Muitas obras não devem ficar contidas só em uma mídia. Li a HQ Ye, do autor nacional Guilherme Petreca, e a vontade de vê-la transformada em uma animação é enorme. Uma obra onde o fantástico anda de mãos dadas com a metáfora. É contada uma história simples, que tem como tema principal algo complexo. Os traços e os desenhos carregados de originalidade tem o foco no infantil e falam sobre o medo.
Medo do começo ao fim
Medo é o cenário, é o grande vilão e marca a personalidade e características do protagonista Ye. Entretanto, tudo isso é feito com sutileza e até mesmo de forma lúdica. A HQ tem um jeitão de TV cultura, onde ensinar e emocionar nunca estão separados. É fácil imaginar uma mãe ou um pai lendo essa história para o seu filho e ensinando-o a lidar com o medo. Guilherme Petreca sabe usar a criatividade, ele tira algo do personagem principal para que o desenho substitua as palavras. As expressões, os personagens caricatos e todo ambiente não só encantam como tiram o peso do tema.
Para jovens e para adultos
O contido, tímido e bondoso Ye precisa se livrar de um mau dentro de si. A aventura de autodescoberta e evolução passa por navios piratas, bruxas, vilas e monstros. Tudo enche os olhos de uma criança e pode ser enxergado como metáfora por um adulto. A narrativa, bem conduzida, apesar da sua proposta infantil não tem receio de mostrar personagens tristes e outros alegres. Todos bem construídos, com importância para a história e ajudam o Ye.
Não falar do final seria um pecado. Ele é sensível, simples e de uma sutileza sem igual. Pode ser encarado como poético para um adulto preso em seus medos e é uma lição simples para uma criança; uma lição que pode ajudá-la a não temer o mundo.
Quem é o verdadeiro vilão da sua vida? Quem sempre barra as suas aventuras?
Uso todo o aprendizado da HQ e digo:
Lidar com o medo não é só lidar com o mundo, com as pessoas ou até mesmo com o futuro. Lidar com o medo, primeiramente, é lidar consigo mesmo.
Por fim, não tenha medo de ler essa excelente HQ nacional.
Nota

Garanta seu exemplar no link abaixo e boa leitura!


Ficha Técnica

Não esqueça de adicionar ao seu Skoob
Nome: Ye
Autor: Guilherme Petreca
Edição: 1º
Editora: Veneta
Ano: 2016
Páginas: 176
ISBN: 9788563137609
Sinopse: Piratas, bruxas, malandros e monstros: o menino Ye enfrenta os grandes perigos do mundo em sua jornada de autodescoberta. Este novo livro de Guilherme Petreca, uma das principais revelações da nova narrativa fantástica brasileira, é uma história de aventura e magia para adultos e crianças. Este livro encontrará seu público entre fãs de Senhor dos Anéis, Sandman, Harry Potter, História sem Fim, mas também o entre os leitores de Pequeno Príncipe, quadrinhos alternativos e jovens fãs de literatura de fantasia.

![[Resenha] Lebre da Madrugada – Arthur Malvavisco Capa do livro. Ilustração com um fundo roxo. Em primeiro plano, uma lebre branca, ao redor dele, ocupando o restante da capa, diversos objetos, uma garrafa, duas flores distintas, uma pena escura, uma pinça, uma tesoura e uma faca com cabo estilizado. No topo, o título do livro em branco com fonte estilizada.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/LebreDaMadrugada-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] A cidade de bronze – S. A. Chakraborty Capa do livro. No fundo, um céu escuro, com alguns pontos luminosos no topo. Na base, uma perspectiva de horizonte com a silhueta de algumas construções em arquitetura árabe em dourado, e uma pessoa caminhando vista bem de longe. Do local dessa pessoa emana uma luz com labaredas amarelas que vão até o topo da capa avermelhando-se. No centro da capa uma mandala, e em primeiro plano o título do livro.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/ACidadeDeBronze-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] Olhos d’água – Conceição Evaristo Capa do livro. Ilustração do rosto de uma pessoa, mostrando apenas o olho, ocupando toda a capa, o olho é castanho, e a pele em tom marrom, tons azuis abaixo do olho mostram que a pessoa está chorando. O fundo é branco. No topo o nome da autora, e logo abaixo o título do livro em azul.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/OlhosDagua-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] Homens de armas – Terry Pratchett Capa do livro. Ilustração cartunesca em tom amarelado mostra um grupo de aventureiros medievais. No grupo faz parte uma guerreira que está a frente, seguida de um guerreiro, do outro lado um homem baixo carregando um machado, mais atras uma criatura semelhante a um ogro, do outro lado mais um guerreiro com machado e um pequeno dragão no ombro. Eles percorrem uma caverna. No topo, o nome do autor e título do livro. Na ponta superior direita, uma faixa com o texto "Discworld"](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/HomensDeArmas-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] De Lukov, com amor – Mariana Zapata Capa do livro. Fundo com manchas brancas e azuis claras formando uma textura parecida com gelo. Ocupando toda a capa, um buque de rosas. Em primeiro plano, o titulo do livro ocupando toda a capa, e no centro o texto "Autora bestseller do New York Times e USA Today, Mariana Zapata"](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/DeLukov-Site-696-390.jpg)


