Para Toda a Eternidade – Caitlin Doughty

0

Para Toda a Eternidade é o segundo livro de Caitlin Doughty, uma agente funerária que vem buscando mudar a forma como a morte é tratada. Neste livro, acompanhamos as viagens de Caitlin por diversos países com o objetivo de conhecer a forma como as pessoas lidam com seus mortos.  Conhecemos rituais dos mais diversos, como a convivência com corpos mumificados na Indonésia até o recolhimento de fragmentos de ossos nas cremações japonesas. Por mais diferentes que sejam, percebemos que esses ritos tem em comum o benefício de facilitar o enfrentamento da morte.

Lições

“Consideramos os rituais de morte selvagens apenas quando eles não são como os nossos.”

Alguns dos rituais descritos no livro podem parecer muito bárbaros para nós. Porém, lendo os depoimentos das pessoas que os realizam, vemos como os rituais fazem sentido para eles e como ajudam a lidar com o inevitável, sendo até mesmo mais saudável do que a cultura de não conversar sobre a morte. Por exemplo, no livro conhecemos uma estadunidense descendente de mexicanos que sentia que deveria passar pelo seu luto com “dignidade”, ou seja, em silêncio, mas que encontrou conforto nos rituais mexicanos e uma forma de sentir orgulho do filho que se foi.

O papel feminino

Antes da indústria funerária se tornar um negócio muito rentável, era comum as mulheres preparem os corpos em casa. Hoje muitas empresas usam técnicas caras e desnecessárias para ter mais lucro, privando os parentes de uma experiência que poderia ajudá-los a superar a perda. Ao longo de suas viagens, Caitlin percebeu que eram as mulheres as mais ligadas aos projetos de mudança na forma de tratar os corpos, como as pesquisadoras que estudam como fazer compostagem com cadáveres.

“Os corpos das mulheres estão com frequência sob o escopo dos homens, seja nossos órgãos reprodutores, nossa sexualidade, nosso peso ou nossa forma de vestir. Existe uma liberdade encontrada na decomposição, um corpo bagunçado, caótico e descontrolado.”

Avaliação

Apesar da premissa aparentemente macabra, Para Toda a Eternidade é uma leitura muito agradável devido ao estilo descontraído de Caitlin. Além de apresentar várias culturas muito diferentes da nossa, o livro proporciona uma reflexão sobre como encarar o fim da vida.

Nota

5 selos cabulosos

Garanta seu exemplar no link abaixo e boa leitura!

logo da “amazon” em preto num fundo amarelo

Ficha Técnica

Não esqueça de adicionar ao seu Skoob

Nome: Para toda a eternidade – Conhecendo o mundo de mãos dadas com a morte
Autor: Caitlin Doughty
Tradução: Regiane Winarski
Edição:
Editora: Darkside Books
Ano: 2019
Páginas: 224
ISBN: 8594541708
Sinopse: Para Toda a Eternidade é o fruto de uma jornada global para conhecer o mundo de mãos dadas com a morte. Através das palavras poderosas de Caitlin Doughty e das ilustrações deslumbrantes do artista Landis Blair, vemos como outras culturas lidam com o fim da vida enquanto entendemos a nossa relação com o assunto.

Narrando cada ritual de maneira respeitosa ao mesmo tempo em que insere contornos históricos e também pessoais ao texto, Caitlin investiga a história funerária no mundo, apresentando soluções inusitadas, e inicia a discussão: existe jeito certo de se despedir das pessoas que você ama? O que parece um tabu para nós pode ser transformador para quem fica. Acima de tudo, Para Toda a Eternidade é uma lição de empatia, acolhimento e solidariedade. Uma volta ao mundo de uma perspectiva inusitada ― mas enriquecedora na mesma medida. Temos muito a aprender com a morte.