A vida de Dolores foi marcada pela presença de um tigre de olhos azuis, que espreita nos espelhos, junto com a sua gêmea tão diferente dela. Nascida com uma deformidade em uma das pernas, que é mais curta que a outra, sempre mancou e teve dores para caminhar. Sua imperfeição foi motivo aparente para conquistar o desprezo de sua mãe, que a repreendia na mesma proporção em que mimava a filha mais velha, Dália.
Juntando as peças
É por meio de uma narrativa não totalmente linear que conhecemos a vida de Dolores e montamos o quebra-cabeça de suas angústias, tristezas, vitórias e decepções. Misturando fatos da vida adulta a memórias infantis, a narradora-personagem nos apresenta seus dramas, tão humanos, tão reais.
Junto com Dolores, nos sentimos ora imperfeitos e pequenos, em outras, vencedores que superaram as adversidades. E essa narração em primeira pessoa é um dos charmes do livro, algo que mantém o leitor preso à história e curioso para saber o que mais acontecerá à personagem.
TODA HISTÓRIA HUMANA É COMPLICADA. NENHUMA TERMINA:
AS ONDAS DO MAR SÃO SEMPRE
AS MESMAS ÁGUAS.
Além disso, a linguagem direta do livro torna a leitura fluída. Apesar de a construção da trama ser bem feita, é rápido lê-la, pois não há saturações. Até nos momentos mais sombrios da narrativa, o ritmo não se perde. Também não se perde a veia poética que acompanha a escrita, com alguns trechos particularmente bonitos e reflexivos.
Vendo o quadro todo
Como boa obra literária, O tigre na sombra expõe diferentes matizes da humanidade. Seus personagens são pessoas comuns, imperfeitas, que falham, mas continuam vivendo, seguindo adiante. Por seus retratos, podemos repensar a natureza humana, a pequenez da nossa vida e também que, se nos sentimos falhos, isso não significa que não iremos alcançar nossos sonhos.
Porém, se a obra pode ser considerada “redondinha” e me agradou pela sua boa construção, não posso negar que ainda assim faltou algo na obra que a tornasse inesquecível. Ainda assim, vale a pena conferi-la. Deixo a vocês o convite para ler essa obra rápida e aparentemente despretensiosa, que a despeito da capa bem pouco chamativa tem o nome de Lya Luft e uma narrativa envolvente e reflexiva.

Garanta seu exemplar no link abaixo e boa leitura!


Ficha Técnica
Título: Tigre na sombra, o
Autora: Lya Luft
Edição: 1ª
Editora: Record
Ano: 2012
Páginas: 128
ISBN: 8501400963
Sinopse: Neste O tigre na sombra, Lya é fiel ao seu universo de mistério, magia e dramas humanos muito reais que, de uma forma ou de outra, atingem todos nós. Os difíceis relacionamentos amorosos e familiares são o chão sobre o qual suas personagens caminham. O duelo entre vida e morte subjaz a todos os outros temas. O elemento enigmático permanece em muitas figuras, como a singular Vovinha, que ninguém sabe de onde veio e teria sido antes uma sereia, trazida a terra pelo amor do avô marinheiro, o bebê ciclope, o pai de família atormentado que dorme com revólver debaixo do travesseiro.
O romance todo é surpreendente, mas o final deste surpreende ainda mais. E ficamos, como sempre, encantados e enredados nessa ficção que a cada livro mais se aperfeiçoa e seduz.

![[Resenha] Lebre da Madrugada – Arthur Malvavisco Capa do livro. Ilustração com um fundo roxo. Em primeiro plano, uma lebre branca, ao redor dele, ocupando o restante da capa, diversos objetos, uma garrafa, duas flores distintas, uma pena escura, uma pinça, uma tesoura e uma faca com cabo estilizado. No topo, o título do livro em branco com fonte estilizada.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/LebreDaMadrugada-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] A cidade de bronze – S. A. Chakraborty Capa do livro. No fundo, um céu escuro, com alguns pontos luminosos no topo. Na base, uma perspectiva de horizonte com a silhueta de algumas construções em arquitetura árabe em dourado, e uma pessoa caminhando vista bem de longe. Do local dessa pessoa emana uma luz com labaredas amarelas que vão até o topo da capa avermelhando-se. No centro da capa uma mandala, e em primeiro plano o título do livro.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/ACidadeDeBronze-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] Olhos d’água – Conceição Evaristo Capa do livro. Ilustração do rosto de uma pessoa, mostrando apenas o olho, ocupando toda a capa, o olho é castanho, e a pele em tom marrom, tons azuis abaixo do olho mostram que a pessoa está chorando. O fundo é branco. No topo o nome da autora, e logo abaixo o título do livro em azul.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/OlhosDagua-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] Homens de armas – Terry Pratchett Capa do livro. Ilustração cartunesca em tom amarelado mostra um grupo de aventureiros medievais. No grupo faz parte uma guerreira que está a frente, seguida de um guerreiro, do outro lado um homem baixo carregando um machado, mais atras uma criatura semelhante a um ogro, do outro lado mais um guerreiro com machado e um pequeno dragão no ombro. Eles percorrem uma caverna. No topo, o nome do autor e título do livro. Na ponta superior direita, uma faixa com o texto "Discworld"](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/HomensDeArmas-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] De Lukov, com amor – Mariana Zapata Capa do livro. Fundo com manchas brancas e azuis claras formando uma textura parecida com gelo. Ocupando toda a capa, um buque de rosas. Em primeiro plano, o titulo do livro ocupando toda a capa, e no centro o texto "Autora bestseller do New York Times e USA Today, Mariana Zapata"](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/DeLukov-Site-696-390.jpg)


