[Notícia] Morre Darwyn Cooke

1

É com pesar que informamos que o quadrinista Darwyn Cooke faleceu nesse sábado, dia 14/05 de 2016. O artista vinha sofrendo de câncer maligno, condição que ele mantinha afastada do público. Seu falecimento se deu apenas um dia após sua esposa ter informado que ele havia começado o tratamento paliativo da doença.

Darwyn Cooke dedicou grande parte de sua carreira a DC Comics. Seu trabalho mais conhecido foi contribuição como artista de storyboard e designer de personagens das séries animadas do Batman e do Superman dos anos noventa, Além de Batman do Futuro. Nos quadrinhos ele trabalhou em diversos títulos, sendo os mais notáveis Mulher Gato, Spirit, e DC a Nova Fronteira, este último lhe rendeu um prêmio Eisner, todos já lançados no Brasil pela Panini. Porém, de todos, o trabalho que lhe dava mais orgulho eram as adaptações em quadrinhos dos romances policiais de Richard Stark, a série Paker, cujo primeiro volume foi lançado pela Devir.

BLOGBANNER

Como fã, eu posso falar que Cooke era uma artista de qualidades únicas.  Ele se destacava por com um traço cartunesco e retrô, sempre se preocupando mais com a qualidade narrativa de sua histórias do que com o realismo, tão valorizado pelos artistas mainstream. Ele também entendia como poucos a beleza ingenua das histórias de super-heróis. Em um mercado onde cada vez mais os desenhistas tentam imitar uns aos outros, a arte única de Cooke não vai encontrar similar.

Onde quer que esteja, eu espero que por lá tenha papel e lápis.