Investigação Olímpica – Fernando Perdigão

0

Segundo livro que traz o personagem Detetive Andrade, “Investigação Olímpica” é uma obra do gênero romance policial que proporciona uma leitura rápida e horas leves de leitura que podem ser prazerosas para quem busca por novos autores nacionais.

Totalmente ficcional, o livro brinca com uma estória que se passa durante o período final de organização para os Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro e vai até o término do evento. Com ideia simples, o autor criou um enredo que envolve a ação policial dentro desse contexto.

A estória é bem bacana: contra a sua vontade, o Detetive Andrade é convocado pelos seus superiores para se tornar Comissário Olímpico dentro da Vila dos Atletas no Rio, para promover a segurança dos atletas e demais membros da Comissão Olímpica. Sem muita opção, ele vai, levando consigo a sua assistente Lurdes.

Para garantir a eficiência de seu trabalho, Andrade impõe ao Pipa, um trambiqueiro que tem um quiosque na praia para venda de produtos e ao Alfinete, atual chaveiro e ex-ladrão de residências, que o ajudem a cuidar das coisas. É com esse time que ele pretende manter a paz até o final do evento mundialmente conhecido.

Dentro da Comissão, ele conhece vários membros que vão da Presidente do grupo a membro importante da realização das Paralimpíadas e logo de cara não se dá bem com ninguém, devido à sua postura agressiva e, acima de tudo insuportável devido aos seus preconceitos.

Contudo, ele terá muito trabalho a fazer, pois logo começam casos de acidentes e atos violentos que colocam a saúde, integridade física e até mesmo a vida de vários atletas em risco. Seria tudo casual ou seria tudo parte de um complô maior para garantir a vitória dos atletas brasileiros?

Análise Crítica

“Investigação Olímpica” é um livro simples. Não há grandes reviravoltas e os personagens acabam sendo um pouco caricatos, levando-os a ações de clichê, mas nem por isso menos interessantes de se ler.

Um dos aspectos que mais me chamou a atenção na obra toda é como o protagonista, Detetive Andrade é desprezível. Preconceituoso, babaca, com síndrome de poder, autoritário e tapado, ele esbanja e destila suas opiniões sem pensar duas vezes. Acompanhar um personagem desse, sendo que todos os fatos estão voltados a ele, é realmente interessante e se o livro não segurasse uma leitura fluída e o gênero policial, provavelmente eu não chegaria ao final da leitura com a mesma facilidade que cheguei (eu o li em apenas um dia).

O livro é curto. Todos os acontecimentos ocorrem em menos de duas semanas e embora o espaço de tempo e para escrita seja curto, é possível acompanhar tudo o que acontece, todas as consequências e ainda a reação dos mais variados personagens tranquilamente, sem maior confusão.

A cada novo acontecimento, novas possibilidades se tornam visíveis e isso é gostoso de acompanhar, especialmente se fosse procurar por um livro rápido e sem muita profundidade.

A edição física tem uma capa muito chamativa que me remete ao estilo de escrita juvenil que encontramos dentro da obra e que me remeteu à lembranças das capas da coleção Vagalume.

A diagramação é boa, porém o trabalho de revisão ainda não está 100%, já que existem alguns erros de digitação bastante comuns.

Se você procura por uma leitura simples, rápida, do gênero policial, escrita por um brasileiro e que se passa dentro do nosso país, o “Investigação Olímpica” pode entrar na sua fila de leitura. É importante saber que ele é recheado por clichês, personagens caricatos e bem superficiais, com trama simples e que se resolve ao final do livro, porém atente à sua proposta e premissa.

Nota

Não esqueça de adicionar o livro no Skoob
Nome: Investigação Olímpica
Autor: Fernando Perdigão
Edição: 1ª
Editora: Oito e Meio
ISBN: 9788555470219
Ano: 2016
Páginas: 258
Sinopse: O gordo, mau humorado e politicamente incorreto, o detetive Andrade, em sua mais nova aventura, é convidado a trabalhar em Olimpíadas fictícias que se desenrolam no Rio de Janeiro. Ele desconfia de uma série de mortes de atletas estrangeiros – por motivos fúteis como intoxicação alimentar ou a picada de uma espécie de vespa inexiste no Brasil – e passa a investigar as ocorrências contra a vontade de seus superiores, chegando a um desfecho imprevisível e cômico.

O novo livro segue o ritmo do primeiro da série – A pedido do embaixador (Record, 2015) – e o protagonista continua em sua melhor forma, criticando e fazendo observações e piadas inconvenientes sobre tudo e todos. Lurdes, a assistente lésbica está mais feminina e não menos eficiente. Suely, a namorada, se revela ciumenta de seu ‘ursão’. Dó, a empregada, continua seus embates com o patrão, que faz o que pode para atrapalhar sua rotina de cuidar da casa.

Investigação olímpica é um livro envolvente que deixa saudade. O plano é que, em breve, chegue às telas em formato de seriado.

Fernando Perdigão é escritor e roteirista. É autor do livro de contos de humor Clínica moderna (Salamandra) e do romance policial A pedido do embaixador (Record), primeiro da série de aventuras do detetive Andrade.