[Resenha] Querido ex – Juan Jullian

0
Capa do livro. Sobre um fundo verde, uma silhueta escura de uma pessoa com camiseta vermelha. Em primeiro plano, no topo, o nome do autor. No centro, o título:
Capa do livro. Sobre um fundo verde, uma silhueta escura de uma pessoa com camiseta vermelha. Em primeiro plano, no topo, o nome do autor. No centro, o título: "Querido ex," e o subtítulo: "(que acabou com a minha saúde mental e virou uma subcelebridade)".

Um término de namoro em geral é um momento traumático na vida de todos. A vontade é nunca mais ver a cara daquela pessoa (mesmo que às vezes a gente caia em tentação e role aquela stalkeada). E se o seu ex abusivo se tornar participante de um reality show e você não tiver mais a opção de ignorar a existência dele? Em Querido ex (que acabou com a minha saúde mental, ficou milionário e virou uma subcelebridade) temos as cartas escritas ao ex em uma tentativa de superar a relação e botar a vida de volta nos eixos.

Sobre relacionamentos abusivos

Uma relação abusiva em muitos casos não é violenta fisicamente, mas a violência psicológica está sempre presente. E, na maior parte dos casos, as sequelas psíquicas acompanham a pessoa por muito tempo depois do fim do relacionamento. Nesse livro autor das cartas vai nos contando como está sua vida após o término e, aos poucos, vai revelando detalhes do relacionamento.

Ele nos mostra como eram sutis as falas e atitudes que o faziam duvidar de si mesmo. E também como haviam momentos bons que o faziam esquecer de suas dúvidas a respeito do relacionamento por um tempo. Vamos percebendo a dinâmica de uma relação problemática e entendendo como aquilo continua a afetar a vítima mesmo após o fim.

Outras temática importantes

Não sabemos o nome de quem escreve as cartas, mas passamos a conhecer muito de sua personalidade e de sua vida. Sabemos que ele é um cara negro, gordo, gay e que foi criado por suas duas mães. E a cada detalhe que aprendemos sobre ele nos leva a uma reflexão sobre aspectos da nossa sociedade.

Vemos sua luta para se encaixar no padrão de beleza. Percebemos que o fator racial tinha uma grande importância no relacionamento e como o racismo velado machuca. Acompanhamos como a luta contra a homofobia pode acabar por desumanizar os militantes. Há também uma discussão importante sobre HIV e AIDS.

Ou seja, é um livro que nos coloca em contato com temas importantes de uma forma bacana ao longo da leitura. Principalmente a questão da saúde mental, que é tratada em seus diversos aspectos. Desde de a busca por ajuda profissional até a importância do apoio familiar e de amigos e como a recuperação não é sempre linear.

Emoções à flor da pele

Além de tudo isso, é uma narrativa que emociona. A escrita crua e extremamente sincera do autor das cartas torna fácil entender e se identificar com ele em muitos momentos. É uma leitura dinâmica, daquelas que a gente pega para ler e só consegue parar quando o livro termina. E, principalmente, é uma história que fica com a gente por bastante tempo após o fim da leitura.

Porém, percebi dois pontos me incomodaram um pouco ao longo da leitura. A versão disponível pelo Kindle Unlimited que eu li tem alguns problemas de revisão e diagramação. (Mas imagino que devem ter sido resolvidas na versão física que foi lançada esse ano) E um momento da história bem no finalzinho que me pareceu um pouco deslocado do resto.

Contudo, esse é um livro que indico para todo mundo. É uma excelente estreia de um autor nacional e, com certeza, ficarei de olho para ler os próximos livros que ele lançar.

Nota

5 selos cabulosos

Garanta seu Querido ex no link abaixo e boa leitura!

logo da “amazon” em preto num fundo amarelo

Ficha Técnica:

Não esqueça de adicionar ao seu Skoob

Nome: Querido ex (que acabou com a minha saúde mental, ficou milionário e virou uma subcelebridade)
Autor: Juan Jullian
Edição:
Editora: Transversal
Ano: 2018
Páginas: 262
ISBN: B07HSP6YSX
Sinopse: Este livro reúne as cartas Dele, um jovem gay, cuja vida está sendo definida por um catastrófico acontecimento: seu ex namorado virou, da noite para o dia, a maior celebridade do país.Por mais que tente, de todas as formas, fugir da memória e imagem do seu (não tão querido) ex, ele continua sendo perseguido por ela onde quer que vá. Nos outdoors? Ele está lá. Na televisão? Ele está lá.No Instagram? Ele está lá também.

Como se livrar de um passado que insiste em ser seu presente?”Querido ex,” é um registro do luto, caos e poder que vem com o fim de um relacionamento abusivo. As dificuldades da vida acadêmica, a solidão, os encontros entre o racismo e a homofobia e a dor e libertação do descobrir a si mesmo são colocados no papel, enquanto Ele refaz os caminhos pelos quais se perdeu, enquanto amava alguém que agora é somente um estranho com milhões de seguidores.