Antes de falar de Sonetos de Amor & Desamor, permita-me, leitor, fazer uma digressão necessária.
Nem só de poesia vive o homem, mas vive de poesia também. Certa vez Jean-Paul Sartre escreveu: “O mundo pode passar muito bem sem a literatura. Mas pode passar ainda melhor sem o homem
A literatura e a poesia podem, de fato, não parecer importantes para algumas pessoas, mas a poética, a ficção, as histórias, essas coisas são parte da essência humana. Sem ela, talvez, sequer sejamos humanos.
O livro de poemas
Amor e desamor são dois dos temas mais caros à produção poética desde que ela existe, não à toa os jovens poetas começam escrevendo versos de (des)amor. Sonetos de Amor & Desamor, confesso, me interessou como introdução geral a essa vertente poética, quem sabe a mais (ou uma das) importante(s). O livro passeia por diversos autores de língua portuguesa, desde Camões e Florbela Espanca à Machado de Assis e Marta de Mesquita da Câmara.
A antologia é organizada por Ivan Pinheiro Machado, que já organizou outras para a L&PM, e também assina um curto texto de apresentação desta edição. Sonetos de Amor & Desamor é, justamente, um apanhado de alguns poemas presentes nos livros, anteriormente, organizados por Ivan Pinheiro Machado.
Para quem deseja conhecer muitos autores consagrados de uma só, descobrir com quais tem mais afinidade literária, este livro é uma ótima pedida. A partir de alguns poemas, que você (eu) acredita se destacar, vai acabar chegando em outros mais do mesmo autor, ao menos essa foi minha experiência.
A ressalva do método
Contudo, vale dizer (apesar dessa ser a proposta do livro): tenho uma ressalva quanto à repetição da forma soneto. Novamente, ressalto, é a proposta do livro, eu entendo, afinal é (talvez) a forma consagrada da poesia. De qualquer forma, é menos uma crítica e mais uma ressalva mesmo. O fato de ser uma série de sonetos enfileirados, pode ser exaustivo para alguns leitores. Se, assim como eu fiz inicialmente, você se propõe a lê-los de uma só vez, em uma sentada ou, ainda, se lê três, quatro (minha experiência) de uma só vez, acaba sendo uma leitura rasa, repetitiva, etc. O problema é que, graças à métrica, rimas, tudo se torna monótono, repetitivo, talvez enfadonho.
Argumento que, Sonetos de Amor & Desamor, seja um livro de consulta, ou daqueles que lemos aos poucos, em doses homeopáticas. Podemos ir marcando trechos e páginas e voltarmos, futuramente, seja depois de dias ou até mesmo semanas. Estendo esse método de leitura a todo livro de poemas, pois nos ajuda a refletir, relendo, reinterpretando, se atendo mais calmamente a cada palavra (talvez seja até mesmo um bom método para leitura de prosa, quem sabe?).
Quando terminei a primeira leitura, já fui relendo do início ao fim, fazendo marcações, pois não tive uma compreensão suficiente de diversos poemas do livro. Pela linguagem carregada, vários me soaram pesados na primeira leitura, mas, nesse segundo round, muita coisa se esclarece por si só, se apresenta de maneira menos hermética. É o tipo de leitura que considero ter um bom valor a todos os leitores (que estejam afim, pois o mais legal da literatura é sua liberdade quase irrestrita).
Nota

Garanta seu exemplar no link abaixo e boa leitura!




![[Resenha] Lebre da Madrugada – Arthur Malvavisco Capa do livro. Ilustração com um fundo roxo. Em primeiro plano, uma lebre branca, ao redor dele, ocupando o restante da capa, diversos objetos, uma garrafa, duas flores distintas, uma pena escura, uma pinça, uma tesoura e uma faca com cabo estilizado. No topo, o título do livro em branco com fonte estilizada.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/LebreDaMadrugada-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] A cidade de bronze – S. A. Chakraborty Capa do livro. No fundo, um céu escuro, com alguns pontos luminosos no topo. Na base, uma perspectiva de horizonte com a silhueta de algumas construções em arquitetura árabe em dourado, e uma pessoa caminhando vista bem de longe. Do local dessa pessoa emana uma luz com labaredas amarelas que vão até o topo da capa avermelhando-se. No centro da capa uma mandala, e em primeiro plano o título do livro.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/ACidadeDeBronze-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] Olhos d’água – Conceição Evaristo Capa do livro. Ilustração do rosto de uma pessoa, mostrando apenas o olho, ocupando toda a capa, o olho é castanho, e a pele em tom marrom, tons azuis abaixo do olho mostram que a pessoa está chorando. O fundo é branco. No topo o nome da autora, e logo abaixo o título do livro em azul.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/OlhosDagua-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] Homens de armas – Terry Pratchett Capa do livro. Ilustração cartunesca em tom amarelado mostra um grupo de aventureiros medievais. No grupo faz parte uma guerreira que está a frente, seguida de um guerreiro, do outro lado um homem baixo carregando um machado, mais atras uma criatura semelhante a um ogro, do outro lado mais um guerreiro com machado e um pequeno dragão no ombro. Eles percorrem uma caverna. No topo, o nome do autor e título do livro. Na ponta superior direita, uma faixa com o texto "Discworld"](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/HomensDeArmas-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] De Lukov, com amor – Mariana Zapata Capa do livro. Fundo com manchas brancas e azuis claras formando uma textura parecida com gelo. Ocupando toda a capa, um buque de rosas. Em primeiro plano, o titulo do livro ocupando toda a capa, e no centro o texto "Autora bestseller do New York Times e USA Today, Mariana Zapata"](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/DeLukov-Site-696-390.jpg)


