Todas as cores do Natal – Vitor Martins, Bárbara Morais, Lucas Rocha, Alliah, Mareska Cruz

0

O Natal já está chegando e nada mais justo do que compartilhar com vocês boas estórias sobre a época. Pensando nisso, minhas últimas leituras foram todas destinadas para livros e contos que tratam do feriado e é sobre uma delas que vamos conversar hoje.

Todas as cores do Natal, de todos os Natais

Todas as cores do Natal” é uma coletânea de cinco contos nacionais publicada pela Agência Página 7, cujo grande diferencial é a apresentação de estórias protagonizadas por personagens LGBTQ+ durante as confraternizações de fim de ano. Cada conto é individual e funciona por si, abrangendo narrativas, episódios, personagens, situações, cenários e mensagens diferentes, divertidas e algumas muito emocionantes.

Em “Vinte bombons de banana“, Vitor Martins conta a aventura vivida por Renato para encontrar o presente perfeito para o seu amigo secreto do curso de inglês, enquanto tenta lidar com a queda que sente por ele, aproveitando a oportunidade para demonstrar toda a atenção, carinho e atração que sente pelo rapaz. O plano funciona até que… a vida acontece e Renato passa a viver como as costumeiras aventuras de Natal real envolvendo crush costumam acontecer! É um conto divertido, leve, muito bem escrito e está ente os meus favoritos da coletânea: uma ótima forma de abrir o livro e nos envolver, nos preparando para as próximas narrativas. O espírito natalino com certeza está presente neste conto de maneira muito real!

A proposta da autora Bárbara Morais é um pouco diferente. Em “Garotas mágicas super natalinas“, ela apresenta um grupo de garotas como poderes mágicos que precisam se unir para lutar e vencer o mal que está destruindo Brasília. O conto é focado em uma delas, que está enfrentando dificuldades com seus poderes e corre o risco de perder tudo. Juntas, elas aprendem muitas coisas e têm a oportunidade de vencer muito mais do que esperam. Apesar de não ter muito envolvimento com o Natal enquanto feriado ou enquanto festividade, é um conto bacana, divertido, a mensagem final é importantíssima. Ele acaba sendo um pouco destoante da proposta esperada enquanto leitora por obras que envolvem o Natal, porém nem por isso perde seu valor, sendo bem direcionado a um público adolescente que precisa aprender a viver bem consigo mesmo.

O terceiro conto é escrito por Lucas Rocha. “A aventura do peru de natal” é um dos contos mais divertidos da coletânea toda e literalmente me fez gargalhar em voz alta em alguns momentos. Danilo quer um fim de ano comum: descansar, ler seu conto do Dickens, ir para a ceia com seus familiares, dormir e continuar a viver. Mas é Natal e a gente sabe que isso não acontece de verdade, não é mesmo? No dia 24 de dezembro, Danilo vê seu dia virar de ponta cabeça após uma tempestade acontecer, atrapalhando a entrega do peru de natal na casa de sua avó, a devolução do cachorro de sua vizinha e a necessidade de conversar (finalmente!) com seu vizinho pelo qual ele arrasta uma asa… como dizem por aí. Com delicadeza, o autor trabalha vários assuntos que envolvem família, perda, luto, sentimentos positivos e tristeza, solidariedade e é claro, o melhor do natal: a superação das regras e o amor vivenciado por todos quando é tudo isso que podemos ter. Também está no meu top 3!

Entremarés” de Alliah é o conto mais longo da coletânea e possivelmente o que traz maior presença de personagens LGTB+ de todo o livro. Os eventos acontecem durante vários dias e os personagens acabam vivendo várias coisas enquanto lutam para salvar um tubareio (uma criatura do mar que também consegue ter a forma humana) e uma ilha da destruição causada pela poluição provocada pela humanidade. O ponto positivo do conto é trazer personagens cujos diálogos são absurdamente reais e divertidos (tem inclusive alguns palavrões e expressões populares aqui), por outro lado a representatividade não é tão explicada. Possivelmente para quem se identifica com os personagens é fácil entender a significância de tê-los na obra, porém para quem não conhece os termos ou não se identifica com aquelas representações, elas ficam soltas no texto, ou seja, não possuem um grande peso para a estória como um todo. Para os acontecimentos, se o personagem é pan, demissexual, hetero, homoafetivo é o mesmo que falar que ele tem cabelos castanhos, ou seja, essas características estão presentes, porém não são elas que definem qualquer ação dentro da própria estória sendo narrada. Outro ponto que me incomodou um pouco é a quantidade excessiva de nome de floras e faunas que, novamente, para mim não acrescentaram em nada na estória, sendo muito específicas. Infelizmente, com este conto não consegui me conectar.

Fechando o livro, Mareska Cruz traz “Os quinze natais de Benedita“, uma estória sobre amor, amizade, família, confiança e continuidade. O conto narra os quinze natais vividos por Benedita, protagonista da estória, que sempre teve ao seu lado um amigo inseparável. Algo muito difícil acontece e aí Benedita que antes amava o natal, passa a odiá-lo até que a vida lhe dá novamente a oportunidade de aprender a construir relações de felicidade novamente. Tudo isso sendo sempre acompanhada por sua família e depois pela mulher pela qual é apaixonada. É uma estória bonita, com toque de natal para fã de fim de ano nenhum botar defeito! Colocá-lo como encerramento do livro foi uma escolha acertada!

Em um ano onde a representatividade esteve em pauta, é uma delícia poder conhecer esse livro. É um presente para a diversidade literária de nosso país e para nós, leitores e leitoras, que não abrimos mão de diversão e emoção enquanto lemos. A vida tem muitas cores e foi muito gostoso conhecer todas as cores do natal. Quer um bom presente? Leia este livro e se encante por essas estórias e personagens.

Nota

 

 

 

Ficou interessado(a)? Você encontra o livro nas lojas abaixo:

Amazon

Não esqueça de adicionar o livro no Skoob

Nome:
 Todas as Cores do Natal
Autor: Vitor Martins, Bárbara Morais, Lucas Rocha, Alliah, Mareska Cruz
Edição: 1ª
Editora: Agência Página 7
Ano: 2017
Páginas: 249
ASIN: B077YCQ874
Sinopse: A Agência Página 7 reuniu cinco autores para contar histórias divertidas e emocionantes sobre personagens LGBTQ+ durante as festas de fim de ano. “Todas as Cores do Natal” propõe trazer a voz dos escritores enquanto pessoas LGBTQ+ para ilustrar as experiências de seus personagens a partir de uma perspectiva mais próxima. Escrever com essa propriedade de fala é conhecida como “own voices” no mercado internacional e é muito importante para a diversidade na literatura.
Nessa coletânea, Vitor Martins narra uma divertida história de amigo secreto no curso de inglês que vai fazer o leitor morrer de amores e vergonha alheia por Renato. Já Bárbara Morais traz o universo das Garotas Mágicas para salvar o Natal na capital do país e falar sobre a importância da amizade verdadeira. Lucas Rocha conta como Danilo só queria um fim de ano comum, mas, de repente, tudo dá errado na noite de Natal e ele se vê preso em uma tempestade envolvendo um peru assado, um cachorro e o garoto por quem ele tem uma quedinha. Alliah mostra que uma simples viagem em grupo de fim de ano para uma ilha no litoral do Rio de Janeiro pode revelar seres sobrenaturais sofrendo com as alterações mágicas causadas pela poluição dos mares. Para fechar com chave de ouro, Mareska Cruz fala sobre a relação de Benedita com o Natal desde o seu nascimento: são quinze anos de pura diversão, coração partido, amor e amizade.