Orange

8

Sim, Orange já saiu tem um tempo, mas por motivos maiores ($$$) só realizei a assinatura agora e recebi já os três primeiros volumes de cinco. Conheci Orange por scan e logo me surpreendeu pela temática que traz além do romance. Foi uma grande felicidade quando a JBC disse que publicaria o mangá.

IMG-20160127-WA0006

Começamos com Naho indo para a escola no primeiro dia de aula do colegial. Saindo de casa ela vê uma carta endereçada a ela e enviada por… ela. Como está atrasada, deixa para ler a carta depois e corre para a escola. O professor anuncia um novo aluno e sai de sala para trazê-lo e Naho aproveita o momento para ler a carta que foi escrita por ela mesma de 10 anos no futuro. A carta conta em detalhes acontecimentos do dia, como ela sair atrasada e o novo aluno na sala que se chama Kakeru e que sentará ao seu lado.

orange

Para a surpresa de Naho todas essas informações se provam verdadeiras e traz ainda pedidos estranhos como: não convidar Kakeru de forma alguma para sair após a aula. Porém, ele parece tão feliz e quando seus amigos convidam Kakeru, exatamente como a carta disse que iria acontecer, ela não impede. Já no primeiro volume entendemos o motivo do pedido da Naho do futuro. O motivo da carta é para salvar Kakeru. Dez anos no futuro ele não está presente, morreu em um acidente com 17 anos.

orange1

Naho continua lendo as instruções da carta desejando salvar Kakeru e mudar o futuro. A carta continua acertando em praticamente tudo, até em quando ela se apaixonará por Kakeru. Além da Naho do presente, vemos como está a Naho do futuro, que parece feliz, mas cheia de arrependimentos. Nesse primeiro volume o foco fica mais no romance entre Naho e Kakeru, um típico shoujo, mas Orange ficou conhecido por ser um shoujo que virou seinen por causa dos próximos volumes e o tema que eles trazem: a depressão.

orange2

Kakeru sofre de depressão e pensa constantemente em acabar com sua vida. Logo no primeiro volume, sabemos que o acidente na verdade não foi um acidente… E salvar Kakeru vai além de impedir um acidente, é livrá-lo da depressão, mostrar a ele que estão ali por ele e que a vida pode ser divertida.

Considerações Técnicas

Quando Orange foi lançado surgiram diversas reclamações sobre suas páginas transparentes. Realmente, enquanto você lê dá pra ver silhuetas das próximas páginas, mas até agora não atrapalhou minha leitura.

IMG-20160127-WA0002

Além de Orange, o mangá traz uma outra série da autora nas páginas finais, é o Haruiro Astronaut (Autronauta Cor-de-Primavera) e é bem diferente de Orange focando completamente no romance com meninos e meninas lindos, maravilhosos e delicados.

Considerações Finais

Foi por ir além do que um shoujo normalmente vai, que Orange me conquistou. Não sei como termina e como a autora vai explicar como a carta chegou ao futuro e se grandes mudanças aconteceram na vida da Naho do futuro, mas Orange já conquistou um lugarzinho na minha estante (e no meu coração <3) por tratar de um tema tão pesado de forma singela.

NOTA:

Nome:  Orange, Haru-iro Astronaut, Haruiro Astronaut, Spring-Colored Astronaut
Publicado por: Editora JBC
Valor: R$ 14,90 – Mensal (Finalizado no Japão com 5 volumes)
Páginas: 221
Distribuição: Nacional
Publicado (no Japão): 2012 ~ 2015
Autor: Ichigo Takano
Gêneros: Drama, Romance, Escola, Sci-fi, Shoujo
Myanimelist

E o anime? (Atualizado em 10/04/2017) 

Abertura

Ano passado, Orange ganhou uma adaptação em anime com 13 episódios. De modo geral, o anime é bem fiel a obra, porém acho que poderia ter até menos episódios.

No início do anime, temos muitas cenas que são claramente pra gastar alguns minutos e assim completar o episódio, algo que ficou tão claro que se tornou enfadonho. Porém isso só dura por cerca de cinco episódios e o restante do anime serviu para relembrar o mangá, além de reforçar a personalidade de alguns personagens.

Dois personagens ganham destaque com a adaptação em anime: a Naho, que não poderia deixar de ser pois é da visão dela que a história é contada. No anime ficamos com vontade de entrar na história e ajudá-la. A impressão é que se dependesse unicamente da Naho Kakeru não seria salvo, pois ela tem muito receio de dar certos passos e realizar certas mudanças. Mas para balancear essa travada da Naho temos o outro destaque, o do Suwa. No futuro Suwa é casado com Naho e por isso é muito difícil para ele realizar mudanças no presente, já que ele pode mudar esse futuro com isso, mas, se o pagamento dele se casar com a pessoa que ele gosta é a morte de Kakeru, ele prefere abrir mão da Naho e com isso temos o personagem mais querido de Orange.

A qualidade da animação decai em alguns episódios e só por isso ela não ganha a nota máxima, mas a história continuou me tocando e me marcando. A depressão de Kakeru se torna palpável e muito mais real em uma animação. Suas ações, palavras e sorrisos falsos doem ainda mais. Para quem leu o mangá e lembra da corrida no festival da escola, saiba que no anime foi o meu episódio favorito (o episódio 10 para quem se interessar).

Tanto para quem não leu o mangá, tanto para quem leu e amou, o anime de Orange cativa e emociona. Vale a pena se encontrar com Naho, Kakeru, Suwa, Hagita, Azusa e Takako mais uma vez.

Nota:

Nomes: Orange, (オレンジ)
Número de episódios: 13
Foi ao ar em: 4 de julho de 2016 ~ 26 de setembro de 2016
Gêneros: Sci-fi, Drama, Romance, Escolar, Shoujo
Myanimelist
Crunchyroll