“A Guerra do Lobo” é o décimo primeiro livro da saga Crônicas Saxônicas de Bernard Cornwell. Aqui no Leitor Cabuloso temos resenhas de outros livros e também episódios de podcast sobre a saga. Tendo dito isso, vamos ao que interessa, a nova resenha: Ao longo de dez livros, acompanhamos a vida de Uhtred até a conquista de seu principal objetivo de vida: recuperar Bebbanburg. Acredito que muitos leitores ficariam satisfeitos se a série se encerrasse neste ponto, mas Cornwell ainda tem muito mais para contar sobre a vida daquele guerreiro.
Em A Guerra do Lobo, a Mércia está sofrendo com rebeliões após a morte da rainha Æthelflaed, o que facilita a invasão de noruegueses. Dentre os invasores se destaca o líder Sköll Grimmarson e seu grupo de guerreiros lobos, os chamados úlfhéðnar. Esses guerreiros são muito temidos pois são muito agressivos e não sentem medo devido a ingestão de uma preparado de ervas alucinógeno.
Sköll também deseja conquistar a Nortúmbria, território comandado pelo genro de Uhtred, Sigtryggr. Além de enfrentar as investidas de Sköll, Sigtryggr sofre pressão do rei Eduardo de Wessex para que a Nortúmbria se torne um reino cristão e perca cada vez mais força, facilitando a criação de um reino único, desejo do falecido rei Alfredo. Dessa forma, Uhtred e Sigtryggr se vêem no meio de uma luta desesperada.
Os juramentos e as batalhas
Uhtred parece ter ficado mais supersticioso com o passar dos anos, sempre buscando presságios seja na chama de uma vela, seja no voo de um pássaro. A idade pesa e ele se preocupa que haja descendentes seus para que Bebbanburg permaneça sob comando de sua família. Novos juramentos são feitos e a disputa pelo seu apoio continua pois mesmo sendo mal visto por ser pagão e estar velho, sua reputação ainda vale muito e é desejada pelos poderosos.
Os gritos de guerra eram altos. Corvos e águias
Estavam ávidos pela carne dos cadáveres. A terra tremia.
Homens arremessavam suas lanças afiadas com limas,
Flechas eram disparadas, escudos atingidos pelas espadas.
Amarga foi a arremetida…
Este novo capítulo da vida de Uhtred mantém a qualidade da série com todos os elementos que gostamos: lutas sangrentas, disputas políticas e religiosas e, é claro, juramentos. Adicionando as dificuldades inerentes do guerreiro mais velho, Cornwell constrói mais uma obra excelente para os fãs do gênero. Que venham mais volumes dessa série!
Nota

Garanta a sua cópia de A Guerra do Lobo e boa leitura!

Ficha Técnica
Nome: A Guerra do Lobo
Autor: Bernard Cornwell
Tradutor:
Edição: 1ª
Editora: Record
Ano: 2019
Páginas: 378
ISBN: 9788501117359
Sinopse: Lorde Uhtred de Bebbanburg sabe que a paz ainda é um sonho distante. Embora tenha vencido a batalha pelo seu lar ancestral, rebeliões ameaçam a Mércia e os noruegueses espreitam em busca de oportunidades de invadir as terras. Com o reino num turbilhão, Uhtred fica frente à frente com o rei Sköll, um sanguinário líder norueguês que comanda um exército de úlfhéðnar, os guerreiros do lobo, determinado a dominar o reino ― e matar todos em seu caminho. Cercado e em inferioridade numérica por esses novos inimigos, Uhtred tem que contar com sua habilidade e sua coragem para sobreviver e evitar que sua querida Nortúmbria caia nas mãos das hordas invasoras.
![[Resenha] A Guerra do Lobo – Crônicas Saxônicas #11 Recorte da capa do livro. Ilustração com fundo cinza claro, à esquerda, um guerreiro de perfil, usando capacete, armadura, uma faixa vermelha no peito, e barba longa. À direita o título do livro e nome do autor.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2019/09/Design-sem-nome-1.png)

Ficha Técnica![[Resenha] Lebre da Madrugada – Arthur Malvavisco Capa do livro. Ilustração com um fundo roxo. Em primeiro plano, uma lebre branca, ao redor dele, ocupando o restante da capa, diversos objetos, uma garrafa, duas flores distintas, uma pena escura, uma pinça, uma tesoura e uma faca com cabo estilizado. No topo, o título do livro em branco com fonte estilizada.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/LebreDaMadrugada-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] A cidade de bronze – S. A. Chakraborty Capa do livro. No fundo, um céu escuro, com alguns pontos luminosos no topo. Na base, uma perspectiva de horizonte com a silhueta de algumas construções em arquitetura árabe em dourado, e uma pessoa caminhando vista bem de longe. Do local dessa pessoa emana uma luz com labaredas amarelas que vão até o topo da capa avermelhando-se. No centro da capa uma mandala, e em primeiro plano o título do livro.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/ACidadeDeBronze-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] Olhos d’água – Conceição Evaristo Capa do livro. Ilustração do rosto de uma pessoa, mostrando apenas o olho, ocupando toda a capa, o olho é castanho, e a pele em tom marrom, tons azuis abaixo do olho mostram que a pessoa está chorando. O fundo é branco. No topo o nome da autora, e logo abaixo o título do livro em azul.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/OlhosDagua-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] Homens de armas – Terry Pratchett Capa do livro. Ilustração cartunesca em tom amarelado mostra um grupo de aventureiros medievais. No grupo faz parte uma guerreira que está a frente, seguida de um guerreiro, do outro lado um homem baixo carregando um machado, mais atras uma criatura semelhante a um ogro, do outro lado mais um guerreiro com machado e um pequeno dragão no ombro. Eles percorrem uma caverna. No topo, o nome do autor e título do livro. Na ponta superior direita, uma faixa com o texto "Discworld"](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/HomensDeArmas-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] De Lukov, com amor – Mariana Zapata Capa do livro. Fundo com manchas brancas e azuis claras formando uma textura parecida com gelo. Ocupando toda a capa, um buque de rosas. Em primeiro plano, o titulo do livro ocupando toda a capa, e no centro o texto "Autora bestseller do New York Times e USA Today, Mariana Zapata"](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/DeLukov-Site-696-390.jpg)


