Terra em Chamas – Crônicas Saxônicas #5 | Bernard Cornwell

0

Era uma vez, num reino muito distante…

Terra em Chamas é o quinto livro do romance histórico das Crônicas Saxônicas do Bernard Cornwell, publicado em 2009. A história se passa no século IX, na época que o Reino Unido ainda era os reinos de Wessex, Nortumbria e Mércia. Como nos volumes anteriores, o autor romantiza os fatos históricos, utilizando um personagem ficcional, Uhtread de Bebbanburg, para nos ensinar a história por um ângulo suave e imersivo. Neste livro o foco é na Mércia e a retomada dela pelos ingleses, já que naquela época era dominada por dinamarqueses.

Senta que lá vem história

O prólogo do livro começa com um Uhtread já velho, cerca de 60 anos, pedindo abrigo em um monastério localizado na Mércia. Os monges claramente estão incomodados com a presença dele, mas não podem lhe negar ajuda. Certa manhã, nosso protagonista encontra três monges trabalhando como copistas e um bispo os supervisionando e percebe um antigo manuscrito da história da Mércia. Ao folhear o livro ele não encontra nenhuma menção a si próprio, apenas ao seu primo e a Eduardo, como os líderes da retomada da região contra os dinamarqueses. Indignado, ele pega o volume e o queima, gerando a revolta do bispo e então ele começa a contar como realmente aconteceu.
O livro é dividido em três partes, começando com Uhtread por volta de seus 35 anos, comandante militar de Lundene e senhor da guerra de Alfredo, sendo chamado para pagar um “suborno” em prata e devolver o navio do Jarl Haesten para que ele deixe a Mércia e Wessex em paz. Em seguida, ele precisa lidar com um grande Jarl que está causando grande problema a Wessex.
Nesse livro eu voltei a me empolgar depois de ter achado o vol. III e IV bons (e nada mais). A grande variedades de inimigos apresentados a nós e a forma que a narrativa se dá sem perder o ritmo foram os grandes acerto deste livro. Diferentemente dos dois livros anteriores, neste Uhtread sofre com dramas complicadíssimos, após um certo evento ainda na primeira parte, a história toma um rumo totalmente distinto, mas “o destino é implacável” e o nosso mulherengo e carismático protagonista precisa magoar seu irmão de criação Ragnar para cumprir com seu juramento feito com o coração.

Felizes para sempre

Terra em Chamas está recheado de muita intriga política, ação, estratégias de guerra e personagens que, no momento em que aparecem, já sabemos que lá vem problema. Essa obra retoma o espírito das duas primeiras edições, sendo um item necessário na estante  de todos que já conhecem o trabalho do Bernard Cornwell.

Nota

Garanta o seu exemplar e boa leitura!

Amazon – Capa comum
Amazon – Ebook Kindle

Não esqueça de adicionar o livro no Skoob

Nome:
 Terra em Chamas (Crônicas Saxônicas #5)
Autor: Bernard Cornwell
Tradução: Ivanir Alves Calado
Edição: 1ª
Editora: Grupo Editorial Record
Ano: 2010
Páginas: 378
ISBN: 9878501089984
Sinopse: O rei Alfredo está com a saúde debilitada. Seu herdeiro ainda é muito jovem. Seus inimigos, os dinamarqueses, fracassaram em tomar Wessex, mas agora a vitória parece iminente. Lideradas pelo brutal Harald Cabelo de Sangue, as hordas vikings atacam. Mas o rei tem Uhtred, que inflige aos vikings uma de suas maiores derrotas.
No entanto, o gosto da vitória inglesa é ofuscado por uma tragédia que leva Uhtred a jurar jamais servir o reino saxão novamente. Agora o sonho de retomar as terras que lhe são de direito na Nortúmbria parece mais próximo. E para alcançar seu objetivo, o guerreiro se une ao amigo Ragnar e ao antigo inimigo Haesten para tomar Wessex.
Mas o destino tem outros planos. Os dinamarqueses de Ânglia Oriental e os vikings da Nortúmbria pretendem conquistar toda a Inglaterra. A filha de Alfredo então implora pela ajuda de Uhtred e o guerreiro, incapaz de dizer não, toma a frente do exército derrotado da Mércia, rumo a uma batalha inesquecível num campo encharcado de sangue junto ao Tâmisa.
Na série Crônicas Saxônicas, Cornwell narra a história de Alfredo, o Grande, e de seus descendentes, e, nesse quinto volume, apresenta a criação da Inglaterra que conhecemos hoje. Nos Estados Unidos, o livro alcançou o quarto lugar na lista dos mais vendidos do jornal The New York Times.


Samuel Muca é servidor público do estado do Amazonas e acadêmico de direito. Esse rapaz caolho bebe e lê como poucos, mas procrastina como ninguém. Entre aventuras, ele apresenta o podcast Boteco dos Versados.