabuti pela edição comentada e ilustrada de Alice. A versão impressa apresenta ainda capa dura e acabamento de luxo.
![[Resenha] O Cão dos Baskerville – Arthur Conan Doyle Capa do livro. Um fundo branco, à direita e abaixo, uma silhueta em tom roxo, formando o rosto de perfil do detetive Sherlock Holmes e um cenário com uma casa, algumas lápides e um cachorro. A silhueta é preenchida por uma escadaria. No centro o título do livro, e saindo do cachimbo de Shelock, como fumaça, o nome do autor.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2020/08/OCaoDosBaskerville-Site-ok-696-390.jpg)

![[Resenha] Lebre da Madrugada – Arthur Malvavisco Capa do livro. Ilustração com um fundo roxo. Em primeiro plano, uma lebre branca, ao redor dele, ocupando o restante da capa, diversos objetos, uma garrafa, duas flores distintas, uma pena escura, uma pinça, uma tesoura e uma faca com cabo estilizado. No topo, o título do livro em branco com fonte estilizada.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/LebreDaMadrugada-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] A cidade de bronze – S. A. Chakraborty Capa do livro. No fundo, um céu escuro, com alguns pontos luminosos no topo. Na base, uma perspectiva de horizonte com a silhueta de algumas construções em arquitetura árabe em dourado, e uma pessoa caminhando vista bem de longe. Do local dessa pessoa emana uma luz com labaredas amarelas que vão até o topo da capa avermelhando-se. No centro da capa uma mandala, e em primeiro plano o título do livro.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/ACidadeDeBronze-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] Olhos d’água – Conceição Evaristo Capa do livro. Ilustração do rosto de uma pessoa, mostrando apenas o olho, ocupando toda a capa, o olho é castanho, e a pele em tom marrom, tons azuis abaixo do olho mostram que a pessoa está chorando. O fundo é branco. No topo o nome da autora, e logo abaixo o título do livro em azul.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/OlhosDagua-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] Homens de armas – Terry Pratchett Capa do livro. Ilustração cartunesca em tom amarelado mostra um grupo de aventureiros medievais. No grupo faz parte uma guerreira que está a frente, seguida de um guerreiro, do outro lado um homem baixo carregando um machado, mais atras uma criatura semelhante a um ogro, do outro lado mais um guerreiro com machado e um pequeno dragão no ombro. Eles percorrem uma caverna. No topo, o nome do autor e título do livro. Na ponta superior direita, uma faixa com o texto "Discworld"](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/HomensDeArmas-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] De Lukov, com amor – Mariana Zapata Capa do livro. Fundo com manchas brancas e azuis claras formando uma textura parecida com gelo. Ocupando toda a capa, um buque de rosas. Em primeiro plano, o titulo do livro ocupando toda a capa, e no centro o texto "Autora bestseller do New York Times e USA Today, Mariana Zapata"](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/DeLukov-Site-696-390.jpg)


