Pindorama T01E06 – Ciberbochicho

0
Imagem de capa. Pindorama. Episódio 6. Ciberbochicho. Sergio Motta.
Fundo verde claro. Logo do podcast acima e à esquerda. Abaixo da logo, lê-se Temporada 1, Episódio 6, com logo do Leitor Cabuloso abaixo. À direta, em azul escuro, lê-se Ciberbochicho e, em branco, Sergio Motta.

O Pindorama, podcast quinzenal sobre contos de ficção científica nacional, apresenta seu sexto episódio! O programa comenta o conto “Ciberbochicho”, de Sergio Motta.

Publicado na Mafagafo Revista 02, disponível em: https://mafagaforevista.com.br/edicao-2/ 

Participam Senhor Basso, Ana Rüsche e Fernanda Castro.

O cantor Franz Delegarza revolucionou a música tocando acústicos. Em meados século XXII, isso é alguma coisa. Mas bombou mais do que nunca quando foi flagrado ao desligar (para muitos, matar) uma inteligência artificial. O juiz do caso: outra inteligência artificial.

Embora eficiente, é sindicalista pelos direitos cívicos das IAs, e a treta está plantada. O julgamento ainda acontece enquanto a polêmica sobre IAs serem consideradas vivas ou não está no Congresso, na boca do povo e nos trending topics. A polêmica do cantor gera reportagens especiais em programas sensacionalistas, hipertextões nas mídias sociais, discussões em chats de família e até shows stand-up de um comediante robô.

O episódio comenta as principais características desse conto, como: estruturas de narrativas seriadas, excessos de elementos e futilidades de discussões contemporâneas, a comunicação por memes, direitos de inteligências artificiais, o humor do absurdo, os novos pactos do trabalho e as “novas mídias retrô”.

Obras e links mencionados

Apoie o Leitor Cabuloso!

Contribua com Catarse do Leitor Cabuloso para que mais iniciativas fabulosas possam existir! 

Participantes do episódio

Próximo episódio

Conto (Não tão) Perto do fim de Lauro Kociuba. Publicado na Mafagafo 02.