Jo Nesbø é um escritor e músico norueguês mundialmente conhecido pela série de thrillers policiais protagonizada pelo detetive Harry Hole. Além desta série, Nesbø escreveu outros livros na temática policial como Sangue na neve e Headhunters. O Sol da Meia-Noite se distancia bastante do padrão de livros deste autor.
Ulf trabalha como vendedor para o maior traficante de drogas de Oslo. Quando se vê precisando de muito dinheiro urgentemente, ele aceita ser promovido para cobrador/assassino. Porém, Ulf não é bom em matar, então acaba traindo seu chefe e se tornando um alvo do mesmo. Fugindo de seus assassinos, Ulf se esconde numa pequena vila no condado de Finnmark, tão próxima do pólo norte que o sol não se põe.
Apesar de estar fugindo, ele não tem muita esperança de conseguir escapar. Ao receber a ajuda de Lea e seu filho Knut, ele acaba encontrando uma razão para tentar sobreviver apesar da situação desesperadora.
Quebra de expectativas
Esse era o único livro do Nesbø que eu ainda não tinha lido, então eu tinha certa expectativa do que encontrar. Porém, o livro não foi nada do que eu esperava. Ao invés de uma narrativa frenética com muitas reviravoltas e violência, esse livro é inesperadamente introspectivo. Acompanhamos Ulf repensando todas as suas decisões de vida enquanto espera a morte que ele acha que virá logo e o vemos começar a ter esperança novamente. O protagonista está pagando o preço de suas decisões ruins, enquanto Lea sofre pelo que foi imposto a ela pela sociedade em que vive.
Avaliação
O Sol da Meia-Noite é um bom livro sobre segundas chances quando tudo parece perdido. Apesar de ser um livro lento, algumas cenas são bem marcantes. Conseguimos simpatizar com Ulf e torcer por ele. Acredito que o leitor ficará satisfeito desde que não espere um típico livro policial como o Nesbø costuma publicar.
Nota

Garanta seu O Sol da Meia-Noite no link abaixo e boa leitura!


Ficha Técnica
Não esqueça de adicionar ao seu Skoob
Nome: O sol da meia-noite
Autor: Jo Nesbø
Tradução: Liliana Negrello e Christian Schwartz
Edição: 1ª
Editora: Record
Ano: 2018
Páginas: 224
ISBN: 8501113794
Sinopse: Jon Hansen (Ulf) está com os dias contados. E precisa fugir. Ele traiu a confiança de seu ex-chefe, o traficante mais poderoso de Oslo, que quer vê-lo morto. Uma dívida de sangue depois de um trabalho malfeito, ou, mais precisamente, não feito. Agora Jon, ou melhor, Ulf precisa se esconder. E é em um pequeno condado no extremo norte da Noruega que ele encontra refúgio. Em meio à comunidade local, ele se sente relativamente seguro e incrivelmente atraído por uma viúva cujo filho conquistou seu coração. Seus improváveis aliados o abrigam em uma cabana de caça na floresta. A companhia deles desperta no fugitivo algo que ele pensava que estivesse morto havia muito tempo… mas os dias intermináveis sob o sol da meia-noite, a solidão, a paisagem plana, monótona e desoladora vão, aos poucos, levando embora o que lhe resta de sanidade. Até o dia em que recebe a temida notícia de que os homens de seu caçador estão a caminho.

Não esqueça de adicionar ao seu ![[Resenha] Lebre da Madrugada – Arthur Malvavisco Capa do livro. Ilustração com um fundo roxo. Em primeiro plano, uma lebre branca, ao redor dele, ocupando o restante da capa, diversos objetos, uma garrafa, duas flores distintas, uma pena escura, uma pinça, uma tesoura e uma faca com cabo estilizado. No topo, o título do livro em branco com fonte estilizada.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/LebreDaMadrugada-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] A cidade de bronze – S. A. Chakraborty Capa do livro. No fundo, um céu escuro, com alguns pontos luminosos no topo. Na base, uma perspectiva de horizonte com a silhueta de algumas construções em arquitetura árabe em dourado, e uma pessoa caminhando vista bem de longe. Do local dessa pessoa emana uma luz com labaredas amarelas que vão até o topo da capa avermelhando-se. No centro da capa uma mandala, e em primeiro plano o título do livro.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/ACidadeDeBronze-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] Olhos d’água – Conceição Evaristo Capa do livro. Ilustração do rosto de uma pessoa, mostrando apenas o olho, ocupando toda a capa, o olho é castanho, e a pele em tom marrom, tons azuis abaixo do olho mostram que a pessoa está chorando. O fundo é branco. No topo o nome da autora, e logo abaixo o título do livro em azul.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/OlhosDagua-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] Homens de armas – Terry Pratchett Capa do livro. Ilustração cartunesca em tom amarelado mostra um grupo de aventureiros medievais. No grupo faz parte uma guerreira que está a frente, seguida de um guerreiro, do outro lado um homem baixo carregando um machado, mais atras uma criatura semelhante a um ogro, do outro lado mais um guerreiro com machado e um pequeno dragão no ombro. Eles percorrem uma caverna. No topo, o nome do autor e título do livro. Na ponta superior direita, uma faixa com o texto "Discworld"](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/HomensDeArmas-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] De Lukov, com amor – Mariana Zapata Capa do livro. Fundo com manchas brancas e azuis claras formando uma textura parecida com gelo. Ocupando toda a capa, um buque de rosas. Em primeiro plano, o titulo do livro ocupando toda a capa, e no centro o texto "Autora bestseller do New York Times e USA Today, Mariana Zapata"](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/DeLukov-Site-696-390.jpg)


