O Tigre na Sombra – Lya Luft

0
Recorte da capa do livro. Fundo com um tecido azul brilhante com algumas dobras, no primeiro plano o nome da autora Lya Luft, abaixo o titulo
Recorte da capa do livro. Fundo com um tecido azul brilhante com algumas dobras, no primeiro plano o nome da autora Lya Luft, abaixo o titulo "O tigre na sombra".

A vida de Dolores foi marcada pela presença de um tigre de olhos azuis, que espreita nos espelhos, junto com a sua gêmea tão diferente dela. Nascida com uma deformidade em uma das pernas, que é mais curta que a outra, sempre mancou e teve dores para caminhar. Sua imperfeição foi motivo aparente para conquistar o desprezo de sua mãe, que a repreendia na mesma proporção em que mimava a filha mais velha, Dália.

Juntando as peças

É por meio de uma narrativa não totalmente linear que conhecemos a vida de Dolores e montamos o quebra-cabeça de suas angústias, tristezas, vitórias e decepções. Misturando fatos da vida adulta a memórias infantis, a narradora-personagem nos apresenta seus dramas, tão humanos, tão reais.

Junto com Dolores, nos sentimos ora imperfeitos e pequenos, em outras, vencedores que superaram as adversidades. E essa narração em primeira pessoa é um dos charmes do livro, algo que mantém o leitor preso à história e curioso para saber o que mais acontecerá à personagem.

TODA HISTÓRIA HUMANA É COMPLICADA. NENHUMA TERMINA:
AS ONDAS DO MAR SÃO SEMPRE
AS MESMAS ÁGUAS.

Além disso, a linguagem direta do livro torna a leitura fluída. Apesar de a construção da trama ser bem feita, é rápido lê-la, pois não há saturações. Até nos momentos mais sombrios da narrativa, o ritmo não se perde. Também não se perde a veia poética que acompanha a escrita, com alguns trechos particularmente bonitos e reflexivos.

Vendo o quadro todo

Como boa obra literária, O tigre na sombra expõe diferentes matizes da humanidade. Seus personagens são pessoas comuns, imperfeitas, que falham, mas continuam vivendo, seguindo adiante. Por seus retratos, podemos repensar a natureza humana, a pequenez da nossa vida e também que, se nos sentimos falhos, isso não significa que não iremos alcançar nossos sonhos.

Porém, se a obra pode ser considerada “redondinha” e me agradou pela sua boa construção, não posso negar que ainda assim faltou algo na obra que a tornasse inesquecível. Ainda assim, vale a pena conferi-la. Deixo a vocês o convite para ler essa obra rápida e aparentemente despretensiosa, que a despeito da capa bem pouco chamativa tem o nome de Lya Luft e uma narrativa envolvente e reflexiva.

04 selos cabulosos

 

 

 

Garanta seu exemplar no link abaixo e boa leitura!

logo da “amazon” em preto num fundo amarelo

Ficha Técnica

Título: Tigre na sombra, o
Autora: Lya Luft
Edição: 1ª
Editora: Record
Ano: 2012
Páginas: 128
ISBN: 8501400963
Sinopse: Neste O tigre na sombra, Lya é fiel ao seu universo de mistério, magia e dramas humanos muito reais que, de uma forma ou de outra, atingem todos nós. Os difíceis relacionamentos amorosos e familiares são o chão sobre o qual suas personagens caminham. O duelo entre vida e morte subjaz a todos os outros temas. O elemento enigmático permanece em muitas figuras, como a singular Vovinha, que ninguém sabe de onde veio e teria sido antes uma sereia, trazida a terra pelo amor do avô marinheiro, o bebê ciclope, o pai de família atormentado que dorme com revólver debaixo do travesseiro.

O romance todo é surpreendente, mas o final deste surpreende ainda mais. E ficamos, como sempre, encantados e enredados nessa ficção que a cada livro mais se aperfeiçoa e seduz.