Toninho cresceu em uma família de caçadores de seres sobrenaturais e foi treinado desde criança para encontrar criaturas que procuram fazer mal a seres humanos e eliminá-las. Lembra certa série? Lembra sim. Mas as semelhanças de O Auto da Maga Josefa param nessa premissa.
Supernatural Nordestino
Quando soube desse livro logo imaginei que a caracterização da região Nordeste fosse ficar ruim, talvez ofensiva, mesmo sem intenção. Ao começar a leitura realmente estava achando exagerado, até perceber que além de se passar no interior, a trama acontece ali por volta da década de 1950. Parei para refletir e percebi que na verdade estava muito bem caracterizado: a autora conseguiu transmitir não apenas o modo de falar, mas também os costumes dos diferentes estados. Fica aqui minha solidariedade ao Toninho por ninguém entender o porquê de não ser muito chegado à tapioca.
Mas vamos à trama de O Auto da Maga Josefa. Toninho estava em uma de suas andanças, tentando exorcizar um demônio que constantemente fugia para possuir outros corpos, até topar com Josefa, uma maga. Neste mundo, as magas são filhas do próprio demônio com uma mulher humana e que graças a isso possuem longevidade e poderes mágicos, mas já nascem com a alma condenada ao inferno.
Os dois se unem para expulsar esse demônio e, ainda que desconfiados um com o outro, resolvem começar uma parceria para acabar com outras criaturas que assolam a região.
A partir daí temos um caso diferente por capítulo, deixando o livro com cara de coletânea de contos, sendo sua ligação o desenvolvimento do companheirismo entre Toninho e Josefa. Assim, a história melhora a cada capítulo, trazendo diferentes criaturas, mistérios e bom humor.
O mistério que permeia o livro todo é o que Josefa realmente deseja. Afinal, ela é poderosa o bastante para não precisar da ajuda de um humano. Vamos descobrindo pistas sobre isso ao longo da história, enquanto os dois protagonistas constroem sua amizade. Mas para mim o melhor do livro são os casos em si. Paola Siviero trouxe criaturas de diversas culturas, apresentando explicações criativas para justificar a presença de certas criaturas no interior nordestino como vampiros e lobisomens.
Mas é bom?
É muito bom! É divertido, criativo e diferente.
Para quem já leu ou não se importar com spoilers, o pessoal do Covil de Livros fez um podcast sobre O Auto da Maga Josefa, que aliás foi por onde conheci.
Nota

Garanta seu exemplar no link abaixo e boa leitura!


Ficha Técnica

Não esqueça de adicionar ao seu Skoob
Nome: O Auto da Maga Josefa
Autor: Paola Siviero
Editora: Dame Blanche
Ano: 2018
Páginas: 250 ISBN: B07GSGWFMC
Sinopse: Toda lenda tem raízes na realidade e Toninho sabe disso melhor do que ninguém – a seca é apenas uma das muitas maldições que assolam o Agreste. Fantasmas, vampiros e gigantes não assustam esse jovem caçador de demônios, mas ele se surpreende ao conhecer a misteriosa Josefa, que também percorre as estradas áridas do Nordeste atrás de criaturas malignas. As intenções da maga em lutar contra os seres de outro mundo talvez sejam obscuras, mas a jornada ao seu lado certamente será uma aventura inesquecível…

![[Resenha] Lebre da Madrugada – Arthur Malvavisco Capa do livro. Ilustração com um fundo roxo. Em primeiro plano, uma lebre branca, ao redor dele, ocupando o restante da capa, diversos objetos, uma garrafa, duas flores distintas, uma pena escura, uma pinça, uma tesoura e uma faca com cabo estilizado. No topo, o título do livro em branco com fonte estilizada.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/LebreDaMadrugada-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] A cidade de bronze – S. A. Chakraborty Capa do livro. No fundo, um céu escuro, com alguns pontos luminosos no topo. Na base, uma perspectiva de horizonte com a silhueta de algumas construções em arquitetura árabe em dourado, e uma pessoa caminhando vista bem de longe. Do local dessa pessoa emana uma luz com labaredas amarelas que vão até o topo da capa avermelhando-se. No centro da capa uma mandala, e em primeiro plano o título do livro.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/ACidadeDeBronze-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] Olhos d’água – Conceição Evaristo Capa do livro. Ilustração do rosto de uma pessoa, mostrando apenas o olho, ocupando toda a capa, o olho é castanho, e a pele em tom marrom, tons azuis abaixo do olho mostram que a pessoa está chorando. O fundo é branco. No topo o nome da autora, e logo abaixo o título do livro em azul.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/OlhosDagua-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] Homens de armas – Terry Pratchett Capa do livro. Ilustração cartunesca em tom amarelado mostra um grupo de aventureiros medievais. No grupo faz parte uma guerreira que está a frente, seguida de um guerreiro, do outro lado um homem baixo carregando um machado, mais atras uma criatura semelhante a um ogro, do outro lado mais um guerreiro com machado e um pequeno dragão no ombro. Eles percorrem uma caverna. No topo, o nome do autor e título do livro. Na ponta superior direita, uma faixa com o texto "Discworld"](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/HomensDeArmas-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] De Lukov, com amor – Mariana Zapata Capa do livro. Fundo com manchas brancas e azuis claras formando uma textura parecida com gelo. Ocupando toda a capa, um buque de rosas. Em primeiro plano, o titulo do livro ocupando toda a capa, e no centro o texto "Autora bestseller do New York Times e USA Today, Mariana Zapata"](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/DeLukov-Site-696-390.jpg)


