[Resenha] Morte no Nilo – Agatha Christie

0
Capa do livro. Ilustração com cores do amarelo ao vermelho, uma paisagem do Egito, com as famosas piramides no centro, um céu com nuvens amarelas e vermelhas. Na base, os traços que formam as dunas, também forma a silhueta de um corpo humano, sendo possivel notar apenas a cabeça e uma das mãos
Capa do livro. Ilustração com cores do amarelo ao vermelho, uma paisagem do Egito, com as famosas piramides no centro, um céu com nuvens amarelas e vermelhas. Na base, os traços que formam as dunas, também forma a silhueta de um corpo humano, sendo possivel notar apenas a cabeça e uma das mãos

Agatha Chirstie escreveu mais de 80 livros e acredito que todos tragam uma trama de mistério e resolução de um crime, além disso, ela costuma apresentar finais surpreendentes em histórias gostosas de se acompanhar. Mas alguns dentre essas dezenas de livros são ainda mais marcantes por trazerem algo extraordinário. Para mim, esse é o caso de Morte no Nilo. Li pela primeira quando era adolescente e realizei a releitura recentemente, uns 10 anos depois. Não lembrava de nada a não ser o final, pois este é um dos que marca o leitor devido à genialidade e à surpresa. Mas ao reler, percebi como esse livro é bem escrito e com uma história ótima de se acompanhar, independentemente do fim.

Esta resenha está livre de Spoilers.

Mais um caso para Poirot

Sim, em Morte no Nilo temos o detetive belga, o principal detetive que a autora criou, desvendando um assassinato que ocorreu em um navio que cruzava o rio Nilo durante o que deveria ser um período de férias tranquilas. Porém, Poirot só aparece e passamos a ver os acontecimentos pelo seu ponto de vista bem mais na frente na história.

A primeira parte do livro se dedica a nos apresentar Linnet, uma herdeira jovem e independente e as pessoas que a cercam. Somo apresentados a um enorme leque de personagens, podemos ficar confusos em um primeiro momento, mas Agatha é mestre em nos fazer entender quem é quem, em desconfiarmos de uns, em criarmos empatia por outros e assim ir acompanhando o desenrolar de não apenas um mistério, mas vários. Afinal, cada um deles tem segredos, e Poirot desvenda todos.

Mas é bom?

Muito! Morte no Nilo vai além de seu final memorável, trazendo uma trama meio novelesca no início e falo isso de um jeito bom, em que acompanhamos os dramas dos personagens com curiosidade e interesse, para depois seguirmos Poirot juntando as pistas para desvendar um crime.

Esse livro ganhará uma nova adaptação muito em breve, sendo uma continuação de Assassinato no Expresso Oriente com o Kenneth Branagh. Apesar de amar esse ator/diretor, não curti muito esse filme. Achei arrastado demais e até mesmo meio piegas. Mas apesar disso, eu estou muito animada para ver a trama de Morte no Nilo indo para a tela e minhas expectativas estão altas.

Nota

Cinco selos cabulosos. A maior nota do site.
Cinco selos cabulosos. A maior nota do site.

 

 

 

 

Garanta a sua cópia de Morte no Nilo e boa leitura!

Ficha Técnica

Não esqueça de adicionar ao seu Skoob

Título: Morte no Nilo
Autora: Agatha Christie
Editora: Nova Fronteira
Tradução: Newton Goldman
Ano: 2014
Páginas: 256
ISBN: 9788520936511
Sinopse: Bela, rica e inteligente, a jovem herdeira Linnet Ridgeway parece conseguir tudo o que quer. No entanto, quando rouba o noivo de sua melhor amiga e se casa com ele sem pensar duas vezes, talvez Linnet esteja indo longe demais…
Em sua viagem de lua de mel num cruzeiro pelo rio Nilo, no Egito, o casal apaixonado se depara com uma série de antagonistas interessados em sua fortuna e em provocar sua infelicidade. Então Linnet é encontrada morta, com um tiro na cabeça. O detetive Hercule Poirot, que por acaso também estava no navio, entra em ação para tentar montar mais esse quebra-cabeça.