Perdidos na Estante 47 – O perigo de uma história única

3
Fotomontagem com fundo onde tem uma ampulheta e a esquerda tem a foto de Chimamanda. No canto inferior esquerdo, a logo do podcast, que é a ilustração de uma estante com livros e outros objetos, onde lê-se “Perdidos na Estante
Fotomontagem com fundo onde tem uma ampulheta e a esquerda tem a foto de Chimamanda. No canto inferior esquerdo, a logo do podcast, que é a ilustração de uma estante com livros e outros objetos, onde lê-se “Perdidos na Estante". Ao lado, em uma faixa rosa na qual está escrito “47 – O perigo de uma história única" e com o selo do Leitor Cabuloso.

A história única nos faz acreditar que o mundo é fixo, que os outros são sempre iguais e sempre diferentes da gente. Ela nos prende em uma realidade pequena, explora nossos medos e alimenta nossos preconceitos. Nos nossos dias, ela também está alimentando o revisionismo histórico, nos fazendo acreditar que nada vale a pena, que tudo está perdido, que os outros são inimigos. Ela nos impede de sermos nós mesmos e ampliarmos nossas experiências enquanto indivíduos e enquanto sociedade, condenando toda a humanidade a riscos desnecessários. O perigo de uma história única foi o tema de um TED Talk da Chimamanda Ngozi Adichie em 2009, depois tema de livro e hoje Domenica Mendes, Paulo Vinicius e Hamilton Kabuna refletem sobre ela e nossos dias.

Atenção!

Para ouvir basta apertar o botão PLAY abaixo ou clique em DOWNLOAD (clique com o botão direito do mouse no link e escolha a opção Salvar Destino Como para salvar o episódio no seu pc). Obrigada por ouvir ao Perdidos na Estante!

Apoie o Perdidos na Estante 

O Perdidos na Estante precisa da sua ajuda para continuar. Nos apoie a partir de R$ 5 por mês no Catarse e faça parte da nossa história, além de receber recompensas. Escolha sua assinatura em catarse.me/leitor_cabulosoApoie o Leitor Cabuloso

Compre & Leia