Kiznaiver

0

Abertura

No futuro encontraram uma maneira para a paz mundial: ela se baseia no experimento Kiznaiver. O experimento consiste em compartilhar a dor entre todas as pessoas e está sendo executado, ainda em fase de testes, em uma cidade onde são escolhidos seis jovens muito diferentes entre si para testar o sistema Kizuna.

Eles não gostam de serem escolhidos, claro, pois compartilhar a dor não é algo divertido… ou até pode ser, pois é a razão de algumas cenas cômicas do anime. A eles é prometido que o experimento tem duração até o fim do verão, então eles se veem sem alternativa a não ser se conhecerem e tentar não causar nenhum tipo de dor uns aos outros.

Só que, com o passar do tempo, o compartilhamento que de início só acontecia por meio da dor física, passa a ser também emocional. Eles são capazes de saber e sentir quando um colega está triste, com raiva e até apaixonado, o que ocasiona em muitos constrangimentos.

O ponto máximo

Essa é a grande questão tratada no andamento do anime: os laços que criamos ao compartilharmos nossas dores e sentimentos. No início, eles foram obrigados a se conhecerem e sentir o que o outro sentia, mas conforme os dias passavam e até depois que o experimento chega ao fim eles acabam preferindo sentir essa dor, já que o sistema divide a dor física/emocional que um deles sente entre todos, como dividir um fardo com amigos. A questão da amizade também é tratada: eles podem se considerar amigos já que foram obrigados a conviver e compartilhar seus sentimentos? Tudo isso em volta de personagens carismáticos, cada um a sua maneira.

Kiznaiver, depois de um início que não dá pra saber o que esperar, acabou me surpreendendo e me trazendo todos esses pensamentos. Pode ser que eu tenha pensado e extraído demais do anime, mas… assiste lá pra conversarmos.

Nota:

Nomes: Kiznaiver, キズナイーバー
Número de episódios: 12
Foi ao ar em: 09 de abril de 2016 ~ 25 de junho de 2016
Gêneros: Sci-fi, Drama
Myanimelist