Ordem Vermelha: Os Filhos da Degradação – Felipe Castilho

0

Foi com muita empolgação que acompanhei, infelizmente de longe, o lançamento do livro Ordem Vermelha: Os Filhos da Degradação, primeira obra do escritor Felipe Castilho pela editora Intrínseca. O livro, produzido em parceria com a CCXP, teve grande destaque no evento, e foi muito gostoso ver um autor nacional ser publicado com alarde por uma importante editora, num evento de grande proporção e alcance.

Comprei o livro na mesma semana, mas só comecei a ler no primeiro dia de 2018. Levei 3 dias para percorrer as 440 páginas do volume, que já chama atenção pela linda capa e projeto gráfico muito bem feito. No meio do livro há um mapa do universo de Castilho que é de encher os olhos de tão bonito.

Ordem Vermelha se passa no reino de Untherak, uma grande cidade murada, fora da qual existe apenas um grande deserto, chamado de Degradação. Untherak é governada pela deusa Una, uma entidade divina formada pela união dos 6 deuses que existiam anteriormente. A misteriosa Centípede e o amedrontador general Proghon formam, junto com Una, a cúpula do governo.

Não existe liberdade em Untherak. Todas as criaturas (humanos, anões, sinfos, gnolls, kaorshs e alguns poucos gigantes) vivem sob um regime ditadorial, no qual trabalham como escravos para manter Untherak funcionando. É possível comprar a semiliberdade, por um valor exorbitante, ou conquistá-la no Festival da Morte, famoso por nunca ter sido vencido. Uma nova edição do festival está prestes a acontecer e a kaorsh Raazi vai tentar a sorte.

Na mitologia de Castilho, os sinfos são pequenas criaturas ligadas à natureza e aos animais, de vida breve; os gnolls são ligados à agua, mas se tornaram quadrúpedes e ferozes e os kaorsh são seres que tem um relacionamento muito forte com as cores, conseguindo alterar as cores deles mesmo, assim como de outras coisas. Eles se referem a seus corpos como canväs. O livro, como o nome sugere, também tem relação com a cor vermelha que, por motivos desconhecidos, é proibida em toda Untherak.

Além de Raazi, outros personagens nos são aprensentados, como o falcoeiro Aelian, o sinfo Ziggy e seu betouro Thrul, o anão Harun, e o personagem misterioso que atormenta os servos de Una, chamado de Aparição, que usa um manto vermelho e uma imensa espada. Esses são apenas alguns dos nomes que acompanhamos numa narrativa deveras envolvente.

É difícil falar sobre a trama de Ordem Vermelha sem dar spoilers, então me limitarei a dizer que o livro é cheio de surpresas e reviravoltas. Acredito que até mesmo a estrutura da história foge, de certa forma, do que eu esperava de uma obra de fantasia épica. Um dos grandes destaques para mim é o desenvolvimento cuidadoso e detalhado dos personagens, que leva o leitor a criar um identificação muito rápida com eles, e acompanhar sua jornada de perto, torcendo para que as coisas dêem certo.

Outro ponto positivo da obra é a representatividade de gênero, sexual e racial. Os personagens de Castilho são diversos, e essa diversidade é apresentada de forma muito natural e gostosa. As histórias deles não giram em torno de suas características, e ainda assim elas fazem toda diferença em sua construção e comportamento.

Ordem Vermelha me foi uma supresa em diversos aspectos, desde seu lançamento, passando por sua trama, a construção dos personagens, o worldbuilding e toda mitologia criada pelo autor. Saio dessa leitura com a certeza de que há muita coisa além de Untherak a ser explorada nesse novo universo fantástico, e desde já aguardo por mais histórias dos Filhos da Degradação. #LeiaNovosBR

Nota

 

Ficou interessado(a)? Você encontra o livro nas lojas abaixo:

Amazon

Submarino

Não esqueça de adicionar o livro no Skoob

Nome: 
Ordem Vermelha: Filhos da Degradação
Autor: Felipe Castilho
Edição: 1ª
Editora: Intrínseca
Ano: 2017
Páginas: 448
ISBN: 978-8551002698
Sinopse: Você destruiria seu mundo em nome da verdade?

A última região habitada do mundo, Untherak, é povoada por humanos, anões e gigantes, sinfos, kaorshs e gnolls. Nela, a deusa Una reina soberana, lembrando a todos a missão maior de suas vidas: servir a ela sem questionamentos. No entanto, um pequeno grupo de rebeldes, liderado por uma figura misteriosa, está disposto a tudo para tirá-la do trono.

Com essa fagulha de esperança, mais indivíduos se unem à causa e mostram a Una que seus dias talvez estejam contados. Um grupo instável e heterogêneo que precisará resolver suas diferenças a fim não só de desvendar os segredos de Untherak, mas também enfrentar seu mais terrível guardião, o general Proghon, e preparar-se para a possibilidade de um futuro totalmente desconhecido. Se uma deusa cai, o que vem depois?

Ordem Vermelha: Filhos da Degradação é o preâmbulo da jornada de quatro improváveis heróis lutando pela liberdade de um povo, um épico sobre resistir à opressão, sobre lutar contra o status quo e construir bravamente o próprio destino. Porta de entrada para um novo mundo com inspirações de fantasia medieval, personagens marcantes e uma narrativa que salta das páginas a cada vila, ruela e beco de Untherak. O primeiro livro de fantasia que a editora Intrínseca lança em parceria com a CCXP – Comic Con Experience, escrito por Felipe Castilho em cocriação com Rodrigo Bastos Didier e Victor Hugo Sousa.