O livro o Incêndio de Tróia traz uma nova perspectiva da mitológica queda dessa Cidade-Estado. Desta vez pelo olhar de Kassandra, princesa e sacerdotisa de Tróia. É um contraponto à Ilíada e até recomendo como primeira leitura para depois adentrar nesta.
Uma outra Tróia
Aqui o protagonismo de Kassandra leva o leitor a explorar as relações políticas e culturais dos povos que compartilham o mar Egeu recriadas pela Marion Zimmer Bradley (autora de As Brumas de Avalon) e os conflitos entre os novos e velhos deuses. A sacerdotisa de Troia é um fio condutor pelos acontecimentos e atua em momentos chaves no trajeto de tentar salvar sua cidade. Mas a jornada da protagonista não se reduz à Tróia, mesmo que ela carregue seu legado, sua caminhada toma rumos não lineares.
A visão de Kassandra e o dom dos deuses
AVISO DE SPOILERS
A construção identitária da protagonista passa pelo advento da mulher enlouquecida pela premonição. Posição contra o qual luta e pela qual é sempre tentada a se submeter. Primeiro ao controle do pai, depois à sujeição sacerdotal, à tirania de seu captor e, por fim, quebra esse ciclo para garantir seu próprio bem estar. A partir daí, o dom se sobressalta como ferramenta para sua sobrevivência quando já não é mais valorizado como instrumento para prevenir os males que ameaçam o bem comum.
Nem dos deuses nem dos homens
Os conflitos advindos da visão moldam as relações de poder entre o feminino e o masculino, entre matriarcado e patriarcado entre deusas e deuses e tem como local de combate a cidade de Tróia e, principalmente, a mente e o espírito de Cassandra e é estagiante como a sacerdotisa se liberta das várias opressões.
Um último toque desse reconto são os personagens revisitados pela Bradley. O agir, pensar e interagir de personagens clássicos como Helena, Príamo, Menelau, Ajax e outros tantos passam pela tipografia singular da autora e deixam impressões que enriquecem os seus esteriótipos.
Bem, essa foi uma pequena amostra do que esse livro épico tem a oferecer.
Boa leitura!
Gostou da resenha? Temos mais sobre isso aqui no Leitor Cabuloso:
- [PODCAST] CabulosoCast #14A – Mulheres na Literatura
- [PODCAST] Covil de Livros 76 – As Brumas de Avalon
Nota

Garanta seu exemplar no link abaixo e boa leitura!


Ficha Técnica

Não esqueça de adicionar o livro no Skoob
ISBN-10: 8531210585

![[Resenha] Lebre da Madrugada – Arthur Malvavisco Capa do livro. Ilustração com um fundo roxo. Em primeiro plano, uma lebre branca, ao redor dele, ocupando o restante da capa, diversos objetos, uma garrafa, duas flores distintas, uma pena escura, uma pinça, uma tesoura e uma faca com cabo estilizado. No topo, o título do livro em branco com fonte estilizada.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/LebreDaMadrugada-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] A cidade de bronze – S. A. Chakraborty Capa do livro. No fundo, um céu escuro, com alguns pontos luminosos no topo. Na base, uma perspectiva de horizonte com a silhueta de algumas construções em arquitetura árabe em dourado, e uma pessoa caminhando vista bem de longe. Do local dessa pessoa emana uma luz com labaredas amarelas que vão até o topo da capa avermelhando-se. No centro da capa uma mandala, e em primeiro plano o título do livro.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/ACidadeDeBronze-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] Olhos d’água – Conceição Evaristo Capa do livro. Ilustração do rosto de uma pessoa, mostrando apenas o olho, ocupando toda a capa, o olho é castanho, e a pele em tom marrom, tons azuis abaixo do olho mostram que a pessoa está chorando. O fundo é branco. No topo o nome da autora, e logo abaixo o título do livro em azul.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/OlhosDagua-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] Homens de armas – Terry Pratchett Capa do livro. Ilustração cartunesca em tom amarelado mostra um grupo de aventureiros medievais. No grupo faz parte uma guerreira que está a frente, seguida de um guerreiro, do outro lado um homem baixo carregando um machado, mais atras uma criatura semelhante a um ogro, do outro lado mais um guerreiro com machado e um pequeno dragão no ombro. Eles percorrem uma caverna. No topo, o nome do autor e título do livro. Na ponta superior direita, uma faixa com o texto "Discworld"](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/HomensDeArmas-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] De Lukov, com amor – Mariana Zapata Capa do livro. Fundo com manchas brancas e azuis claras formando uma textura parecida com gelo. Ocupando toda a capa, um buque de rosas. Em primeiro plano, o titulo do livro ocupando toda a capa, e no centro o texto "Autora bestseller do New York Times e USA Today, Mariana Zapata"](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/DeLukov-Site-696-390.jpg)


