O Homem Vazio – Thiago Lee

0
Recorte da capa do livro
Recorte da capa do livro "O Homem Vazio" escrito por Thiago Lee. Na imagem, um jovem negro segurando um celular na mão. Ao fundo, no lado direito temos o MASP e no lado esquerdo o interior de um vagão de metrô com sombras de pessoas olhando para seus celulares.

“Foi o meu próprio rosto que vi quando olhei para o rapaz vindo em minha direção”.

Assim começa O Homem Vazio, uma fantasia urbana escrita por Thiago Lee e contemplado pelo 1º Edital de Publicação de Livros na Cidade e São Paulo em 2018.

Não existe amor em SP

A história se passa na capital de São Paulo e narra estranhos acontecimentos na vida de Otto, um jovem que, como milhares de outros, tenta sobreviver na grande cidade. Entre a rotina de trabalho, apuros no metrô, almoços no boteco do “Seu Gildo“, preocupações com sua mãe e baladas na Avenida Augusta, Otto tenta ganhar a vida e fazer seu canal no Youtube engrenar.

Em meio a tudo isso, existem estranhos relatos de pessoas que estão desaparecendo em São Paulo. Certamente esse fato passaria desapercebido por muitos. Afinal, numa das maiores cidades do mundo, desaparecimentos são comuns e isso certamente não chamaria a atenção de Otto se ele não recebesse a visita de uma pessoa exatamente igual a ele que o alertasse.

Certamente a visão de um sósia deixaria qualquer um desnorteado, mas o “Outro Otto” não dá tempo para o rapaz: ele explica que veio da São Paulo do Lado de Lá e que os desaparecimentos que estão ocorrendo são causados porque as pessoas estão sendo esquecidas: pouco a pouco, na rotina de todas as coisas que consomem a vida, as pessoas são esquecidas pelos familiares, amigos, colegas de trabalho, paqueras das baladas; quando elas são esquecidas, elas desaparecem.

Assim, se não fizer alguma coisa, Otto será o próximo a desaparecer.

Devolva minha vida e morra

Thiago Lee tem muitos acertos em O Homem Vazio. Primeiramente, ele constrói uma história de fantasia urbana bem diferente do que vemos em outros livros. Inesperadamente, é uma fantasia que não possui magia, seres sobrenaturais ou monstros, sendo mais uma ficção científica ao brincar com realidades paralelas.

Certamente o segundo destaque vai para a cidade de São Paulo. Acima de tudo, a cidade é utilizada de uma maneira primordial para o desenvolvimento da história, sendo muito mais que apenas o cenário onde ela se passa. Isso dá um gostinho a mais pra quem já conhece a capital.

Além disso, O Homem Vazio traz personagens cativantes e de fácil identificação: com dois ou três parágrafos é possível identificar quem é Otto, Otávio, Ana e todos os outros. São típicos jovens, mães, irmãs, colegas de trabalho, personalidades da internet. Enfim, são facilmente reconhecíveis e de assimiláveis, deixando a narrativa fluir muito fácil.

Aqui ninguém vai pro céu

Por fim, temos uma história estruturada por pontos de vista, sendo que cada parte é narrada por um personagem, alternando a narrativa e acrescendo mais histórias paralelas ao plot principal. Portanto, pode esperar algumas surpresas e algumas reviravoltas na história por conta disso.

Nesse sentido, O Homem Vazio traz uma leitura muito fluída e alguns finais que talvez não agradem todos os leitores. Mas certamente vale a pena ler esse livro e acompanhar a jornada desses jovens em busco de não se tornarem vazios e esquecidos. É um livro nacional, então é perfeito para que você #LeiaNovosBR.

Nota

3 selos cabulosos e meio.

Garanta o seu exemplar e boa leitura!

Amazon – ebook Kindle
Amazon – capa comum

O Homem VazioNão esqueça de adicionar o livro no Skoob
Nome: O Homem Vazio
Autor: Thiago Lee
Edição: 1ª
Editora: Independente
Ano: 2018
Páginas: 320
ISBN: 9788553047666
Sinopse:Tímido e solitário, Otto divide seu tempo entre o trabalho, o trânsito infernal e os hospitais, que visita frequentemente com a mãe enferma. Em meio a uma onda de sumiços na cidade, ele descobre a São Paulo do Lado de Lá, uma realidade paralela que engole cada um dos desaparecidos.
 
Em breve um Covil de Livros analisando o livro com spoilers!