[Resenha] O Peso do Pássaro Morto – Aline Bei

0

O Peso do Pássaro Morto é uma estreia de respeito de uma autora super jovem. Aline Bei tem apenas 31 e já é uma autora premiada. Seu livro foi vencedor do Prêmio São Paulo de Literatura 2018 na categoria Melhor Romance de Autor Estreante com Menos de 40 anos.

Um estilo de escrita único

A primeira coisa que notamos ao abrir o livro é como o texto está organizado, pois ao invés de parágrafos e capítulos, eles parecem vários poemas. Ainda assim, é um texto que narra uma história. E esse estilo traz fluidez para a leitura de uma forma incrível. A poesia narrativa ou a narrativa poética da Aline Bei encanta e emociona desde o início.

Ao longo dos capítulos acompanhamos a narradora sem nome desde sua infância, aos 8 anos, até a fase adulta. Em cada idade, é possível perceber o amadurecimento da mulher também através do seu vocabulário e forma de escrever. Aos 8, a escrita é mais inocente e ingênua e vai evoluindo com o tempo. Mas em todos os momentos é uma escrita sincera e, por vezes, bem crua.

As etapas da vida de uma mulher

Como a narradora não tem nome, ela pode ser qualquer uma. Amiga, parente, conhecida ou nós mesmas. E a história traz vivências que muitas mulheres passaram, tornando essa identificação com a personagem ainda mais intensa.

Em cada etapa de sua vida ela enfrenta um trauma ou momento difícil. Perda, luto, estupro, a maternidade solo real e sem romantização, solidão e outro temas presentes na vida de muitas mulheres são abordados. É um livro melancólico, pesado, que joga na nossa cara verdades que, por vezes, a gente preferia ignorar.

Mas também é uma história de uma mulher real que supera diversos obstáculos, que resiste do melhor jeito possível, que aprende a viver e conviver com seu passado. É um livro que mostra que sempre é tempo de buscar aquilo que queremos e que, as vezes, aquilo que menos esperamos é o que vai nos trazer alegria.

Intensidade é a palavra em O Peso do Pássaro Morto

Em apenas 168 páginas, com um texto em forma de poesia, O peso do pássaro morto é uma leitura para ser feita em apenas uma tarde. Mas é uma história que permanece com a gente por muito mais tempo que isso.

É uma experiência intensa que desperta grandes emoções e impressiona. A jovem autora estreia com uma narrativa forte e que nos faz esperar ansiosamente o que ela irá lançar no futuro.

Recomendo essa leitura a todos. E torço para que seja tão tocante para quem se aventurar nessa história quanto foi para mim.

Nota

4 selos cabulosos

Garanta seu O Peso do Pássaro Morto no link abaixo e boa leitura!

logo da “amazon” em preto num fundo amarelo

Ficha Técnica:

Não esqueça de adicionar ao seu Skoob

Nome: O Peso do Pássaro Morto
Autora: Aline Bei
Edição:
Editoras: Nós e Edith
Ano: 2017
Páginas: 168
ISBN: 978-85-69020-23-3
Sinopse: A vida de uma mulher, dos 8 aos 52, desde as singelezas cotidianas até as tragédias que persistem, uma geração após a outra. Um livro denso e leve, violento e poético. É assim O peso do pássaro morto, romance de estreia de Aline Bei, onde acompanhamos uma mulher que, com todas as forças, tenta não coincidir apenas com a dor de que é feita.