Um lugar para todos, de Thrity Umrigar, é um romance construído a partir das histórias de vários personagens, todos moradores do edifício Wadia, localizado em Bombaim. O acontecimento central da trama é o casamento de Mehernosh Kanga, o jovem filho do morador mais bem-sucedido do prédio e que cresceu em contato com todos os seus moradores. A festa, seus preparativos e rituais, conduzem os moradores a diferentes reflexões sobre suas vidas por meio de lembranças.
Múltiplas tramas
O livro não apresenta muita ação, sendo que a maior parte do seu desenvolvimento acontece no plano da memória. Cada personagem é conduzido a rever sua vida, por conta do casamento. Rusi Bilimoria relembra sua expectativa de fazer sucesso nos negócios, frustrada, assim como seu casamento. Dosamai, a viúva fofoqueira do prédio, vê-se lembrando do marido, do filho e das amarguras que lhe foram impostas com um casamento arranjado que impossibilitou seus sonhados estudos.
A cada capítulo, o interior de um personagem é explorado. Alegrias, tristezas, arrependimentos… Cada trama é única ao ser desnudada para o leitor.
Um retrato de Bombaim
O livro também é um retrato da transformação sofrida por Bombaim com a sua modernização. As mudanças da cidade acompanham as lembranças dos personagens, que veem com alguma nostalgia o passado da cidade.
No plano presente, a obra também expõe a diferença entre as classes sociais da cidade, num acontecimento inesperado em meio ao festejo de casamento. O ocorrido desperta, mais no leitor do que nos personagens, um olhar para o triste ciclo de pobreza e de dependência social de cidades urbanizadas e superpopulosas.
Além disso, o enredo apresenta muitos elementos culturais da cidade de Bombaim. Costumes, religião, preconceitos, uma série de elementos culturais próprios dos moradores da cidade é retratada.
Pouca ação numa escrita delicada
O livro não desenvolve muitos acontecimentos, muita ação alucinante. Como acompanhamos a vida de pessoas distintas a partir da memória, as cenas descritas são intercaladas por reflexões, então esta não é uma obra de leitura muito rápida.
Ainda assim, Um lugar para todos é um livro gostoso de ler e em nenhum momento se torna maçante. Isso porque somos conquistados pelas diversas personalidades transcritas e queremos descobrir como irão se desenrolar as situações de cada uma.
A escrita de Umrigar carrega sensibilidade na medida, para emocionar e movimentar a leitura sem transformá-la em um dramalhão. A linguagem é direta, simples de compreender. Nem mesmo os termos mantidos no idioma parse, falado pelos personagens, atrapalha a leitura, pois são facilmente identificáveis pelo contexto.
Uma obra sobre a vida real
Como todo o romance se volta para o interior e o psicológico dos personagens, essa é uma obra intimista, em que facilmente nos identificamos com os sentimentos descritos. Torcemos pelos personagens, queremos que seus projetos deem certo, esperamos que suas vidas sigam caminhos de felicidade. Não acontece para todos e nisso, essa obra é muito fiel à realidade.
Assim como os moradores do Wadia, começamos a vida na juventude recheados de sonhos e projetos, amores e expectativas. Ao longo da vida, nem tudo funciona como gostaríamos e muitas vezes precisamos lidar com o fracasso ou a infelicidade. Isso, no entanto, não deve ser motivo para desistências.

Garanta seu exemplar no link abaixo e boa leitura!


Ficha Técnica
Título: Um lugar para todos
Autora: Thrity Umrigar
Edição: 1ª
Editora: Nova Fronteira
Ano: 2008
Páginas: 298
ISBN: 978-85-209-2192-0
Sinopse: No casamento de um jovem morador de um prédio de classe média em Bombaim, homens e mulheres dessa comunidade ímpar se reúnem e recordam sua juventude, refletindo sobre as mudanças que os anos trouxeram. As vidas desses parses que cresceram juntos no edifício Wadia são reveladas em toda a sua complexa humanidade: a decadência de Adi Patel devida ao alcoolismo, a língua afiada da fofoqueira Dosamai, a traição e a dor-de-cotovelo de Soli Contractor. Testemunha de tudo isso, Rusi Bilimoria, um empresário desiludido, luta para encontrar o sentido da própria vida e manter unida uma comunidade prestes a se fragmentar.
Um lugar para todos é uma obra que demonstra a pluralidade humana e a realidade de uma cidade e de pessoas em transformação. É uma leitura que mexe com a percepção do leitor sobre a vida!

![[Resenha] Lebre da Madrugada – Arthur Malvavisco Capa do livro. Ilustração com um fundo roxo. Em primeiro plano, uma lebre branca, ao redor dele, ocupando o restante da capa, diversos objetos, uma garrafa, duas flores distintas, uma pena escura, uma pinça, uma tesoura e uma faca com cabo estilizado. No topo, o título do livro em branco com fonte estilizada.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/LebreDaMadrugada-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] A cidade de bronze – S. A. Chakraborty Capa do livro. No fundo, um céu escuro, com alguns pontos luminosos no topo. Na base, uma perspectiva de horizonte com a silhueta de algumas construções em arquitetura árabe em dourado, e uma pessoa caminhando vista bem de longe. Do local dessa pessoa emana uma luz com labaredas amarelas que vão até o topo da capa avermelhando-se. No centro da capa uma mandala, e em primeiro plano o título do livro.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/ACidadeDeBronze-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] Olhos d’água – Conceição Evaristo Capa do livro. Ilustração do rosto de uma pessoa, mostrando apenas o olho, ocupando toda a capa, o olho é castanho, e a pele em tom marrom, tons azuis abaixo do olho mostram que a pessoa está chorando. O fundo é branco. No topo o nome da autora, e logo abaixo o título do livro em azul.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/OlhosDagua-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] Homens de armas – Terry Pratchett Capa do livro. Ilustração cartunesca em tom amarelado mostra um grupo de aventureiros medievais. No grupo faz parte uma guerreira que está a frente, seguida de um guerreiro, do outro lado um homem baixo carregando um machado, mais atras uma criatura semelhante a um ogro, do outro lado mais um guerreiro com machado e um pequeno dragão no ombro. Eles percorrem uma caverna. No topo, o nome do autor e título do livro. Na ponta superior direita, uma faixa com o texto "Discworld"](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/HomensDeArmas-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] De Lukov, com amor – Mariana Zapata Capa do livro. Fundo com manchas brancas e azuis claras formando uma textura parecida com gelo. Ocupando toda a capa, um buque de rosas. Em primeiro plano, o titulo do livro ocupando toda a capa, e no centro o texto "Autora bestseller do New York Times e USA Today, Mariana Zapata"](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/DeLukov-Site-696-390.jpg)


