Maresi é o primeiro volume da série “As Crônicas da Abadia Vermelha”, prevista para ser uma trilogia da escritora Maria Turtschaninoff. A edição brasileira foi lançada pela editora Morro Branco, com tradução de Lilia Loman e Pasi Loman. Por Maresi, a autora recebeu o Finlandia Junir Prize e o Swedish YLE Literatyra Prize, e o texto será adaptado para o cinema pela Film4 (informações retiradas da orelha do livro).
Resumo
Quando Maresi chegou à ilha da Menos, depois do inverno da fome, não acreditava realmente na existência da Abadia Vermelha. Mas o lugar existe, ele é real, e assim como as outras garotas que moram na Abadia, se tornou um lugar seguro para ela. Meninas vão para a Abadia por diferentes motivos, algumas porque seus familiares querem que elas tenham boa educação, outras por que suas famílias são muito pobres e não conseguem sustentá-las, algumas por terem alguma doença ou deficiência e outras são fugitivas de terras onde mulheres não podem saber ou dizer nada. Independente do qual motivo levou uma garota até a ilha, na abadia ela encontra um lar, um lugar seguro, um centro de aprendizado e uma irmandade onde todas se ajudam. Uma ilha onde homens não podem entrar e onde as mulheres se sentem seguras sob a proteção da Deusa e da Primeira Madre tem sua paz abalada após a chegada de Jai, que além de cabelos emaranhados, cicatrizes e roupas sujas, trás os perigos dos quais ela fugiu em sua terra natal.
“É difícil escrever sobre a morte, mas não há desculpa para não fazê-lo”
A história é apresentada pelo ponto de vista de Maresi , que está escrevendo sobre o que aconteceu na ilha e na Abadia após a chegada de Jai. Em sua narrativa, somos apresentadas às outras noviças e irmãs que compõem essa comunidade, onde mulheres convivem juntas e se ajudam mutuamente, sem a necessidade da presença masculina, exceto para transações comerciais que são realizadas no cais. No texto também é apresentada a mitologia da criação da Abadia, com a vinda das sete irmãs fundadoras e de como a Deusa as protegeu de antigos ataques dos homens. A crença na Deusa em suas diferentes facetas (a Donzela, que representa o início e a fertilizada, a Mãe com sua maturidade e cuidado e a Velha com o fim do ciclo e o conhecimento que vem com a morte) é o que dá o toque fantástico para ao texto, ele é apenas mais um elemento na construção da obra. Em suas quase 200 páginas, Turtschaninoff apresenta histórias de medo, superação e sororidade, mostrando que mulheres podem fazer qualquer coisa, e que a união dessa irmandade é o que as tornam mais fortes.
Maresi é um texto de leitura simples, mas nem por isso apresenta uma história rasa. A sutileza da obra de Turtschaninoff está justamente em apresentar diferentes personagens, de diferentes idades e origens, como a vida dessas mulheres é afetada por fatores externos, e como apesar de suas histórias e medos individuais, elas conseguem se juntar como uma irmandade para o crescimento de todas.
Um detalhe que eu gosto muito é da “câmara do tesouro”, que é a biblioteca da abadia, lugar que abriga o conhecimento trazido pelas primeiras irmãs, e que foi crescendo com o relato das novas irmãs. Maresi é que batiza a biblioteca de câmara do tesouro, pois para ela, quem não sabia que existiam tantos livros no mundo antes de chegar a abadia e para outras que viviam em uma sociedade onde as mulheres não podem estudar, conhecimento se torna o maior dos tesouro.
Nota:

Ficha Técnica
Nome: Maresi (As Crônicas da Abadia Vermelha, #1)
Autor: Maria Turtschaninoff
Edição: 1ª
Tradução: Lilia Loman e Pasi Loman
Editora: Morro Branco
Ano: 2018
Páginas: 200
ISBN: 9788592795276
Resumo: Uma história sobre amizade e sobrevivência, magia e encantamento, beleza e terror.
Maresi chegou à Abadia Vermelha quando tinha 13 anos, durante o Inverno da Fome. Antes disso, só ouvira rumores e fábulas sobre o lugar. Em um mundo onde garotas são proibidas de estudar ou seguir seus próprios sonhos, uma ilha habitada apenas por mulheres soava como uma fantasia incrível. Agora Maresi vive ali e sabe que é real. Ela está segura.
Tudo muda quando Jai, com seus cabelos emaranhados, cicatrizes e roupas sujas, chega em um navio. Ela fugia da crueldade e dos perigos escondidos em sua terra natal – mas os homens que a perseguem não vão parar por nada, até encontrá-la.
Agora as mulheres e meninas da Abadia Vermelha terão que usar seus poderes e conhecimento ancestral para combater as forças que desejam destruí-las. E Maresi, assombrada por seus próprios pesadelos, deve confrontar seus mais profundos e terríveis medos.

![[Resenha] Lebre da Madrugada – Arthur Malvavisco Capa do livro. Ilustração com um fundo roxo. Em primeiro plano, uma lebre branca, ao redor dele, ocupando o restante da capa, diversos objetos, uma garrafa, duas flores distintas, uma pena escura, uma pinça, uma tesoura e uma faca com cabo estilizado. No topo, o título do livro em branco com fonte estilizada.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/LebreDaMadrugada-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] A cidade de bronze – S. A. Chakraborty Capa do livro. No fundo, um céu escuro, com alguns pontos luminosos no topo. Na base, uma perspectiva de horizonte com a silhueta de algumas construções em arquitetura árabe em dourado, e uma pessoa caminhando vista bem de longe. Do local dessa pessoa emana uma luz com labaredas amarelas que vão até o topo da capa avermelhando-se. No centro da capa uma mandala, e em primeiro plano o título do livro.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/ACidadeDeBronze-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] Olhos d’água – Conceição Evaristo Capa do livro. Ilustração do rosto de uma pessoa, mostrando apenas o olho, ocupando toda a capa, o olho é castanho, e a pele em tom marrom, tons azuis abaixo do olho mostram que a pessoa está chorando. O fundo é branco. No topo o nome da autora, e logo abaixo o título do livro em azul.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/OlhosDagua-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] Homens de armas – Terry Pratchett Capa do livro. Ilustração cartunesca em tom amarelado mostra um grupo de aventureiros medievais. No grupo faz parte uma guerreira que está a frente, seguida de um guerreiro, do outro lado um homem baixo carregando um machado, mais atras uma criatura semelhante a um ogro, do outro lado mais um guerreiro com machado e um pequeno dragão no ombro. Eles percorrem uma caverna. No topo, o nome do autor e título do livro. Na ponta superior direita, uma faixa com o texto "Discworld"](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/HomensDeArmas-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] De Lukov, com amor – Mariana Zapata Capa do livro. Fundo com manchas brancas e azuis claras formando uma textura parecida com gelo. Ocupando toda a capa, um buque de rosas. Em primeiro plano, o titulo do livro ocupando toda a capa, e no centro o texto "Autora bestseller do New York Times e USA Today, Mariana Zapata"](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/DeLukov-Site-696-390.jpg)


