No início de Nosferatu conhecemos Victoria “Vic” McQueen ainda criança, descobrindo sua habilidade de encontrar objetos perdidos quando pedala sua bicicleta por uma ponte imaginária. Um dia, após uma briga com os pais, Vic sai de casa em busca de problemas e encontra Charles Talent Manx, um homem bizarro de idade indeterminada e que possui talentos parecidos com os dela.
Após esse encontro, a vida de Vic muda completamente. Passamos a acompanhar uma Vic adulta, lidando com as consequências do seu poder, os traumas causados pelo encontro com Manx e também pelo relacionamento conturbado com os pais. O retorno de Manx revira a vida de Vic novamente, dessa vez com consequências mais cruéis.
Uma nova versão do mito do vampiro
Manx é uma espécie de vampiro que suga a inocência e a vida de crianças como uma forma de se manter jovem. Suas vítimas são levadas no seu Rolls-Royce antigo para um lugar especial que ele chama de Terra do Natal. Gostei muito dessa versão do mito do vampiro, onde ao invés de sangue, a inocência das crianças é tomada. Como monstros não percebem que o são, Manx acha que está fazendo o bem para elas. Nesse livro temos também uma versão de Renfield, Bill Partidge, um homem com sérios problemas psicológicos que é usado por Manx para conseguir mais vítimas.
Avaliação
O livro é um pouco lento no início, principalmente nas partes que mostram o crescimento de Vic, mas depois ele engata a quinta marcha até um final explosivo. O autor soube construir bem os personagens, desde os protagonistas até coadjuvantes como a bibliotecária Maggie. Nós nos importamos com o destino deles, algo essencial para nos prender na história e temer pela vida dos personagens. O autor amarrou bem os acontecimentos, usando de forma orgânica as pequenas pistas que foram plantadas ao longo do enredo. Nosferatu não é assustador, mas apresenta algumas cenas bem tensas. Não me deixou com medo, mas me prendeu até o fim.
Nota

Garanta seu exemplar no link abaixo e boa leitura!


Ficha Técnica
Não esqueça de adicionar ao seu Skoob
Nome: Nosferatu
Autor: Joe Hill
Tradução: Fernanda Abreu
Edição: 1ª
Editora: Arqueiro
Ano: 2014
Páginas: 624
ISBN: 8580412978
Sinopse: Victoria McQueen tem um misterioso dom: por meio de uma ponte no bosque perto de sua casa, ela consegue chegar de bicicleta a qualquer lugar no mundo e encontrar coisas perdidas. Vic mantém segredo sobre essa sua estranha capacidade, pois sabe que ninguém acreditaria. Ela própria não entende muito bem.
Charles Talent Manx também tem um dom especial. Seu Rolls-Royce lhe permite levar crianças para passear por vias ocultas que conduzem a um tenebroso parque de diversões: a Terra do Natal. A viagem pela autoestrada da perversa imaginação de Charlie transforma seus preciosos passageiros, deixando-os tão aterrorizantes quanto seu aparente benfeitor.
E chega então o dia em que Vic sai atrás de encrenca… e acaba encontrando Charlie.
Mas isso faz muito tempo e Vic, a única criança que já conseguiu escapar, agora é uma adulta que tenta desesperadamente esquecer o que passou. Porém, Charlie Manx só vai descansar quando tiver conseguido se vingar. E ele está atrás de algo muito especial para Vic.
Perturbador, fascinante e repleto de reviravoltas carregadas de emoção, a obra-prima fantasmagórica e cruelmente brincalhona de Hill é uma viagem alucinante ao mundo do terror.

Não esqueça de adicionar ao seu ![[Resenha] Lebre da Madrugada – Arthur Malvavisco Capa do livro. Ilustração com um fundo roxo. Em primeiro plano, uma lebre branca, ao redor dele, ocupando o restante da capa, diversos objetos, uma garrafa, duas flores distintas, uma pena escura, uma pinça, uma tesoura e uma faca com cabo estilizado. No topo, o título do livro em branco com fonte estilizada.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/LebreDaMadrugada-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] A cidade de bronze – S. A. Chakraborty Capa do livro. No fundo, um céu escuro, com alguns pontos luminosos no topo. Na base, uma perspectiva de horizonte com a silhueta de algumas construções em arquitetura árabe em dourado, e uma pessoa caminhando vista bem de longe. Do local dessa pessoa emana uma luz com labaredas amarelas que vão até o topo da capa avermelhando-se. No centro da capa uma mandala, e em primeiro plano o título do livro.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/ACidadeDeBronze-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] Olhos d’água – Conceição Evaristo Capa do livro. Ilustração do rosto de uma pessoa, mostrando apenas o olho, ocupando toda a capa, o olho é castanho, e a pele em tom marrom, tons azuis abaixo do olho mostram que a pessoa está chorando. O fundo é branco. No topo o nome da autora, e logo abaixo o título do livro em azul.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/OlhosDagua-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] Homens de armas – Terry Pratchett Capa do livro. Ilustração cartunesca em tom amarelado mostra um grupo de aventureiros medievais. No grupo faz parte uma guerreira que está a frente, seguida de um guerreiro, do outro lado um homem baixo carregando um machado, mais atras uma criatura semelhante a um ogro, do outro lado mais um guerreiro com machado e um pequeno dragão no ombro. Eles percorrem uma caverna. No topo, o nome do autor e título do livro. Na ponta superior direita, uma faixa com o texto "Discworld"](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/HomensDeArmas-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] De Lukov, com amor – Mariana Zapata Capa do livro. Fundo com manchas brancas e azuis claras formando uma textura parecida com gelo. Ocupando toda a capa, um buque de rosas. Em primeiro plano, o titulo do livro ocupando toda a capa, e no centro o texto "Autora bestseller do New York Times e USA Today, Mariana Zapata"](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/DeLukov-Site-696-390.jpg)


