No livro Ed & Lorraine Warren – Vidas Eternas são registrados relatos sobre acontecimentos estranhos que ocorreram numa casa na Pensilvânia (EUA) e foram investigados pelo famoso casal de demonologistas estadunidenses.
A família Smurl, formada por Jack e Janet, suas quatro filhas e os pais de Jack, começaram a ver vultos pela casa, ouvir vozes e barulhos estranhos, sentirem odores pútridos e até sofrerem ataques físicos. Não só os moradores da casa presenciaram fenômenos estranhos mas vizinhos também relataram ouvir gritos quando a casa estava vazia e ver vultos nas janelas. Inicialmente a família buscou ajuda da igreja local, mas como não foram atendidos se voltaram para o casal Warren.
A família Smurl é apresentada como muito unida e religiosa, tendo bastante confiança na instituição da igreja. Porém, a medida que os meses de problema avançam, percebemos a deterioração da saúde mental da família e da perda da confiança na igreja. Nota-se como foi difícil para eles lidar com acontecimentos tão estranhos e se verem desamparados pela instituição que eles sempre acreditaram. Quando o caso deles apareceu na mídia, a rotina da família também foi muito alterada devido aos curiosos que rondavam a casa.
Ficção versus realidade
Acredito que não seja um trabalho fácil tentar transformar relatos de várias pessoas em uma narrativa coerente e instigante para o leitor. A dificuldade neste tipo de livro é manter o equilíbrio entre narrar o que realmente foi relatado pelas testemunhas e criar uma ficção mais atrativa. Alguns trechos do livro soam bem novelescos como a narrativa de como o casal se conheceu e se casou. Porém, os relatos de algumas aparições são bem assustadores parecendo serem tirados de um bom filme de terror.
Achei o final do livro um pouco abrupto. O autor narrou os acontecimentos até a época de conclusão da escrita mas o caso não estava encerrado e isso deixou uma sensação de incompletude. É um livro que pode agradar aos aficionados por relatos sobrenaturais.
Nota

Garanta a sua cópia de Ed & Lorraine Warren – Vidas Eternas e boa leitura!
Ficha técnica
Não esqueça de adicionar ao seu Skoob.
Nome: Ed & Lorraine Warren – Vidas Eternas
Autores: Robert Curran, Jack e Janet Smurl
Tradução: Eduardo Alves
Edição: 1ª
Editora: Darkside
Ano: 2019
Páginas: 256
ISBN: 9788594541680
Sinopse: Ed & Lorraine Warren: Vidas Eternas traz os os detalhes do caso de assombração da família Smurl, da Pensilvânia. Escrito pelo jornalista Robert Curran, o livro foi compilado a partir de testemunhos dos oito residentes do número 328-330 da Chase Street, assim como de outras 28 pessoas que vivenciaram fenômenos sobrenaturais ligados à família Smurl.
Ed e Lorraine Warren estiveram envolvidos com o caso desde o início de 1986 e, entre muitas outras coisas, organizaram os exorcismos que foram executados na casa. A vasta experiência da dupla ajudou a família Smurl a lidar com o pesadelo pelo qual estavam passando — e os detalhes vão abrir os olhos dos leitores a respeito de como o mal age. Manifestações tenebrosas, vultos perturbadores, marcas inexplicáveis e torturas excruciantes faziam parte do dia a dia da família, dentro e fora de casa. Por que um demônio escolheu provocá-los? Embora não haja resposta fácil para isso, e muitos rituais tenham sido performados para livrar a todos do mal, amém, aparentemente o demônio sempre retorna. Sempre.
![[Resenha] Ed e Lorraine Warren – Vidas Eternas Montagem com a capa do livro. A esquerda o livro de capa preta, com o título](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2020/02/Resenha-Ed-e-Lorraine-Warren-–-Vidas-Eternas.jpg)

Não esqueça de adicionar ao seu ![[Resenha] Lebre da Madrugada – Arthur Malvavisco Capa do livro. Ilustração com um fundo roxo. Em primeiro plano, uma lebre branca, ao redor dele, ocupando o restante da capa, diversos objetos, uma garrafa, duas flores distintas, uma pena escura, uma pinça, uma tesoura e uma faca com cabo estilizado. No topo, o título do livro em branco com fonte estilizada.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/LebreDaMadrugada-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] A cidade de bronze – S. A. Chakraborty Capa do livro. No fundo, um céu escuro, com alguns pontos luminosos no topo. Na base, uma perspectiva de horizonte com a silhueta de algumas construções em arquitetura árabe em dourado, e uma pessoa caminhando vista bem de longe. Do local dessa pessoa emana uma luz com labaredas amarelas que vão até o topo da capa avermelhando-se. No centro da capa uma mandala, e em primeiro plano o título do livro.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/ACidadeDeBronze-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] Olhos d’água – Conceição Evaristo Capa do livro. Ilustração do rosto de uma pessoa, mostrando apenas o olho, ocupando toda a capa, o olho é castanho, e a pele em tom marrom, tons azuis abaixo do olho mostram que a pessoa está chorando. O fundo é branco. No topo o nome da autora, e logo abaixo o título do livro em azul.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/OlhosDagua-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] Homens de armas – Terry Pratchett Capa do livro. Ilustração cartunesca em tom amarelado mostra um grupo de aventureiros medievais. No grupo faz parte uma guerreira que está a frente, seguida de um guerreiro, do outro lado um homem baixo carregando um machado, mais atras uma criatura semelhante a um ogro, do outro lado mais um guerreiro com machado e um pequeno dragão no ombro. Eles percorrem uma caverna. No topo, o nome do autor e título do livro. Na ponta superior direita, uma faixa com o texto "Discworld"](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/HomensDeArmas-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] De Lukov, com amor – Mariana Zapata Capa do livro. Fundo com manchas brancas e azuis claras formando uma textura parecida com gelo. Ocupando toda a capa, um buque de rosas. Em primeiro plano, o titulo do livro ocupando toda a capa, e no centro o texto "Autora bestseller do New York Times e USA Today, Mariana Zapata"](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/DeLukov-Site-696-390.jpg)


