O Caminho do Louco – Alex Mandarino

0
“(…) É por isso que o Caminho do Louco é uma iniciação, mas não necessariamente uma iniciação mágicka. Você é o Louco, não um mago. Ou um sacerdote. O mais importante que tenho a lhe dizer é isto: verdade, conhecimento (ou cultura) e os caminhos da natureza. São as três chaves para manter afastada a escuridão da ignorância e da infelicidade. Mas não preciso lhe tratar como um pupilo ou um iniciante. Você é o Louco. Está aqui para traçar seu Caminho, não apenas para “aprender”. Pode nos ensinar também.” (p. 174)

“De louco, todo mundo tem um pouco”, diz um ditado popular. Será?

Após 20 anos trabalhando na mesma empresa, André Moire surta. Estafado de sua rotina aprisionadora dentro de uma redação de jornal, em uma manhã ele se levanta e joga tudo pra cima (ou para baixo, já que sua mesa fica em um mezanino e é de lá que ele joga seu computador).

Passada a empolgação de sua alforria moderna, André começa logo a perceber as mudanças em seu cotidiano: seu círculo de amigos jornalistas se afasta, seus dias não são mais preenchidos com ordens e longos textos dos quais não se interessa em fazer.

Ele pode fazer tudo e, depois de um breve período, decide jogar a mochila nas costas e viajar para conhecer o Brasil e parte dos países vizinhos. Mas, após pegar uma carta de Tarot no chão, ao acaso, ele descobrirá que sua vida nunca mais será a mesma…

“ – Vim me certificar de que estava bem. Vim recebe-lo. Você é uma nova pessoa agora.
 – Eu me sinto o mesmo, só que com fome.
– Bem, claro, ainda é o mesmo, em certo sentido. Mas também é outro.
– Porque veio ver como eu estava? Quem é você?
– Sou o Bagatto, lhe disse. E vim ver como você estava porque, bem, alguém tinha de vir fazer isso. E, por ser o Bagatto, tinha de ser eu.
– Como assim? Por quê?
– Tradição? Ordem natural das coisas? Chame como quiser, mas é assim. Tinha de ser eu, porque… bem, sabe o que eles dizem. Nunca – repito, nunca – invoque o Louco, a não ser que esteja preparado para que qualquer coisa possa acontecer. Eu vim porque estou preparado. Eu sou o Bagatto. O Mago. Você? Você é o Louco.”

Trilhando o Caminho do Louco

Acompanhando André em seu período sabático, somos convidados a trilhar com ele O Caminho do Louco, o caminho que o levará à iniciação no Tarot. O Tarot é um grupo internacional secreto que utiliza de todas as ferramentas humanas já descobertas e criadas para elevar o nível de consciência da humanidade.

Durante o Caminho, André descobrirá que é a representação de uma Carta Maior do baralho, o Louco, e começará sua iniciação conhecendo outros Arcanos Maiores: o Mago, a Sacerdotisa, a Imperatriz e o Imperador. Além destes, ele também terá oportunidade de cruzar sua história e suas ações com o Carro e muitos outros Arcanos Menores, em várias regiões do mundo.

O Caminho do Louco é repleto de aprendizados culturais, históricos, filosóficos e ação. Enquanto André trilha seu caminho em busca de saber quem é, aprendemos com ele sobre todos os lugares por onde passa. É uma verdadeira viagem de autodescoberta e exploração de novos universos.

Os Arcanos do Tarot – desenhados por Fred Rubim

O background da história

O roubo de um documento importante que estava sob proteção do Vaticano, coloca em risco a vida de todos os integrantes do Tarot, os já iniciados e os que ainda não se descobriram.

Os inimigos possuem agentes fortes e impassíveis que estão determinados a destruir todos que cruzarem o seu caminho.

Não se sabe o porquê e quem está no comando deles, mas é inquestionável que existe uma grande guerra. É melhor correr….

Análise Crítica

O romance de estreia do brasileiro Alex Mandarino é espetacular. “O Caminho do Louco” é um livro bem estruturado e muito bem escrito. O universo criado por Mandarino é grande e ele soube dosar os acontecimentos deste primeiro volume para nos deixar curiosos para continuar a trilogia e ao mesmo tempo satisfeitos por termos encerrado os primeiros acontecimentos marcantes da história ao lado de André.

O livro mistura ação, fantasia, flerta com a ficção científica e, por fim, acabou me fascinando em especial pelo seu conteúdo cultural. Enquanto acompanhamos o protagonista em suas viagens e sua iniciação no Tarot, os demais personagens compartilham fatos históricos, culturais e sociais fascinantes: é simplesmente delicioso ler sobre isso! Esses diálogos são tão prazerosos de ler que nos dá a sensação de estarmos ao lado do Louco, olhando as mesmas cenas que ele e conversando com os demais Arcanos.

O livro é dividido em vários plots e focado em vários personagens. Os capítulos e trechos dedicados ao protagonista são todos escritos em primeira pessoa, onde ele nos conta desde sua vida antes de sua iniciação no Tarot e nos leva pela mão para acompanha-lo em seu trajeto. Os demais capítulos e trechos, os que considero como background da história, são escritos em terceira pessoa. São esses que trazem o tom de universo expandido e nos dá a dimensão de que existe algo muito maior acontecendo com a instituição e nos antecipa alguns possíveis acontecimentos com André.

Ponto extra positivo para o escritor que, apesar de dar bastante espaço em sua obra para os personagens de background, não nos confunde com as histórias ou neutraliza a importância de qualquer um dos arcos narrativos.

Outro ponto extra para a editora Avec que trabalhou muito bem na edição do texto e na diagramação da obra, que é linda! Todos os capítulos começam em uma nova página, sempre ilustrada. No meio da obra também conhecemos as cartas de Tarot onde estão desenhados os personagens do livro, de forma a fechar nossa imaginação de como eles podem ser, depois de termos lido a sua descrição.

Diagramação feita por Vítor Coelho

Se você procura por um livro de ação e fantasia que foge do medieval e tem a dose certa de conspiração e que te levará a conhecer sobre outras culturas e acontecimentos, esse livro definitivamente é indicado para você. O melhor: é nacional!

Nota

Ficou interessado(a)? Você encontra o livro nas lojas abaixo:

Amazon
Submarino
Saraiva

Não esqueça de adicionar o livro no Skoob

Nome:
 O Caminho do Louco – Guerras do Tarot – Volume I
Autor: Alex Mandarino
Edição: 1ª
Editora: Avec
Ano: 2016
Páginas: 296
ISBN: 9788567901541
Sinopse: O brasileiro André Moire deixa tudo para trás para se envolver com um grupo internacional secreto que representa os arcanos do Tarot. Dispostos a elevar a consciência da humanidade e mudar o planeta, eles lançam mão de magia, ciência, arte, técnicas hacker e até mesmo parkour e videogames para enfrentar as forças da conformidade.
Conheça o Louco, o Mago, a Sacerdotisa, o Carro, o Sol, a Imperatriz, o Imperador e vários outros arcanos maiores e menores neste thriller conspiratório com toques subversivos e sobrenaturais. Com uma trama sombria e misteriosa que ocorre em locais como Rio de Janeiro, Paris, México, Amazônia, Riviera e Inglaterra, Guerras do Tarot fará você pensar e repensar no que acredita. Comece neste livro a trilhar o Caminho do Louco.