Anohana ou Ano Hi Mita Hana no Namae wo Bokutachi wa Mada Shiranai é originalmente um anime muito fofinho que foi lançado em 2011 com 11 episódios que inclusive resenhei aqui. Como normalmente acontece quando o anime faz muito sucesso, Anohana foi adaptado para o mangá (sim, o caminho inverso dessa vez). Foi a alegria geral quando a JBC anunciou a publicação de Anohana – Ainda não sabemos o nome da flor que vimos naquele dia.
Jinta está vivendo preguiçosamente passando os dias jogando video-game e dormindo, já que tem um tempo que não vai à escola. Até que certo dia ele recebe a visita de sua amiga de infância, Meiko, ou como é normalmente chamada, Menma. De início ele tenta ignorar a presença de Menma, já que ela morreu quando eles eram crianças. Menma porém continua conversando com Jintan como ela o chama e diz que está de volta porque quer realizar um desejo, mas que ela mesma não lembra qual é.
Menma diz que acha que irá se lembrar quando todos estiverem reunidos e por “todos” ela quer dizer a turma que formavam quando eram crianças. Porém eles cresceram e de acordo com o próprio Jinta, não são mais os mesmos. Ele não demora a perceber que é o único capaz de ver Menma e que será o responsável por unir novamente os Super Peace Busters, como se auto intitularam sendo Jinta o líder.
Com isso Jinta terá que lutar contra o trauma a respeito da própria Menma, da forma como ela morreu. Logo ele irá perceber que não é o único a se abalar com o nome “Menma”.
Como foi baseado no anime, quem já viu não terá surpresas, mas é muito bom para os fãs terem em mãos esse material e relembrar (e chorar de novo) a história dos Super Peace Busters. A obra é curtinha e tem apenas 3 volumes. Esse primeiro volume engloba os quatro primeiros episódios do anime e pelo que me lembro, não tem grandes diferenças.
Considerações Técnicas
A edição da JBC conta com o formato e papel padrão, 13,5 x 20,5/brite, no valor de R$ 14,90. Particularmente gostei da edição, que conta com as contracapas coloridas. Estou gostando mais dos mangás da JBC com o papel brite do que os com offset, que corre o risco de ser aquele transparente. Se seu medo é a edição, pode comprar Anohana!
Considerações Finais
Anohana veio para ficar na estante e nos fazer chorar mais uma vez. Um mangá com uma história simples e emocionante. Quem já é fã tem a obrigação de comprar. E se você não conhece o anime, leia o mangá primeiro! Acho bem mais gostoso acompanhar uma obra sem saber o que vem pela frente. Vem chorar conosco!
NOTA:
Nome: Anohana, Ano Hi Mita Hana no Namae wo Bokutachi wa Mada Shiranai, AnoHana, We Still Don’t Know the Name of the Flower We Saw That Day, あの日見た花の名前を僕達はまだ知らない。
Valor: R$ 14,90 –Finalizado com 3 volumes.
Páginas: 216
Distribuição: Nacional
Publicado (no Japão): 2012 a 2013
Autor: Cho-Heiwa Busters (original), Mitsu Izumi (mangá)
Gêneros: Drama, Shounen
Myanimelist