No mundo de Noivos do Inverno, há muito tempo atrás o planeta foi dividido em Arcas – estruturas que flutuam no céu e abrigam diferentes famílias. Ophélie vem da Arca de Anima, um lugar onde os objetos têm movimentos próprios ou podem ser manipulados pelos habitante da Arca. A própria Ophélie tem o poder de “ler” o passado das pessoas que tocaram um objeto quando ela própria o toca.
As Arcas são muito fechadas em si e suas famílias se casam entre elas mesmas, formando um verdadeiro clã. Ophélie já rejeitou três pretendentes de sua Arca e acaba sendo coagida a casar com um nobre da Arca Pólo, sob a pena de ser expulsa de sua família. Assim, a garota não tem muita escolha a não ser ir embora para esta nova Arca, completamente diferente de tudo que conheceu e um verdadeiro templo de ilusões.
Apesar do título, não é um romance
Ao ver essa premissa já imaginamos um livro de romance sobre um casamento de conveniência (aliás, um dos meus tropes favoritos), mas não é disso que esse livro se trata. O romance aqui é basicamente nulo e Thorn, o noivo, não tem uma participação tão grande. Mas então, do que se trata essa história?
Durante boa parte da leitura me perguntei isso. Estava amando desde o começo, mas não vislumbrava onde essa história queria chegar, então o que posso falar é que vamos acompanhar Ophélie, praticamente sozinha, na Arca Pólo, descobrindo os segredos e ilusões do local, enquanto tenta ajudar a si mesma e sua nova família. O lugar é quase uma corte de Versailles onde todos preocupam-se com o próprio prazer e ocorre um envenenamento aqui outro acolá.
Mas tudo isso é contato com uma narrativa gostosa, que prende desde a primeira página, apesar do ritmo bastante lento dos acontecimentos. É também muito divertido e engraçado, sem ter cenas de comédia explícita. São pequenas frases e situações que vão dando esse tom mais leve. Gente, eu tive uma crise de riso em determinada cena, e pior, no meio do expediente de trabalho.
A Passa-Espelhos
Gostei muito de Ophélie como protagonista, mas não sei se ela vai conquistar todo mundo. Ela me lembrou muito a Fanny de Mansfield Park da Jane Austen: quietinha, só ouvindo e julgando as tretas ao seu redor. Mas isso foi mais no início, com o passar da trama, Ophélie vai parando de esperar os acontecimentos e começa a ir atrás de respostas por ela mesma. Eu simplesmente a adorei.
Thorn, como disse antes, não está tão presente na história e ele tem todo o clichê de cara mal humorado e misterioso, mas ainda assim, foi meu personagem favorito depois da própria Ophélie. Mas os personagens secundários também se destacam e temos muitos, afinal estamos em uma Corte. Então eles trazem aquela mistura de amor e ódio, ao mesmo tempo em que são egoístas e infantis, entendemos seus motivos para agir assim.
Mas Noivos do Inverno é bom?
É fantástico! Como disse, fiquei presa desde a primeira página, apesar do ritmo mais lento. Esse é, aliás, um ponto que pode afastar alguns leitores que preferem o ritmo e a forma de narrativa da maioria dos livros a que estamos acostumados. Mas se você gosta de tramas com intrigas, uma construção de mundo complexa e uma história divertida e gostosa de acompanhar, dê uma chance.
A série A Passa-Espelhos terá quatro volumes, os dois primeiros já foram lançados no Brasil e o último está para sair na França. Sim, este é um livro francês, provavelmente um dos motivos de ser meio diferentão para o nosso gosto mais acostumado com fantasia americana e inglesa.
Nota

Garanta seu exemplar no link abaixo e boa leitura!


Ficha Técnica
Não esqueça de adicionar ao seu Skoob
Título: Os Noivos do Inverno
Autora: Christelle Dabos
Tradução: Sofia Soter
Editora: Morro Branco
Ano: 2018
Páginas: 416
ISBN: 9788592795382
Sinopse: Vencedor do Grand Prix de l’Imaginaire.
Honesta e cabeça-dura, Ophélie não se importa com as aparências. Mas, por baixo de seus óculos de aros largos e cachecol desgastado, a garota esconde poderes únicos: ela pode ler o passado dos objetos e atravessar espelhos. A vida tranquila que leva em Anima se transforma quando Ophélie é prometida em casamento à Thorn, herdeiro de um distante e poderoso clã.
Agora, ela terá que deixar para trás tudo o que conhece e seguir seu noivo até Cidade Celeste, a capital flutuante de uma gelada arca conhecida como Polo. Ali, o perigo espreita em cada esquina, e não se pode confiar em ninguém. Sem se dar conta, Ophélie torna-se um peão em um jogo político mortal, capaz de mudar tudo para sempre.

Não esqueça de adicionar ao seu ![[Resenha] Lebre da Madrugada – Arthur Malvavisco Capa do livro. Ilustração com um fundo roxo. Em primeiro plano, uma lebre branca, ao redor dele, ocupando o restante da capa, diversos objetos, uma garrafa, duas flores distintas, uma pena escura, uma pinça, uma tesoura e uma faca com cabo estilizado. No topo, o título do livro em branco com fonte estilizada.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/LebreDaMadrugada-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] A cidade de bronze – S. A. Chakraborty Capa do livro. No fundo, um céu escuro, com alguns pontos luminosos no topo. Na base, uma perspectiva de horizonte com a silhueta de algumas construções em arquitetura árabe em dourado, e uma pessoa caminhando vista bem de longe. Do local dessa pessoa emana uma luz com labaredas amarelas que vão até o topo da capa avermelhando-se. No centro da capa uma mandala, e em primeiro plano o título do livro.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/ACidadeDeBronze-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] Olhos d’água – Conceição Evaristo Capa do livro. Ilustração do rosto de uma pessoa, mostrando apenas o olho, ocupando toda a capa, o olho é castanho, e a pele em tom marrom, tons azuis abaixo do olho mostram que a pessoa está chorando. O fundo é branco. No topo o nome da autora, e logo abaixo o título do livro em azul.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/OlhosDagua-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] Homens de armas – Terry Pratchett Capa do livro. Ilustração cartunesca em tom amarelado mostra um grupo de aventureiros medievais. No grupo faz parte uma guerreira que está a frente, seguida de um guerreiro, do outro lado um homem baixo carregando um machado, mais atras uma criatura semelhante a um ogro, do outro lado mais um guerreiro com machado e um pequeno dragão no ombro. Eles percorrem uma caverna. No topo, o nome do autor e título do livro. Na ponta superior direita, uma faixa com o texto "Discworld"](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/HomensDeArmas-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] De Lukov, com amor – Mariana Zapata Capa do livro. Fundo com manchas brancas e azuis claras formando uma textura parecida com gelo. Ocupando toda a capa, um buque de rosas. Em primeiro plano, o titulo do livro ocupando toda a capa, e no centro o texto "Autora bestseller do New York Times e USA Today, Mariana Zapata"](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/DeLukov-Site-696-390.jpg)


