Bem-vindos ao paraíso – Nicole Dennis-Benn

0

Bem-vindos ao Paraíso é o livro de estreia de Nicole Dennis-Benn, uma escritora jamaicana que vive nos Estados Unidos e escreve principalmente sobre questões relacionadas a mulheres, sexualidade (ela fala muito sobre relações lésbicas) e sobre o modo de vida na Jamaica.

Nessa obra, Nicole explora de uma maneira muito sensível a vida das mulheres negras de pele escura na Jamaica dos anos 90. Em um contexto de expansão do turismo na Jamaica com a construção dos resorts, a sociedade é exposta a novos dilemas, como a valorização das regiões litorâneas como área turística e expulsão, nessas áreas, da população local.

Mães e Filhas

A história se concentra em personagens que vivem em River Bank, uma comunidade pobre em vias de desapropriação onde moram as personagens principais. Margô é uma recepcionistas de um resort que tem ambição de crescer na carreira. Ela mora em River Bank com Delores, sua mãe, que é uma habilidosa vendedora de artigos para turistas e que, junto com Margô, faz de tudo para que a jovem Tandhi consiga estudar em uma escola particular cara e ser torne médica.

Qualquer semelhança com  aquele tipo de família em que as gerações anteriores se sacrificam e se esforçam para que alguém mais novo consiga ascender socialmente não é mera coincidência. Essa é uma realidade muito comum na história de vida de famílias pobres e, de cara, gera um sentimento de empatia por essas mulheres mais velhas que fazem de tudo pra que a menina não passe por tantas dificuldades quanto elas passaram. No livro, vemos a própria comunidade reconhecer e apoiar os investimentos que a mãe e a irmã mais velha fazem para que a menina tenha uma vida melhor.

Colorismo e oportunidades

Mas com o passar da leitura, as camadas das personagens vão se descortinando. Primeiro Tandhi, apesar de boa aluna, não compartilha do sonho da mãe e da irmã de se tornar médica. A menina é muito mais voltada para as artes, e se sente mal em ter que reprimir seus interesses em nome de uma vida que as outras querem pra ela. Além disso, Tandhi (como qualquer adolescente) vive os dilemas típicos da idade e tudo que ela quer é ser aceita pelos outros. É a partir desta personagem que a autora introduz um tema muito sensível na sociedade jamaicana dos anos 90: o colorismo. Tandhi é a menina com a pele mais escura do colégio e, por isso, ela não é vista como bonita. Essa relação entre pele negra escura e o padrão de beleza afeta profundamente a autoestima da menina.

“Ela tinha aquele cabelo bom que chegava até as costas e a pele de manteiga de amendoim, que algumas pessoas chamariam de dourada; um tom que, na época, faria com que ela conseguisse um emprego como caixa de banco ou comissária de bordo, ou a coroa de Miss Jamaica.” p. 116

As meninas de pele mais clara são as que conseguem vagas como recepcionista, conseguem os melhores empregos, conseguem relacionamentos com caras importantes… Enfim, há uma hierarquia entre as mulheres de acordo com a tonalidade de pele no qual quanto mais escura é a pele da mulher, menores são as suas oportunidades na sociedade.

Histórias paralelas

E a Thandi vive esse drama da autodescoberta do seu lugar na sociedade jamaicana, percebendo que ela precisa mais do que ser inteligente para ter sucesso na vida.
Margô, além do trabalho como recepcionista no hotel, se prostitui com alguns hospedes para aumentar a renda. E, em paralelo, mantém uma relação secreta com Verdene, uma mulher um pouco mais velha, assumidamente lésbica e totalmente malvista pela comunidade.

E a Delores? A mãe das duas tem uma relação bem complicada com Margô, parece que elas apenas se toleram e ao longo do livro vamos percebendo que a vida não foi muito fácil para nenhuma das duas e que existem muitas mágoas entre elas.

Análise crítica

Bem-vindos ao paraíso é um livro denso, com histórias verossímeis de vidas que são muito semelhantes à realidade de mulheres negras e pobres em vários lugares do mundo. Ele nos propõe a olhar a fundo os paraísos tropicais, aqueles locais turísticos, paradisíacos e encantadores, mas que, no cotidiano, são habitados por pessoas que estão a margem desse encantamento todo produzido por esses lugares, no frágil equilíbrio entre sobreviver e viver.

Um dos pontos altos do livro é a opção de se manter uma linguagem popular. A tradução foi maravilhosa ao manter das diferenças linguísticas entre as personagens, cultas ou não, que se se refletem totalmente no falar. Então, o livro é todo escrito em linguagem popular. No começo é complicado ler todos aqueles erros de grafia, mas aos poucos, a leitura pega o ritmo e flui. Esse recurso narrativo é fundamental para diferenciar a posição social dos personagens e nos transportar para o contexto da narrativa.

Perspectivas

A história é contada sob diferentes pontos de vista, alternado a visão das personagens principais e nos fazendo perceber que a vida e as relações humanas são mais complexas do que podemos imaginar. As personagens são multifacetadas, despertam sentimentos ambíguos e são, ao mesmo tempo, vítimas e algozes em um sistema de opressão contínuo.

O livro é dividido em 3 partes, a primeira é mais uma apresentação das personagens e das questões levantadas pela obra, a trama realmente ganha corpo na segunda parte e na terceira, a ação de desenvolve de maneira muito rápida, talvez até um pouco corrida demais. Mas que não compromete a qualidade da obra.

Bem-vindos ao paraíso é vencedor de vários prêmios internacionais e Nicole é hoje um dos principais nomes da literatura caribenha. Vale muito a pena conhecer essa obra.

Gostou da resenha? Temos mais sobre isso aqui no Leitor Cabuloso:

Nota

5 selos cabulosos

Garanta seu exemplar no link abaixo e boa leitura!

logo da “amazon” em preto num fundo amarelo

Ficha Técnica

Não esqueça de adicionar o livro no Skoob

Nome: Bem-vindos ao paraíso
Autora: Nicole Dennis-Benn
Tradução: Heci Candiane
Edição:
Editora: Morro Branco
Ano: 2018
Páginas: 416
ISBN: 9788592795337
Sinopse: Em um resort luxuoso nas belas praias de areia branca da Jamaica, Margot luta para manter Thandi, sua irmã mais nova, na escola. Ensinada desde pequena a usar o corpo para sobreviver, ela está determinada a proteger Thandi do mesmo destino. Mas quando a construção de um novo hotel ameaça sua vila, Margot enxerga uma oportunidade de independência financeira e a chance de admitir um segredo chocante: seu amor proibido por outra mulher.

Bem-vindos ao paraíso é um romance de estreia poderoso e um hino sensível aos dramas de um mundo escondido na vasta extensão de mar turquesa, um lugar que muitos turistas veem apenas como um paraíso.