Entre as décadas de 1920 e 1950, um famoso orfanato no Tennessee, Estados Unidos, comandado por Georgia Tann, esteve envolvido no sequestro e venda de crianças pobres para famílias ricas. Esse é o assustador pano de fundo usado por Lisa Wingate para construir a trama do eletrizante Segredos de família.
O livro é dividido entre a narração no passado e no presente, sob o ponto de vista, respectivamente, de Rill e Avery. Em 1939, vemos a vida de Rill e sua família ser despedaçada quando ela e seus irmãos são sequestrados de sua casa em um barco no rio Mississipi. Enquanto seus pais estavam no hospital resolvendo complicações no parto da mãe, as crianças foram levadas para um orfanato no Tennessee. Já nos tempos atuais, conhecemos Avery, uma moça de família rica com tradição na política, que volta para sua cidade natal, na Carolina do Norte, para ajudar o pai envolvido em um escândalo e com graves problemas de saúde.
Só por essa breve descrição, dá para perceber que o livro será inteiramente composto por contrastes — presente x passado, pobreza x riqueza, união x abandono, cuidado x descaso. Conforme a leitura caminha, fica ainda mais evidente o abismo que separa os mundos de Rill e Avery. Os caminhos começam a se cruzar quando Avery é abordada por uma senhora durante uma visita a uma clínica geriátrica — parte do trabalho político do pai. Ao investigar o passado de sua família, a moça precisará sair de sua zona de conforto para enxergar o mundo além de sua vida regada de privilégios.
Dinheiro e impunidade
Para além do drama familiar, muitas questões são discutidas. Esse é o tipo de história que nos fazer rever nossos privilégios, assim como refletirmos o quanto o dinheiro dá às pessoas a ideia de superioridade. Afinal, fica claro, nas entrelinhas da narrativa, que essas famílias ricas acreditavam que faziam um bem a essas crianças ao tirarem elas de suas famílias pobres e proporcionarem uma vida “melhor”.
Apesar de a história do sequestro e venda ter acontecido há tantos anos, me fez analisar as relações familiares contemporâneas. Muitas delas não são, realmente, baseadas na ideia de que bens materiais resolvem tudo? E é por esse pensamento mesquinho que torna difícil para os envolvidos na história do livro enxergarem que, mesmo pobre, a família de Rill era feliz e unida, o que acabou no momento em que a casa deles é invadida.
Não acho que esse seja um livro que tenta apontar de forma simplória algozes e vítimas (embora Georgia Tann seja, sim, uma pessoa cruel e que abusa de diversas formas das crianças no orfanato). A história serviu, para mim, como modo de lançar luz a uma estrutura de sociedade que permite que algo assim aconteça. É um sistema que privilegia pessoas com dinheiro, a ponto de se acharem no direito de comprar crianças com a certeza de que não sofrerão nenhum tipo de punição por isso.
Jornada de amadurecimento
No início da narrativa, Avery é uma personagem pela qual não conseguia nutrir nenhum tipo de simpatia. Parecia hediondo tanto privilégio e falta de noção da vida, quando, em contraponto, via uma família ser destroçada. Porém, ao longo da história, foi interessante ver o crescimento da personagem, que conseguiu romper essa “casca” de alienação e ver que o mundo não se resumia à vida dela, assim como a família dela não era tão perfeita quanto imaginava.
Também podemos observar esse crescimento em Rill, mas de uma forma muito mais devastadora. Por ser a mais velha dos irmãos, ela logo entende melhor o que estava acontecendo e faz de tudo para proteger os irmãos e mantê-los unidos. A dor dela escorre por cada página e me acertou em cheio. É muito triste ver que essas crianças tiveram suas infâncias roubadas e a todo momento torcia para que a inocência pudesse ser devolvida a elas.
“Essas pessoas podem me controlar em tudo, só não podem controlar por onde vou na minha imaginação.”
Toda essa jornada culmina em um final emocionante, quando as peças vão se encaixando e entendemos como as duas histórias se cruzam. O desfecho deixa um gosto agridoce, porque é impossível ser totalmente feliz diante de tanta atrocidade que aconteceu.
Capa e título
Diante de tanta profundidade, fiquei com a impressão que a capa e o título do livro não dão conta do que ele representa. Confesso que só o li porque vi alguém falando sobre ele, pois não seria uma obra que me chamaria a atenção, caso eu não soubesse do que se tratava. Acredito que o livro merecia um tratamento melhor nesse sentido.
Segredos de família é daquelas histórias que fazem pensar e te mudam como leitora e como pessoa. E saber que a história é baseada em um acontecimento real só torna tudo ainda mais impactante. Que, ao final da leitura, reflitamos que aspectos dessa dinâmica social que permitiu o sequestro e venda de crianças ainda estão presentes na nossa sociedade, mesmo que com outra roupagem
Nota
Garanta a sua cópia de Segredos de Família e boa leitura!
Ficha técnica
Não esqueça de adicionar ao seu Skoob.
Nome: Segredos de família
Autora: Lisa Wingate
Tradução: Natalie Gerhardt
Edição: 1ª
Editora: Globo Livros
Ano: 2018
Páginas: 364
ISBN: 9788525064738
Sinopse: Com mais de um milhão de exemplares vendidos nos EUA e baseado num escândalo real envolvendo o sequestro e a venda de crianças pobres para famílias ricas, Segredos de Família é um romance fascinante e inspirador.
Memphis, 1939.
Rill Foss, de doze anos, e seus quatro irmãos mais novos vivem uma vida mágica com seus pais a bordo de um barco no rio Mississípi. A mãe está grávida do sexto filho e, ao sofrer complicações durante o parto, é levada às pressas para o hospital. Rill é encarregada de tomar conta dos irmãos, até que estranhos invadem o barco que as crianças chamavam de casa, arrancando-as de tudo o que lhes era familiar e jogando-as em um orfanato no Tennessee. À mercê da cruel diretora da instituição, uma mulher sem escrúpulos envolvida em um impiedoso esquema de tráfico de crianças, Rill luta para manter seus irmãos juntos num mundo perigoso e incerto.
Aiken, Carolina do Sul, dias de hoje.
Nascida em uma família rica e poderosa, Avery Stafford parecia ter tudo: uma carreira de sucesso como promotora, um noivo bonito e promissor, e uma luxuosa festa de casamento à vista. Quando ela retorna a sua cidade natal para ajudar o pai, um político influente que está às voltas com um escândalo de opinião pública e um grave problema de saúde, um encontro casual com uma senhora durante uma vista oficial a uma clínica geriátrica a faz seguir uma jornada pelo passado de sua família, um caminho que acabará revelando histórias enterradas e fazendo com que Avery repense as suas escolhas e tudo aquilo que considerava como a sua verdade.
Best-seller em mais de vinte países e baseado em uma história real que fez com que milhares de famílias norte-americanas revissem suas origens e os segredos escondidos em seu passado, Segredos de Família alterna passado e presente para mostrar o poder de duas mulheres fortes, dispostas a vencer todos os obstáculos para defender suas famílias e reinventar suas próprias vidas, ligadas por um vínculo muito mais intenso do que jamais poderiam imaginar.