Em “Caçador em Fuga“, Ramon Espejo acorda dentro de um aquário e aos poucos seu corpo entra em modo de alerta. A situação é crítica e, passado pouco tempo, ele percebe que sua vida nunca mais será a mesma, pois ele se tornou refém de uma tribo de alienígenas de um lugar pacato da colônia São Paulo. Sob total controle de Maneck, um dos alienígenas, Ramon vai tentar ser a única coisa que nenhum de seus algozes pode: humano. Somente essa singularidade natural pode salvar a sua vida; enquanto tenta rastrear outro homem de sua espécie para entregar ao seu inimigo, ele ainda tem que garantir sua sobrevivência e planejar sua vida, já que outros homens podem estar em seu encalço por conhecer seu passado.
Caçar ou fugir?
A situação de Ramon é complicada: atual morador de uma colônia extraterrestre, seu jeito grosseiro, violento e rude o colocou em uma situação muito complicada. Buscando encontrar uma saída que não lhe custe a vida, o protagonista acaba se tornando vítima de um sequestro e total dominação de uma tribo alienígena que procura por um outro ser humano de seu interesse.
Ramon não gosta de ser dominado, afinal, ele é um caçador: entre buscas por recompensas, lutas e fugas, este homem bronco e mal educado é sobrevivente de uma terra em extinção com todos os erros políticos e injustiças sociais. Ramon passou por muitos problemas enquanto estava na terra e enfrentou o diabo para poder ter sua liberdade fora do planetinha de merda da qual ele saiu. O que ele queria na colônia São Paulo era simples: trabalhar todo dia, receber seu pagamento, ficar com a sua mulher e encher a cara, como lhe foi ensinado que era o certo, como a vida se mostrou certa. Foi por aí que tudo deu errado.
Como Ramon vai se livrar de Maneck, sobreviver perante à criatura que é muito mais forte e inteligente que ele, muito mais sagaz e dominante de uma tecnologia ainda desconhecida? Depois disso, como o mexicano vai conseguir ter o controle de sua vida de volta, sendo que cometeu um erro que pode custar tudo o que alcançou até aqui?
Análise Crítica
“Caçador em Fuga” é um livro de ficção científica escrito por três autores: George R. R. Martin, Gardner Dozois e Daniel Abraham. Os três demoraram trinta anos para terminar a estória de Ramon e o resultado é esse livro de pouco mais de 300 páginas que apresenta personagens de personalidade marcante, enredo bacana e um cenário cativante. O livro é repleto de ação, possibilitando uma leitura fluída e que prende a atenção.
No Brasil, ele foi lançado pela editora LeYa. O livro é em formato brochura, páginas amareladas, boa gramatura do papel, letras em preto e espaçamento bom. A tradução está muito bem feita e a capa é muito bonita.
Destaca-se a personalidade dos protagonistas e o problema final, com sua solução plausível e surpreendente. Ramon fala muitos palavrões, o que pode trazer certo desconforto para alguns leitores e, infelizmente, a sua masculinidade é trazida o tempo todo de forma violenta e provada por suas atitudes extremas. Não gostei da forma como a figura Helena, namorada de Ramon, é tratada na obra: uma mulher louca, submissa e, infelizmente, sempre centro da agressividade do personagem. Embora eu entenda que isso faz parte da construção da personalidade do protagonista humano, estou cansada de obras que criam tais personagens. Aguardo por obras que me surpreendam positivamente neste aspecto.
Por fim, o livro é bem escrito e todos os elementos básicos da ficção científica estão ali, em especial as críticas e reflexões construídas através da trama e desenvolvimento dos personagens. Se você procura por um livro divertido do gênero, vale a pena dar uma chance a este lançamento da editora LeYa. “Caçador em Fuga” foi lançado em 2017 e é um dos mais divertidos livros que li no ano.
