A humanidade se autodestrói, restam poucos sobreviventes no planeta devastado pela guerra. É quando uma espécie alienígena os resgata e os coloca em animação suspensa, por 250 anos. Em Despertar, o primeiro livro da trilogia Xenogênese, acompanhamos Lilith Iyapo, a humana escolhida para acordar primeiro e preparar os outros para a missão de repovoar a Terra.
O futuro é agora
Assim como em outros livros da autora, mesmo a história se passando muitos anos no futuro, é possível perceber elementos e características da nossa sociedade atual. As questões levantadas pela personagem, principalmente com relação a forma como os Oonkali (o nome da espécie alienígena) trata os humanos, encontram muito paralelos com situações de hoje em dia. Questões como manipulação genética, convivência em sociedade, xenofobia, vegetarianismo e limites éticos da ciência aparecem em diversos momentos.
Mas um dos assuntos mais evidentes é o uso de seres vivos em experimentos. Os humanos, que por anos e anos utilizaram animais como cobaias para experimentos científicos, se vêem nas mãos de uma raça que os está estudando e manipulando. Ao se ver nessa posição, Lilith começa a se questionar como se sentiam aqueles animais.
Além disso, algumas das características dos alienígenas, como por exemplo o fato de existirem três gêneros, provocam estranheza e vários momentos de reflexão nos personagens (e nos leitores).
“Para a maioria das espécies, o diferente é ameaçador. O diferente é perigoso e vai matar você.”
Personagens falhos
Lilith não é uma personagem com a qual a gente simpatiza facilmente. Algumas de suas atitudes e pensamentos causam um certo desconforto. Mas tudo é muito bem explicado e é possível entender perfeitamente as motivações dela. E o interessante é que a gente acaba fazendo o exercício de tentar imaginar como iria agir se estivesse numa situação daquelas.
Além disso, ligação que Lilith desenvolve com os Oonkali é muito interessante de acompanhar. Percebemos como ela vai superando seus preconceitos e desconfianças, mas sem nunca abandoná-los completamente. E ainda tem o fator de como essa ligação dificulta a relação dela com os outros humanos.
“Somos uma espécie adaptável, mas é errado infligir sofrimento apenas porque sua vítima consegue suportá-lo”
Recomendação certeira
Nessa história não há tanta ação e não existem heróis e vilões. Mas de qualquer forma a leitura é extremamente fluida e imersiva. As descrições e análises são muito interessantes e a criatividade da autora para criar o mundo e os seres impressiona.
Enfim, Despertar é um daqueles livros que nos deixa refletindo sobre a vida após a leitura. Com frequência me pego pensando sobre essa história e sobre os aspectos da natureza humana que os Oonkali comentam com a Lilith.
O segundo livro da trilogia Xenogênese, Ritos de Passagem, já foi lançado no Brasil. E essa série, com certeza, é uma leitura essencial para todos os fãs de ficção científica. Afinal, não é a toa que Octavia Butler é reconhecida como a “primeira dama da ficção científica”.
Nota
Garanta a sua cópia de Despertar e boa leitura!
Ficha técnica
Não esqueça de adicionar ao seu Skoob
Nome: Despertar
Autor: Octavia E. Butler
Tradutor: Heci Regina Candiani
Edição: 1ª
Editora: Morro Branco
Ano: 2018
Páginas: 352
ISBN: 8592795535
Sinopse: Há vida inteligente lá fora e é ela que salva a humanidade de si mesma. Quando Lilith Iyapo desperta após 250 anos de animação suspensa, descobre que o planeta Terra e os seres humanos sobreviventes de uma guerra catastrófica estão sob a guarda dos Oankali, uma espécie alienígena com habilidades e tecnologias tão impressionantes quanto sua aparência é repulsiva.
Lilith foi escolhida para despertar e preparar outros seres humanos para finalmente retornarem ao planeta natal. A Terra está novamente habitável há pouco, porém em condições bem diferentes do que conheciam. Assim, os humanos precisarão desenvolver suas habilidades de sobrevivência, enquanto Lilith terá que superar as próprias suspeitas para liderá-los nessa nova etapa – além de decidir se vale a pena andar sobre a linha do que nos define como humanos.