[Mangá] Solanin de Inio Asano

6

Já tem um tempo que queria Solanin depois de ler várias críticas positivas sobre o título, mas era muito difícil encontrar os volumes publicado pela L & PM pocket. Até que recentemente ela republicou e finalmente consegui ter em mãos a obra. Um título curto, de apenas 2 volumes e publicado por uma editora totalmente diferente das que estamos acostumados e que não tem muita visibilidade, mas Solanin foi muito falado e bem falado.

Seguimos a vida de Meiko Inoue que veio do interior e mora em Tóquio. Ela sempre recebe uma caixa cheia de verduras dos pais, embora reclame que não dá conta de comer tudo sozinha e sempre estraga. Mora com o namorado, Naruo Takeda e trabalha em um escritório. Uma vida completamente normal e isso a incomoda.

solanin1

Meiko vive aquele dilema que acredito que muitas pessoas viveram (eu vivi): o de crescer, tornar-se um adulto e ter que trabalhar em um emprego sem graça, que muitas vezes não gostamos para sobreviver. Deixar nossos sonhos de lado porque para persegui-los ela teria de largar o emprego e isso seria loucura. Ela dá a ideia de demissão para Naruo e fica surpresa quando ele aceita e diz que irá segurar as pontas. Então ela larga o emprego chato com o chefe esquisito e vai tentar encontrar algo que a realize.

solanin2

Como acho que já deu pra perceber, Solanin é um mangá slice of life, que fala do dia-a-dia comum. Mangás e animes que tem esse “tema” costumam ser muito bons, gostoso de ler/assistir e Solanin não deixa a desejar. Ele tem cenas engraçadas e emocionantes. Ao longo do primeiro volume, Meiko diz para Naruo fazer o mesmo e perseguir o seu sonho de se dedicar a banda que formou na faculdade. O final do primeiro volume é tão impactante que eu acho que iria enlouquecer se não tivesse o volume 2 já em mãos, então compre os 2 de uma vez.

Considerações Técnicas

Já teve em mãos um livro da L & PM pocket? É praticamente a mesma coisa. Um mangá com a qualidade de um livro não é algo ruim. Claro que é um pocket, algo simples, sem orelhas, sem páginas coloridas (nem sei se o original tem páginas coloridas) mas que cumpre seu papel na hora da leitura. A L & PM podia publicar mais mangás.

solanin capas

solanin contra capas

solanin interior

Considerações Finais

Talvez por ser slice of life o final de Solanin é bem diferente do que esperava e pode até decepcionar algumas pessoas, mas, bom é a vida. Ela nunca segue um padrão.

NOTA:

05-selos-cabulosos

Ficou interessado(a)? Então compre os volumes nos links abaixo:

Submarino (vol. 1)
Submarino (vol. 2)
Amazon (vol. 1)
Amazon (vol. 2)

 Nome:  Solanin, ソラニン
Valor: R$ 21,90 (esse é o valor que paguei, como não é vendido em bancas o valor altera de livraria pra livraria) –Finalizado com 2 volumes.
Páginas: 216
Distribuição: Livrarias e lojas especializadas
Publicado (no Japão): 2005 a 2006
Autor: Inio Asano
Gêneros: Drama, Slice of Life, Seinen
Myanimelist