Boteco dos Versados 40 – Ensaio Sobre a Cegueira

5
Vitrine do episódio do podcast Boteco dos Versados. Na esquerda tem uma coluna vertical, com a logo do podcast no topo, a logo do Leitor Cabuloso no meio e o numeral 40 na base, indicando a numeração do podcast. Em destaque um recorte da capa do livro
Vitrine do episódio do podcast Boteco dos Versados. Na esquerda tem uma coluna vertical, com a logo do podcast no topo, a logo do Leitor Cabuloso no meio e o numeral 40 na base, indicando a numeração do podcast. Em destaque um recorte da capa do livro "Ensaio Sobre A Cegueira" do José Saramago. A fonte é vermelha sob um fundo amarelo;

E aí, chefia. Sejam todos bem-vindos ao Boteco dos Versados!

Hoje, dando sequência ao nosso projeto #LeiaPCDs, o Samuel Muca e o Sidney Andrade recebem a Márcia Fráguas do Podcast Desafinados para conversarem sobre o polêmico livro Ensaio Sobre a Cegueira do José Saramago. Vem conosco que o papo tá muito bom!

Sinopse da editora:

Um motorista parado no sinal se descobre subitamente cego. É o primeiro caso de uma “treva branca” que logo se espalha incontrolavelmente. Resguardados em quarentena, os cegos se perceberão reduzidos à essência humana, numa verdadeira viagem às trevas.O Ensaio sobre a cegueira é a fantasia de um autor que nos faz lembrar “a responsabilidade de ter olhos quando os outros os perderam”. José Saramago nos dá, aqui, uma imagem aterradora e comovente de tempos sombrios, à beira de um novo milênio, impondo-se à companhia dos maiores visionários modernos, como Franz Kafka e Elias Canetti.Cada leitor viverá uma experiência imaginativa única. Num ponto onde se cruzam literatura e sabedoria, José Saramago nos obriga a parar, fechar os olhos e ver. Recuperar a lucidez, resgatar o afeto: essas são as tarefas do escritor e de cada leitor, diante da pressão dos tempos e do que se perdeu: “uma coisa que não tem nome, essa coisa é o que somos”.

Avisos:

Confira os outros projetos dos nossos participantes! O Muca sempre aparece lá no Multiverso X e  o Sidney é o diretor do Instituto de Magia da Estação 9 3/4.

E aquele recadinho de sempre, se gostou do episódio, então venha falar conosco! Portanto, assine o nosso FEED e siga as redes sociais do Leitor Cabuloso para ficar sabendo de mais notícias do mundo dos leitores. Apoie o Catarse do LC e ajude a gente a pagar as contas da nossa casa.

Primordialmente, não se esqueça de seguir o Boteco nas redes sociais: @botecoversados