[Resenha] Outsider – Stephen King

0
Capa do livro. No topo o nome do autor em amarelo sobre um fundo preto. Abaixo, uma silhueta humana preta com olhos vermelhos e de cabeça para baixo. No fundo um céu formado de nuvens em tom acinzentado. Na base o titulo do livro em branco.
Capa do livro. No topo o nome do autor em amarelo sobre um fundo preto. Abaixo, uma silhueta humana preta com olhos vermelhos e de cabeça para baixo. No fundo um céu formado de nuvens em tom acinzentado. Na base o titulo do livro em branco.

Stephen King parece ter tomado gosto pela escrita de investigações criminais. Depois da trilogia sobre o Detetive Bill Hodges (Mr Mercedes, Achados e Perdidos e Último Turno), o autor escreve sobre mais um caso criminal. Da mesma forma como não resistiu a colocar um toque sobrenatural naquela trilogia, Outsider também mistura o fantástico e o real, dessa vez de forma mais proeminente.

Em dois lugares ao mesmo tempo

O livro se inicia com a prisão do professor Terry Maitland, acusado de assassinar uma criança na pequena Flint City. Terry é bastante conhecido e querido na comunidade pois é treinador da Liga Infantil de beisebol.

O detetive Ralph Anderson decide realizar a prisão durante um jogo de beisebol onde muitos moradores estão presentes, antes mesmo de trazer Terry para questionamento. Essa decisão se baseia na enorme quantidade de provas existentes como testemunhas oculares e digitais na cena do crime.

O caso começa a se tornar estranho quando testemunhas afirmam que Terry estava em outra cidade no dia em que ocorreu o assassinato. O detetive Ralph agora se vê diante de provas concretas porém contraditórias.

– E acredito em Arthur Conan Doyle, que fez Sherlock Holmes dizer: “Quando eliminamos o impossível, o que resta, por mais improvável que pareça, deve ser a verdade”.

– Ele não era o sujeito que acreditava em fadas?

Fé versus Razão

Quando a investigação avança e mais provas contraditórias são encontradas, entra em cena uma nova investigadora que, devido a outros casos no qual trabalhou, aceita com mais facilidade a possibilidade de uma explicação sobrenatural.

O embate entre fé e razão é bem trabalhado na figura do detetive Ralph Anderson. Para ele, só pessoas que perderam a razão conseguem aceitar as explicações sobrenaturais para o caso apesar das evidências, mesmo que a explicação racional seja mais mirabolante do que a sobrenatural.

Caso encerrado

Outsider possui uma trama que mantém o leitor preso às páginas e que agrada tanto aos fãs de sobrenatural como os de investigação criminal. Boa parte do livro trata da investigação do assassinato e a montagem desse quebra-cabeças foi feita de forma instigante.

Além da investigação também vale a pena acompanhar a jornada pessoal do detetive Ralph Anderson, um homem totalmente cético tendo que enfrentar o inexplicável e a culpa pelos erros que cometeu no caso. Ponto positivo também para a inserção de lendas urbanas presentes na cultura popular.

Nota

Quatro selos cabulosos e meio. A nota mais alta são 5 selos cabulosos.
Quatro selos cabulosos e meio. A nota mais alta são 5 selos cabulosos.

 

 

 

 

Garanta a sua cópia de Outsider e boa leitura!

Ficha técnica

Não esqueça de adicionar ao seu Skoob

Nome: Outsider
Autor: Stephen King
Tradutora: Regiane Winarski
Editora: Suma
Ano: 2018
Páginas: 528
ISBN: 9788556510679
Sinopse: O corpo de um menino de onze anos é encontrado abandonado no parque de Flint City, brutalmente assassinado. Testemunhas e impressões digitais apontam o criminoso como uma das figuras mais conhecidas da cidade — Terry Maitland, treinador da Liga Infantil de beisebol, professor de inglês, casado e pai de duas filhas.

O detetive Ralph Anderson não hesita em ordenar uma prisão rápida e bastante pública, fazendo com que em pouco tempo toda a cidade saiba que o Treinador T é o principal suspeito do crime. Maitland tem um álibi, mas Anderson e o promotor público logo têm amostras de DNA para corroborar a acusação. O caso parece resolvido.

Mas conforme a investigação se desenrola, a história se transforma em uma montanha-russa, cheia de tensão e suspense. Terry Maitland parece ser uma boa pessoa, mas será que isso não passa de uma máscara? A aterrorizante resposta é o que faz desta uma das histórias mais perturbadoras de Stephen King.