[Resenha] O Médico e o Monstro – Robert Louis Stevenson

1
[Resenha] O Médico e o Monstro – Robert Louis Stevenson
Capa do livro. Em um fundo verde escuro, o título em branco: "O Médico e o Monstro". "Médico" está em letras grandes e retas no topo, "Monstro" em letras tortas e grandes. Entre as palavras um tubo de ensaio derramando um líquido verde.

Você com certeza já ouviu falar em “O Médico e o Monstro”. Mas você conhece o livro que originou a história? Nele, Henry Jekyll é um médico de meia idade com uma reputação sem manchas e muito bem visto pelos amigos e pela sociedade. Por isso mesmo, seu advogado, Utterson, estranha quando um desconhecido, Edward Hyde, passa a ser associado ao médico, além de se tornar seu herdeiro. Imaginando algum tipo de chantagem, o advogado começa uma investigação para tentar ajudar o bom doutor Henry Jekyll.

Dr. Jekiyll and mr. Hyde

O Médico e o Monstro é mais um livro de monstros vitorianos em que vemos tantas referências e adaptações ao longo da vida que acreditamos já saber a história, porém, assim como em Drácula e Frankenstein, a leitura do livro original (nesse caso, pouco mais que um conto) nos mostra o quão rica e mais profunda é a obra de origem.

Fiquei surpresa ao começar a leitura e ver que o protagonista é um advogado e assim, termos apenas vislumbres de Jekyll e Hyde em um primeiro momento. Depois, fiquei mais surpresa ainda ao encontrar uma história de mistério e investigação, em que Utterson tenta juntar pequenas pistas para descobrir quem é Hyde e o que ele pretende.

Aos que não sabem do desfecho (o que eu acho muito difícil), leiam antes de levar um spoiler da vida. Aos que já sabem: leiam porque é um livro muito bom e vai além do que imaginamos em um primeiro momento. Deve ter sido muito incrível ler essa história no lançamento, pois da forma como é construída, o desfecho é inimaginável.

Uma reflexão para os que já leram:

Esse parágrafo contém spoilers do final, algo para comentar com quem já conhece a história. Na minha interpretação, o dr. Jekyll já tinha toda essa maldade dentro de si, tanto que ao se tornar Hyde ele se sente feliz em fazer tudo de ruim, pois não pode ser associado a ele. Ou seja, o problema dele não era cometer algo perverso e que pode machucar outras pessoas, é que isso se tornasse público. Para mim, Jekyll não era esse poço de virtude que pretende passar, ele era hipócrita mesmo. Mais alguém achou isso?

Mas é bom?

Sim! O Médico e o Monstro é mais um daqueles clássicos em que ao se ler percebemos porque vem ultrapassando séculos e se tornou importante para a cultura pop. Além disso, a escrita é fluída e graças ao tamanho, fácil de ler em uma sentada.

Nota:

5 selos cabulosos

Garanta a sua cópia de O Médico e O Monstro e boa leitura!

Ficha Técnica:
Título: O Médico e o Monstro
Autor: Robert Louis Stevenson
Tradução: Silvio Antunha
Editora: Principis
Ano: 2019
Páginas: 94
ISBN: 9788594318121
Sinopse: Gabriel John Utterson é um advogado que investiga um caso estranho envolvendo Henry Jekyll e Edward Hyde, repentino beneficiário do testamento de Henry. O advogado descobre acontecimentos que resultam na reclusão repentina de Jekyll. O romance que envolve ficção científica, transtornos psicológicos e terror é um grande clássico do gênero.