Sob a Redoma – Stephen King

1
Capa do livro. Um celeiro, uma igreja, algumas árvores e casas de uma cidade, todos presos em um domo transparente. Ao fundo um céu roxo-azulado. O nome do autor: Stephen King, e o titulo do livro: Sob a Redoma, em branco seguindo o formato do domo
Capa do livro. Um celeiro, uma igreja, algumas árvores e casas de uma cidade, todos presos em um domo transparente. Ao fundo um céu roxo-azulado. O nome do autor: Stephen King, e o titulo do livro: Sob a Redoma, em branco seguindo o formato do domo

Uma misteriosa redoma aparece ao redor da cidadezinha Chester’s Mill. A partir desse ponto, somos apresentados a população da cidade que por algum motivo (ou não) foi escolhida. Logo no início dessa história várias questões são levantadas pela população: de “onde veio a redoma? Será um teste do governo? Um ataque militar? Punição divina? Ameaça alienígena?” Essas são questões que com o enredo nos prende, mais uma vez King prova sua maestria em contar uma história em Sob a Redoma

Numa situação, o pior vem a tona

Quem já está acostumado com as obras do mestre e faz parte dos seus leitores fiéis sabe bem como King gosta de explorar o pior do ser humano em diversas situações. Claro que  em Sob a Redoma isso não é diferente! A premissa do livro é de certo modo simples: a população de uma pequena cidade por algum motivo ficou presa por uma redoma e ninguém até o momento sabe o que está acontecendo. Os habitante de Cherter’s Mill precisam se unir para sobreviver até que o governo dos Estados Unidos da América encontre uma forma de remover a redoma e descobrir como ela foi parar no local. Logo, sobrevivência é o objetivo de todos ali (ou da maioria).

Após o impacto inicial com as várias mortes que acontecem, você já deve ter percebido que o livro não se trata da Redoma e sim do que está sob ela.  Os personagens que conhecemos ao longo das mais de 900 páginas, segredos antes guardados a sete chaves agora se mostram, com Mills isolada do restante do mundo tudo, tudo mesmo pode acontecer.

Big Jim, o politico

O segundo vereador – que mais parece o primeiro – James Rennie, mais conhecido como Big Jim, com o caos que se instala devido a Redoma, se declara “muito preocupado com a cidade que tanto amo vai fazer o que estiver ao seu alcance para manter ordem na casa”. Mas não é bem assim: Big Jim é um vilão com tudo que tem direito, sem escrúpulos, manipulador e que não mede esforços para conseguir o que quer e do jeito que quer.

Big Jim é aquele tipo de personagem que ao mesmo tempo que é detestável desperta a curiosidade no leitor. Durante todo o livro ficava curiosa para saber qual seria o próximo passo dele. Jim é um homem comum que subiu ao poder e tudo o que ele quer é manter Mills a salvo (obviamente que segundo as leias dele). Jim se torna um dos pontos centrais da historia e vamos acompanhando a avalanche de informações do passado e presente desse vilão que fará tudo para manter sua imagem (e quando eu digo tudo é TUDO MESMO!).

A população sob a redoma

Como não se trata apenas de Big Jim, temos pessoas que são contra ele, que fazem questão de lembrá-lo que ele é apenas o segundo vereador. Enquanto a redoma está em Mills, temos uma mulher incrível, a jornalista Julia Shumway que é dona do jornal local e nem um pouco fã de Big Jim. Julia é uma das heroínas da nossa história, junto com Dale Barbara, o cara que estava no lugar errado na hora errada.

Barbie, como é carinhosamente chamado por Big Jim e seu filho, trabalha no restaurante da cidade como chapeiro e é novo em Mills. Ninguém sabe muito a seu respeito e na noite anterior ao “dia da redoma” estava indo embora da cidade, mas seus planos acabaram mudando. Com isso acaba juntando forças com Julia e alguns outros moradores de Mills para lutar contra a tirania de Big Jim.

Sob a redoma, a população que se conhece a anos vai resolver suas diferenças (ou não).  Temos aqui uma situação de isolamento em uma cidade onde todos se conhecem a anos, mas não se conhecem de jeito nenhum: quão fundo a população está disposta a cavar e onde quem tem segredos está disposto a chegar para manter sua imagem intacta?

Te convido a ler essa obra de um dos melhores contadores de historia, na minha humilde opinião e conhecer um pouco dessa pequena cidade.

Nota

5 selos cabulosos

Garanta seu exemplar no link abaixo e boa leitura!

logo da “amazon” em preto num fundo amarelo

Ficha Técnica