Sweeney Todd – Thomas Peckett Prest

0

Tobias está trabalhando há pouco tempo como ajudante de Sweeney Todd, um barbeiro muito conhecido na Rua Fleet em Londres; mas o garoto percebe que algo muito ruim acontece na barbearia: constantemente alguns clientes entram no local e nunca mais se ouve falar deles. Em paralelo, as tortas de carne da Sra. Lovett são a sensação da cidade.

There’s a hole in the world like a great black pit
And it’s filled with people who are filled with shit
And the vermin of the world inhabit it

But not for long…

Sweeney Todd foi publicado pela primeira vez em 1946 no formato de uma Penny Deadful. Essas publicações eram periódicas, semelhantes aos folhetins, mas que se popularizaram pelo baixo preço e pelo tom de horror e macabro de suas histórias. O livro do barbeiro de Fleet Street voltou a fazer sucesso após sua adaptação para um musical da Broadway por Stephen Sondheim e que em 2007 ganhou os cinemas na direção de Tim Burton que acredito ter sido a obra que apresentou a história à maior parte do público brasileiro, inclusive a mim.

Em 2018 a Editora Wish (conhecida pelo impecável projeto gráfico) trouxe pela primeira vez ao Brasil o livro original. E eu não poderia estar mais feliz em acrescentar esta obra na minha coleção de monstros vitorianos.

Mas se você, assim como eu, conhecia apenas a adaptação musical, prepare-se para a surpresa, pois o enredo do livro é completamente diferente, mas tão bom quanto.

They all deserve to die
Tell you why, Mrs. Lovett, tell you why

Em sua primeira publicação, essa história chamava-se O Colar de Pérolas, título muito mais apropriado ao que encontramos neste livro, na minha opinião. Isso porque, embora todas as linhas narrativas aqui presentes levem à história de Sweeney Todd, o livro apresenta vários personagens.

Tudo começa quando o Tenente Thornhill vai à barbearia na rua Fleet e confessa ao barbeiro estar levando um colar de pérolas para uma moça chamada Johanna em nome de seu namorado que foi dado como morto após um naufrágio. Quem acaba desaparecendo, porém, é o tenente que não foi mais visto após entrar na barbearia.

Com esse ponto de partida, vamos ter Tobias, o ajudante de Sweeney Todd e a própria Johanna tentando desvendar o mistério dos desaparecimentos na barbearia.

Várias coisas me surpreenderam nesse livro. A primeira é o quão diferente ela é do musical, começando pelo próprio Sweeney que aqui não gera nenhum tipo de empatia ao leitor. Ele é um personagem asqueroso e bizarro, desde o início apresentado como uma péssima pessoa. O papel da Sra. Lovett também não é tão grande, apenas algo que ronda o periférico da história; estamos sendo constantemente lembrados do quão deliciosas são as tortas de carne da senhora Lovett, mesmo sem saber porque isso é importante. Queria muito saber se foi fácil para o público da época adivinhar e como foi a reação.

Mas a surpresa mais agradável deste livro foi sua narração. É divertida, o narrador conversa com o leitor em vários momentos, chega até a dar vislumbres do final da trama (spoilerfóbicos tremem), tudo isso em um tom meio sarcástico, apontando as desigualdades e injustiças da época. Com certeza foi o melhor aspecto do livro para mim.

Mas é bom?

É muito bom. É meio bizarro e muito divertido e se você também é fã do musical não vai conseguir ler sem pensar nas músicas. Muito interessante como Sondheim mesmo tendo mudado bastante o enredo, pegou pequenos elementos para incorporar. E claro, não dá para deixar de mencionar a beleza da edição. Traz extras como uma nota do autor e um prefácio contando sobre a publicação do livro, além estar repleta de ilustrações e fotos da época. Maravilhosa.

Nota

5 selos cabulosos

Garanta seu exemplar no link abaixo e boa leitura!

logo da “amazon” em preto num fundo amarelo

Ficha Técnica

Não esqueça de adicionar ao seu Skoob

Título: Sweeney Todd – O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet
Autor: Thomas Peckett Prest
Tradução: Carolina Caires Coelho
Editora: Wish
Ano: 2019
Páginas: 320
ISBN: 9788567566160
Sinopse: Famosa graças às adaptações para o teatro e para o cinema, a lenda do barbeiro demoníaco da Fleet Street chega pela primeira vez ao Brasil em seu enredo original. Publicado em 1846 sob o título “O Colar de Pérolas”, o livro conta a história da macabra parceria entre um barbeiro assassino, Sweeney Todd, e a fabricante de tortas mais famosa da cidade, a sra. Lovett, que desenvolveram juntos um modelo de negócio muito lucrativo e, ao mesmo tempo, muito perigoso.
No entanto, mistérios colocam em risco a sociedade aparentemente bem-sucedida: o desaparecimento de um forasteiro e seu colar de pérolas, a busca incansável de uma jovem apaixonada pelo seu amado e o terrível cheiro nas câmaras subterrâneas da Igreja de St. Dustan.
Sweeney Todd é um dos primeiros clássicos da escrita britânica de horror. Ele combina a história de assassinatos em série com um subenredo romântico envolvendo decepção, disfarce e investigação, tendo como pano de fundo as ruas escuras e desagradáveis de Londres.