Na primeira vez que li a frase “A madrugada é o bordado das sombras” em Sementes do Sol, romance do pernambucano Raimundo Carrero, fiquei espantado. Não só pela imagem forte das sombras bordando-se para criar a noite, mas também pelo complemento: “E dentro das sombras, como as abelhas no interior do enxame, os pensamentos”. Este início passa o desespero caótico na mente do personagem. Mas somente depois de algum tempo percebi que esta frase era também uma reflexão sobre o ofício do escritor.
Qualquer um conta histórias. Na esquina, sempre tem alguém contando uma história, no bar, na rua, dentro de casa mesmo, seus avós contam muitas histórias. Mas poucos são escritores. Por isso fico chateado quando certos autores se diminuem à posição de “contadores de histórias”. Não, escrever é mais que isso. Se trata do como fazer, não simplesmente do tema, personagens ou história, mas de que forma o escritor, em meio ao caos dos pensamentos, vai organizar as idéias, por no papel. Raimundo Carrero, talvez pela origem sertaneja, tenha convivido com os bordados e adaptou essa imagem para a escrita.
“A imagem do bordado me parece conveniente porque os pontos lembram as palavras que se ajustam na página. E se errar um ponto estraga o bordado inteiro. Uma palavra fora do lugar compromete o romance”
Morre narrador onisciente. Vozes organizam o texto: Eis o narrador oculto, artigo publicado em 29/02/2016 no Diário de Pernambuco
Aluno da oficina de criação literária que Carrero ministra em Recife, posso dizer que cada vez compreendo um pouco mais esse ofício, que transcende contar histórias. É (como o próprio Carrero diz) um trabalho de artesão, cuidadoso, palavra por palavra, sutil.
Para aqueles que não podem comparecer à oficina, recomendo os livros “A Preparação do Escritor” e “Os Segredos da Ficção” (sendo este último minha maior fonte de pesquisa, quando preciso tirar alguma dúvida). Nestes livros, simples e didáticos, Carrero demonstra as etapas e obstáculos que o escritor iniciante irá enfrentar, para que ele possa organizar os pensamentos, bordar as sombras e construir a narrativa. Com muito esforço, é claro.

![[Coluna] A bomba debaixo da mesa: Carrie! Montagem com uma pelicula de filme na horizontal, mostrando dois frames, o da esquerda mostra um recorte de um cena do filme "Carrie, A Estranha" de 1976, onde está a personagem Carrie, vista do busto pra cima, ela está coberta de sangue, e com olhar assustador, em um fundo azul escuro. No frame da direita está um recorte da capa do livro Carrie, edição da Suma das Letras, em tom rosa, a capa mostra o rosto de Carrie, no topo o nome do autor "Stephen King" em branco, e sangue vermelho escorre pela capa.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/06/Carrie-Vitrine-Coluna-Filme-Livro-Site-696-390-ok-218x150.jpg)
![[COLUNA] Gekkan Shoujo Nozaki-kun (Anime) Fundo branco. Da esquerda para a direita: Rapaz de cabelo roxo, sueter e gravata verde calça azul encarando garota loira de agazalho cinza e saia preta. Garota Ruiva com laços vermelhos de bolinhas brancas, agazalho cinza, saia e meia fina pretas segurando um esfregão que parece um pincel sujo de tinta vermelha. Rapaz alto olhando para a esquerda com agazalho cinza, gravata vermelha e calça preta segurando um pincel. Rapaz de cabelo vermelho segurando uma rosa com uma camisa branca e calça preta. Rapaz de cabelo marrom, camisa azul, gravata e calça azul escuras segurando uma regura em cada mão. Garota de cabelo azul, casaco preto, saia azul segurando uma espada cenografica.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/06/Coluna-Gekkan-Shoujo-Nozaki-kun-Site-696-390-218x150.jpg)

![[Coluna] Agente Carter – Primeira Temporada Vitrine da coluna. Em primeiro plano, no centro, o postêr da série Agente Carter, que mostra a personagem de vestido azul, chapéu vermelho escondendo o rosto e segurando uma arma, boa parte de sua imagem é coberta pelas sombras, e o fundo é escuro, à fentre dela está o título da série "Marvel - Agent Carter". No fundo da vitrine, um recorte da capa de uma história em quadrinhos que mostra Carter apontando uma arma segurando com as duas mãos, o desenho é em tons cinzas e com as cores vermelha e branca da bandeira americana no fundo.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/03/AgenteCarter-Site-696-390-218x150.jpg)
![[Coluna] Diga o seu nome Montagem com uma pelicula de filme na horizontal, mostrando dois frames, o da esquerda mostra um recorte do postêr do filme "Candyman" que mostra o personagem do título, um homem negro de costas com um casaco escuro e um ganho no lugar da mão e uma abelha pousada no gancho, e o título do filme em amarelo. No frame da direita está a capa do livro "Candyman" da Dark Side Books, onde mostra uma colméia de abelhas no fundo e em primeiro plano o nome do autor Clive Barker e o título do livro.](https://leitorcabuloso.com.br/wp-content/uploads/2022/01/Candyman_Vitrine-Coluna-Filme-Livro-Site-696-390-ok-218x150.jpg)


