Arakawa Under the Bridge Vol. 1

2

Quando lá em 2012 escrevia essa resenha do anime de Arakawa, nunca poderia imaginar que o mangá seria publicado por aqui. É uma comédia nonsense, aqui são publicados somente shonens de sucesso e alguns seinein esparsos, eu diria. A publicação de Arakawa Under the Bridge pela Panini mostra, na minha opinião, como o mercado de mangás vem crescendo no Brasil e isso é maravilhoso. Se você não conhece, não sabe o que é Arakawa (o que é bem provável) vem rir com essa comédia nonsense japonesa.

Começamos conhecendo Kou Ichinomiya, herdeiro de uma grande empresa e que carrega o lema da família: Nunca deva nada a ninguém. Ele foi ensinado desde criança a nunca dever um favor e por isso vive preocupado que as pessoas façam coisas para ele e que assim ele tenha que devolver o favor. Até que em um belo dia ele está em uma ponte tentando pegar suas calças que foram tiradas por algumas crianças e cai no rio. Ele é salvo por Nino, uma garota que vive debaixo da ponte. E agora ele deve pra ela um favor sem preço.

arakawa

Percebendo que deve esse favor a uma pessoa que mora debaixo da ponte ele logo oferece uma casa e todo o conforto que o dinheiro pode pagar, mas pra sua surpresa Nino recusa. Já falei que ela se diz venusiana? Que nasceu em Vênus? Não? Então. O que ela quer mesmo é descobrir o que é o amor. Preso pelo lema da família, Kou não vê outra alternativa a não ser aceitar. Mas no calor do momento não se dá conta de onde está se metendo… se vai ser namorado da Nino ele terá de viver ali com ela. Kou Ichinomiya passa a ser um morador de debaixo da ponte.

arakawa1

A história não se restringe a esses dois personagens, tem muito mais! O primeiro que Kou conhece é o prefeito que comanda toda a margem do rio e que dá um novo nome a todos que moram por ali. Em meio a toda essa loucura não é nenhuma surpresa que o prefeito seja um Kappa, não é? E assim Kou vai conhecendo os moradores de Arakawa, onde a palavra “normal” perde o sentido ou ganha um completamente novo.

arakawa2

Lendo esse primeiro volume de Arakawa desejei não ter visto o anime só pra não saber o que iria acontecer e me surpreender. E mesmo sabendo o que vinha pela frente, dei risadas em relembrar as loucuras desse título.

Considerações Técnicas

A primeira coisa que me chamou a atenção foi como o traço do Kou é diferente do anime. Até agora foi só ele que mudou dessa forma, mas pelo que deu pra ver nesse primeiro volume, outros personagens também passarão por mudanças, como os Irmãos de Metal, que parecem maiores no mangá.

kou mangá x anime

Arakawa Under the Bridge segue o padrão “comum” da editora Panini, como One Piece, por exemplo. As contra capas são coloridas e nesse primeiro volume temos a foto da autora na primeira contracapa! Como normalmente os mangakás não gostam de aparecer, achei inusitado. Mas é Arakawa então coisas inusitadas acontecerão, como as páginas coloridas nesse primeiro volume que estão no final do mangá.

arakawa3

Considerações Finais

Arakawa Under the Bridge é o mangá para quem é fã daquelas loucas comédias japonesas. Te garanto que não tem como ler sem rir do quão nonsense é esse mangá. Vendo o anime não consegui pegar, mas parece que ele vai além da comédia e pode ser bem filosófico! Já nesse primeiro volume temos a Nino derrubando o lema de vida de Kou, que é exagerado no mangá, mas que pode ser trazido facilmente pra vida real. Arakawa já foi a porta de entrada para títulos como Sakamoto Desu ga? e espero que muitos mangás divertidíssimos venham por aí!

NOTA:

05-selos-cabulosos

Nome:  Arakawa Under the Bridge, 荒川アンダーザブリッジ
Valor: R$ 12,90 –Finalizado com 15 volumes.
Páginas: 190
Distribuição: Nacional – Bimestral
Publicado (no Japão): 2004 a 2015
Autora: Hikaru Nakamura
Gêneros: Comédia, Romance, Seinen
Myanimelist