Nota

Ficou interessado(a)? Você encontra o livro nas lojas abaixo:
Amazon (livro físico)
Amazon (ebook kindle)
Submarino
Não esqueça de adicionar o livro no Skoob
Nome: Caçador em Fuga
Autor: George R. R. Martin, Gardner Dozois, Daniel Abraham
Edição: 1ª
Editora: LeYa
Ano: 2017
Páginas: 304
ISBN: 9788544105214
Sinopse: Ao despertar num lugar escuro, Ramón Espejo não se lembra de como foi parar ali. Logo ele descobre que é refém de uma raça alienígena e que, para recuperar sua liberdade, será forçado a ajudá-los a encontrar outro humano como ele – um fugitivo. Quando a caçada começa, no entanto, Ramón recupera algumas lembranças: a miséria e as péssimas condições de trabalho e de vida no México; a decifsão de deixar a Terra e explorar um novo planeta-colônia, São Paulo; o sonho de encontrar metais valiosos e enriquecer; o desejo de uma nova chance. Agora, envolvido numa estranha perseguição nesse mundo hostil e imprevisível, Ramón precisa encontrar uma maneira de escapar de seus captores… e depois, de alguma forma, sobreviver. No entanto, à medida que suas memórias se fortalecem, Ramón descobre que seu pior inimigo pode ser ele mesmo. Caçador em fuga, publicação que faz parte do selo LeYa/Omelete, é uma história criada a seis mãos que levou quase trinta anos para ser escrita. O resultado é uma aventura de ficção científica que cria mundos e espécies diferentes com detalhes fascinantes, analisando a humanidade em seus piores e melhores momentos por meio de um personagem politicamente incorreto, atrapalhado e carismático.

![[Resenha] Lebre da Madrugada – Arthur Malvavisco Capa do livro. Ilustração com um fundo roxo. Em primeiro plano, uma lebre branca, ao redor dele, ocupando o restante da capa, diversos objetos, uma garrafa, duas flores distintas, uma pena escura, uma pinça, uma tesoura e uma faca com cabo estilizado. No topo, o título do livro em branco com fonte estilizada.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/LebreDaMadrugada-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] A cidade de bronze – S. A. Chakraborty Capa do livro. No fundo, um céu escuro, com alguns pontos luminosos no topo. Na base, uma perspectiva de horizonte com a silhueta de algumas construções em arquitetura árabe em dourado, e uma pessoa caminhando vista bem de longe. Do local dessa pessoa emana uma luz com labaredas amarelas que vão até o topo da capa avermelhando-se. No centro da capa uma mandala, e em primeiro plano o título do livro.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/ACidadeDeBronze-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] Olhos d’água – Conceição Evaristo Capa do livro. Ilustração do rosto de uma pessoa, mostrando apenas o olho, ocupando toda a capa, o olho é castanho, e a pele em tom marrom, tons azuis abaixo do olho mostram que a pessoa está chorando. O fundo é branco. No topo o nome da autora, e logo abaixo o título do livro em azul.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/OlhosDagua-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] Homens de armas – Terry Pratchett Capa do livro. Ilustração cartunesca em tom amarelado mostra um grupo de aventureiros medievais. No grupo faz parte uma guerreira que está a frente, seguida de um guerreiro, do outro lado um homem baixo carregando um machado, mais atras uma criatura semelhante a um ogro, do outro lado mais um guerreiro com machado e um pequeno dragão no ombro. Eles percorrem uma caverna. No topo, o nome do autor e título do livro. Na ponta superior direita, uma faixa com o texto "Discworld"](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/HomensDeArmas-Site-696-390.jpg)
![[Resenha] De Lukov, com amor – Mariana Zapata Capa do livro. Fundo com manchas brancas e azuis claras formando uma textura parecida com gelo. Ocupando toda a capa, um buque de rosas. Em primeiro plano, o titulo do livro ocupando toda a capa, e no centro o texto "Autora bestseller do New York Times e USA Today, Mariana Zapata"](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/08/DeLukov-Site-696-390.jpg)


